Terça-feira, 9 de julho de 2024 - 08h47
Para expandir o alcance
dos potenciais turísticos do estado, o governo de Rondônia lançou um assistente
virtual (Chatbot), denominado “Tambamigo”, que fornece informações sobre o
turismo em Rondônia. O assistente virtual foi elaborado a partir do Sistema
Gerenciador de Mensagens (SGM), desenvolvido pela Superintendência Estadual de
Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), em parceria com a
Superintendência Estadual de Turismo do Estado de Rondônia (Setur). O sistema
atende à necessidade de promover o turismo por meio da tecnologia, como parte
do projeto de virtualização do Centro de Atendimento ao Turista (CAT digital).
O
projeto visa facilitar o acesso às informações turísticas de forma rápida e
dinâmica, por meio de um
assistente virtual amigável, que pode ser acionado através da plataforma
WhatsApp. Tudo isso na palma da mão do cidadão. Os benefícios da
ferramenta são diversos, tanto para o setor de turismo quanto para o cidadão,
pois oferece confiabilidade e agilidade das informações, além de captar as
principais necessidades do público-alvo, proporcionando tomadas de decisão mais
assertivas.
COMUNICAÇÃO
E CONEXÃO
Além
de simplificar a relação entre o Poder Público e o cidadão, o assistente
virtual vai aumentar a capacidade de comunicação de forma transparente, entre
os pequenos, médios e grandes empreendimentos turísticos, e a conexão entre o
próprio município e os visitantes.
Para
o governador de Rondônia, Marcos Rocha a iniciativa coloca o estado na
vanguarda da inovação tecnológica no turismo. “Essa ferramenta vai proporcionar
uma experiência moderna para os cidadãos e visitantes, ao mesmo tempo que
fortalece o setor turístico e impulsiona o desenvolvimento econômico local,”
pontuou.
TRANSFORMAÇÃO
DIGITAL
Segundo
o diretor técnico da Setic, Gabriel Carrijo, o lançamento do sistema é
resultado de um trabalho conjunto, que busca modernizar e digitalizar o
atendimento turístico, alinhando-se aos princípios da transformação digital.
“Utilizamos tecnologia de ponta para criar um assistente virtual que está
disponível 24 horas por dia, fornecendo informações precisas e úteis aos
turistas. Acreditamos que essa inovação não apenas simplifica a comunicação,
mas também melhora a experiência dos visitantes, destacou.
De
acordo com o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, Rondônia inova no
turismo e na tecnologia com o sistema gerenciador de mensagens e a ferramenta
“Tambamigo”. “Essa iniciativa fortalece ainda mais o setor turístico e
demonstra o cumprimento da nossa missão, que é, promover o desenvolvimento
econômico do estado por meio do fomento ao turismo, e de políticas públicas
sustentáveis voltadas ao comércio, serviços e turismo, concretizando-se pela
transformação digital,” afirmou.
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