Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Evento de turismo proporciona aprendizado e troca de experiências

Incentivar o turismo em comunidades indígenas passa pelo resgate da história e pelo fortalecimento da cultura


Evento iniciou os trabalhos para futura implantação do plano de visitação em localidades indígenas - Gente de Opinião
Evento iniciou os trabalhos para futura implantação do plano de visitação em localidades indígenas

Nos últimos dois dias, equipe da Prefeitura de Porto Velho deu continuidade à programação preparada pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), no evento Conexão Etnoturismo, com o intuito iniciar os trabalhos para futura implantação de um plano de visitação em localidades indígenas.

No primeiro dia, o anfitrião foi o indígena e turismólogo Gasodá Suruí, que palestrou sobre o desenvolvimento econômico nas comunidades indígenas. Atuante no Conselho Municipal de Turismo de Cacoal, cidade onde aconteceu a programação, Gasodá fundou o Centro Cultural Indígena Paiter Wagôh Pakob, que traduzido em idioma tupi-mondé significa “Força da Natureza”.

Txai Suruí falou sobre a importância da integração entre a floresta e os povosTxai Suruí falou sobre a importância da integração entre a floresta e os povos

No segundo dia, aconteceu a visita à aldeia Lapetanha, e a programação trouxe discussões sobre turismo e comércio, visitação em aldeias indígenas e rotas integradas de turismo no município de Cacoal. O ponto alto do evento foi a estrutura do receptivo, que conseguiu oferecer muito conforto sem descaracterizar a cultura local. A gestão do espaço é do líder indígena premiado internacionalmente, Almir Suruí.

Por enquanto, somente a comunidade Paiter Suruí, em Cacoal, possui rota turística para moradores e visitantes do Estado, onde é possível desfrutar de diversas atrações, como: pintura corporal indígena, degustação de alimentos regionais indígenas, danças e venda de artesanatos.

Aproximadamente 70 pessoas participaram do evento, entre elas, representantes de comunidades indígenas, secretários municipais e estaduais, diretores e demais representantes das pastas do turismo do estado.

Aproximadamente 70 pessoas participaram do eventoAproximadamente 70 pessoas participaram do evento

INICIATIVAS

Elivar Karitiana ressaltou que se sente muito grato em perceber a boa vontade do poder público municipal em estabelecer iniciativas que possam gerar renda e desenvolvimento às comunidades indígenas, e que o apoio da Prefeitura é fundamental. Andressa Karipuna enfatiza que, através do etnoturismo, é possível ir além do desenvolvimento econômico, alcançando a preservação da cultura étnica de cada comunidade.

Glayce Bezerra, titular da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), acompanhada das técnicas Lílian Leite e Tatiana Sadeck, pontuou a importância da participação no evento. “Uma excelente oportunidade de vivenciar o etnoturismo com os representantes da etnias Karipuna e Karitiana. Os trabalhos foram alinhados e o próximo passo é mapear as aldeias indígenas da nossa capital, com o objetivo de levantar a oferta, e, espero, num futuro próximo, iniciarmos a prática sustentável do etnoturismo em Porto Velho".

A ativista indígena e presidente da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, Txai Suruí, falou aos presentes no evento sobre a importância da integração entre a floresta e os povos, mencionando a relevância de manter a floresta em pé, com uma atividade sustentável e economicamente viável para a comunidade indígena.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Preparativos para reabertura do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão em andamento

Preparativos para reabertura do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão em andamento

A preparação para a reabertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), marcada para o dia 30 de abril de 2024, está em andamento. Na úl

Setor turístico de Rondônia se fortalece com ações estaduais para atrair mais público

Setor turístico de Rondônia se fortalece com ações estaduais para atrair mais público

O fortalecimento do setor turístico em Rondônia vem alcançando resultados positivos no primeiro trimestre de 2024. Com ênfase para programas, projet

Potencialidade da pesca esportiva em Rondônia é destaque em evento nacional, em São Paulo

Potencialidade da pesca esportiva em Rondônia é destaque em evento nacional, em São Paulo

Com o objetivo de estimular o turismo de pesca esportiva em Rondônia e mostrar ao mundo a potencialidade do Estado, o Governo de Rondônia está parti

Abertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é definida para 30 de abril

Abertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é definida para 30 de abril

A primeira etapa de abertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi definida pela Prefeitura de Porto Velho para o dia 30 de abril. O monu

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)