Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Governo apresenta aos guias e agentes de turismo as belezas do Estado de Rondônia para criação de novos projetos


Rio Guaporé, onde a pesca, aves migratórias e quelônios alegram visitantes ao município fronteiriço de Costa Marques - Gente de Opinião
Rio Guaporé, onde a pesca, aves migratórias e quelônios alegram visitantes ao município fronteiriço de Costa Marques

A Superintendência Estadual de Turismo (Setur) vai apresentar os principais produtos turísticos rondonienses para quarenta guias e agentes de turismo nesta quarta-feira (11). Eles serão mostrados em reunião de trabalho (workshop), das 8h às 12h, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) [4º andar do Prédio Rio Machado] com a proposta de criar projetos destinados ao trade turístico.

Sete regiões turísticas serão mostradas, segundo a coordenadora de ações turísticas da Setur, Lidiane Bandeira. “Tão bom momento que todas as vagas foram preenchidas”, ela comentou sobre a participação do setor.

A reunião iniciará estudos com vistas à criação de microempresas individuais no setor, elaboração de projetos e buscará aproximação entre guias e agências de viagem, hotéis, restaurantes, e empresas já vinculadas ao Programa Viaja mais servidor. Este programa oferece ao funcionário público estadual, ofertas de agências e operadoras de turismo, possibilitando o seu acesso aos meios de hospedagem, atrativos turísticos, empresas de transporte, clubes de lazer, dentre outros.

 A união do trade turístico estadual também faz parte do objetivo governamental, e a Setur dá mais um passo nesse sentido”, enfatizou a coordenadora.

“A união do trade turístico estadual também faz parte do objetivo governamental, e a Setur dá mais um passo nesse sentido”, enfatizou a coordenadora.

 


Segundo Lidiane Bandeira, o fato de aprenderem mais a respeito das regiões turísticas e suas potencialidades qualifica a classe dos guias. Há algum tempo eles vinham reivindicando maior acesso a estudos específicos.

O mercado de trabalho na indústria turística nacional, especialmente na Amazônia Brasileira, exige o total envolvimento desses profissionais. “Agora, a associação de guias terá condições de se inserir da melhor forma possível no mercado, contando com apoio de cursos ministrados por diversos órgãos, entre os quais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)”, assinalou.

Recentemente, a Setur promoveu a apresentação do Plano de Revitalização do Turismo em Chupinguaia, no Vale do Guaporé, e em Vilhena, despertando muito interesse de profissionais do setor e de empresários dessas regiões.

Rolim de Moura, na Zona da Mata de Rondônia, também se qualifica para participar do Mapa do Turismo no Estado.

Mais Sobre Turismo Regional

Conetur defende abertura de atividades turísticas e de lazer com responsabilidade

Conetur defende abertura de atividades turísticas e de lazer com responsabilidade

O setor turístico e de lazer foi drasticamente afetado pela pandemia do novo coronavírus em todo país. Em Rondônia, não é diferente, muitos empreendim

Superintendente Estadual destaca potencial turístico de Rolim de Moura

Superintendente Estadual destaca potencial turístico de Rolim de Moura

Durante reunião realizada na tarde da última sexta-feira (11), na Coordenadoria Regional de Educação da SEDUC, com participação de gestores, conselhei

Deputado Dr. Neidson é autor de projeto para regularizar atividade de guia turístico em Rondônia

Deputado Dr. Neidson é autor de projeto para regularizar atividade de guia turístico em Rondônia

É de autoria do deputado Dr. Neidson (PMN), o Projeto de Lei que trata do exercício da atividade de guia de turismo e da obrigatoriedade de seu acompa

Setur apresenta Medida Provisória que auxilia segmentos turísticos e culturais em período de pandemia do coronavírus

Setur apresenta Medida Provisória que auxilia segmentos turísticos e culturais em período de pandemia do coronavírus

A Superintendência Estadual de Turismo (Setur),  chama a atenção dos empresários que trabalham com os segmentos do turismo e da cultura para a Med