Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Evento de turismo do Sebrae debateu rotas integradas na Amazônia

Iniciativa recebeu apoio da Fecomércio e teve participação de várias entidades, incluindo do poder público


Evento de turismo do Sebrae debateu rotas integradas na Amazônia - Gente de Opinião

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), em parceria com a Fecomércio de Rondônia, realizou o 1º Meeting Internacional de Turismo da Amazônia, ocorrido na última terça-feira (16) no Hotel Golden Plaza, em Porto velho. O tema do evento, muito debatido durante o dia de programação, foi a integração turística da Amazônia.

Nos painéis realizados foram debatidos temas como a estruturação e novos produtos turísticos, especialmente neste momento pós-pandemia, com Fabiana Oliveira, do Ministério do Turismo. Já Alexandre Sampaio, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), abordou a perspectiva dessa retomada sob o ponto de vista do empresário e apresentou o programa Vai Turismo (www.vaiturismo.com.br).

Políticas públicas aplicadas ao turismo também foram destaque em painel com o professor Haroldo de Sá, da Universidade de Rondônia (Unir), e Gisele Louise, da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), em que o ponto pacífico foi a necessidade de união de esforços para desenvolver o turismo.

Na parte da tarde, houve um rico debate sobre as rotas integradas, no qual o diretor técnico do Sebrae no Acre, Lauro Freitas, comentou sobre o projeto estruturante de turismo que os Sebraes da Região Norte estão desenvolvendo, justamente sob a ótica de integração turística, e Germana Magalhães, do Sebrae Nacional, apresentou a exitosa experiência da Rota das Emoções, uma iniciativa integrada com três Estados da Região Nordeste (Piauí, Ceará e Maranhão). Bruno Brito, coordenador de Turismo de Roraima, apresentou a iniciativa RAI (Rotas Amazônicas Integradas).

Em seguida Lorena San Román, uma brilhante consultora e pesquisadora, especializada em turismo sustentável, especialmente convidada da Costa Rica, apresentou os desafios e oportunidades que surgem na região amazônica e falou sobre a importância do planejamento para o desenvolvimento sustentável da atividade turística.

Milagros Ochôa, diretora executiva do escritório da Promperu no Brasil, abordou a importância da promoção turística para o desenvolvimento da atividade, apresentando cases de sucesso, bem como a atual situação do turismo de base comunitária no Peru.

“O desenvolvimento sustentável do turismo passa por mobilização e organização da governança do trade turístico, além de várias iniciativas que promovam a capacitação dos atores locais, sejam eles da iniciativa privada, do poder público ou do terceiro setor, que estejam direta ou indiretamente ligados à atividade. Este evento já é um desdobramento que surgiu na Agrolab Amazônia, e vamos seguir nessa estratégia, agregando as entidades e o trade em um só propósito”, disse Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.

Para o diretor superintendente do Sebrae, Daniel Pereira, o momento foi de grande aprendizado. “Além dos painéis com nossos convidados, que enriqueceram demais os debates, a presença de Lorena San Román e Milagros Ochoa nos fez ganhar insights e ter a certeza de que precisamos avançar, além de realizar as iniciativas unidos em prol do mesmo objetivo. O programa Cidade Empreendedora estabelece dez eixos de desenvolvimento, e o turismo faz parte do desenvolvimento territorial dos municípios”, disse ele.

O 1º Meeting Internacional de Turismo da Amazônia teve o apoio, além da Fecomércio, do professor e historiador Aleks Palitot, da Semdestur e demais entidades que compõem o trade turístico

Mais Sobre Turismo Regional

Minicursos e oficinas fortalecem qualidade no atendimento e o roteiro turístico em Rondônia

Minicursos e oficinas fortalecem qualidade no atendimento e o roteiro turístico em Rondônia

Com o objetivo de qualificar profissionais, dos setores público e privado do Turismo, foi iniciada esta semana, em Cacoal, uma série de minicursos e o

E-books lançados em dois idiomas pela Setur incentivam atrair mais turistas para Rondônia

E-books lançados em dois idiomas pela Setur incentivam atrair mais turistas para Rondônia

Agora ficou mais fácil traçar os destinos turísticos para conhecer os pólos com maiores atrativos regionais. O lançamento de cinco e-books em portuguê

Projeto do deputado Anderson que transforma Espigão do Oeste em estância turística é sancionado pelo governador

Projeto do deputado Anderson que transforma Espigão do Oeste em estância turística é sancionado pelo governador

O governador do estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (PSL), sancionou a Lei Complementar nº 1.099 de 24 de setembro de 2021, de autoria do deput

Conheça as belezas naturais do Lago do Cuniã

Conheça as belezas naturais do Lago do Cuniã

Um local de beleza incrível, com uma riqueza natural impressionante em toda sua biodiversidade. Muito verde e muita água, além da revoada dos biguás q