Porto Velho (RO) sábado, 7 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Fecomércio e SETUR apresentam vídeo para promoção do turismo em Cacoal

O fomento ao setor passa pela consolidação dos destinos turísticos nos municípios do estado


Fecomércio e SETUR apresentam vídeo para promoção do turismo em Cacoal - Gente de Opinião

A consolidação de destinos turísticos e a organização do setor do turismo em todo o estado são foco de um trabalho diferenciado realizado pela Fecomércio e Superintendência Estadual de Turismo (SETUR), em parceria com os municípios. Nesta terça-feira o superintendente de Turismo, Gilvan Pereira, o presidente em exercício da Fecomércio, Gladstone Frota e equipe técnica apresentaram um vídeo promocional para divulgar o turismo em Cacoal, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O vídeo apresenta as belezas naturais de Cacoal, a força da economia e as potencialidades do município como polo regional de gastronomia, saúde e educação. O lançamento contou com a presença da prefeita Glaucione Rodrigues, empresários do segmento de turismo, secretários municipais, representantes de entidades de classe e líderes que participam do programa Rios de Rondon, do Sebrae, que contempla o eixo de turismo para desenvolvimento do setor em Cacoal, Pimenta Bueno, Ministro Andreazza, Espigão d’Oeste e Presidente Médici.

 

Potencialidades e investimentos no turismo

De acordo com o superintendente de Turismo, a reunião é para fortalecer o polo turístico regional e criar uma instância de governança instituída pelo Ministério do Turismo, para alavancar a economia dos municípios. “Nós estamos trazendo esta proposta de fortalecer o turismo neste lugar tão incrível que é Cacoal, a gente vê a receptividade, com clubes de lazer, tribos indígenas, o café, ou seja, um lugar excelente para se fazer turismo”, analisou Gilvan.

Ele enumerou ainda outras ações e investimentos importantes para organizar o setor, e melhorias pleiteadas pelas entidades, entre as quais: Instalação de 600 placas de sinalização turística até o final do ano, melhoria de infraestrutura dos aeroportos e redução das alíquotas dos combustíveis, melhoria das estradas, investimentos em cursos de capacitação, parcerias com agências de viagens para criação e venda de pacotes de roteiros turísticos locais, instalação de plataforma de turismo para facilitar a divulgação via Internet e atrair turistas de fora, e a criação do programa Viaja mais Servidor, para criar um laboratório para que os rondonienses conheçam melhor o estado, já que Rondônia tem atualmente 52 mil servidores.

 

Adesão ao programa Nacional de Turismo

Em maio a prefeita Glaucione Rodrigues entregou a documentação para a adesão ao programa Nacional de Regionalização do Turismo, produzido em parceria com Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Semict). A prefeita falou sobre a importância do desenvolvimento e potencialidades do turismo em Cacoal. “A SETUR, através de sua equipe teve olhos para Cacoal, enxergaram várias potencialidades e aqui estão investindo. O turismo fomenta a economia quando temos eventos, quando atraímos turistas lotamos os hotéis, restaurantes, postos de combustíveis e isso é muito importante”, enfatizou.

O fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) também tem sido fundamental para o setor. O presidente do Conselho, o empresário Tiago Brollo enalteceu a importância do conselho e o apoio da Prefeitura. “A prefeita vem respondendo isso de forma muito positiva, a gente está conseguindo trabalhar de forma bem dinâmica, e o turismo é uma economia que a gente tem que apostar em Cacoal”, concluiu.


Veja o vídeo:

Duração: 1 minuto e 35 segundos | Visualizações: 132

Mais Sobre Turismo Regional

Painel comemorativo divulga fotografias de Ji-Paraná Próspera

Painel comemorativo divulga fotografias de Ji-Paraná Próspera

Quem passa pela marginal da Br-364, próximo ao Ginásio Gerivaldão em Ji-Paraná pode conhecer os trabalhos de nove fotógrafos o municípios que foram

Semdestur trabalha no mapeamento dos balneários de Porto Velho

Semdestur trabalha no mapeamento dos balneários de Porto Velho

Um dos segmentos potenciais de desenvolvimento econômico de Porto Velho é o turismo. Pensando nisso, na gestão do prefeito Hildon Chaves várias ações

Usina Jirau patrocina campeonato de pesca

Usina Jirau patrocina campeonato de pesca

O Distrito de Fortaleza do Abunã, distante 264 km da Capital Porto Velho, ficou movimentado no último fim de semana. O 4º Campeonato de Pesca e o 1º

Sebrae, Ministério do Turismo e Embratur lançam o Programa “Investe Turismo” em Rondônia

Sebrae, Ministério do Turismo e Embratur lançam o Programa “Investe Turismo” em Rondônia

Para potencializar o turismo no estado, o Sebrae, o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) com o apoio da Fecomércio l