Quinta-feira, 16 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Etnoturismo é fomentado pela Setur como estratégia de valorização da cultura indígena


Etnia Paiter Suruí é a única que possui o plano de visitação que é o documento  - Gente de Opinião
Etnia Paiter Suruí é a única que possui o plano de visitação que é o documento

O turismo em terras indígenas, é cada vez mais uma realidade em Rondônia, a partir de ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Sedam. A proposta busca fortalecer o turismo e o desenvolvimento ambiental nas comunidades indígenas, incentivando a conservação e o desenvolvimento ecológico.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que a valorização da cultura indígena é fomentada com o etnoturismo que busca conciliar o resgate e geração de renda para as comunidades. “O turismo em terras indígenas engloba segmentos distintos e atividades culturais.  O etnoturismo vem como uma das estratégias de valorização e divulgação da cultura indígena, para ampliar o grau de conhecimento da população sobre a cultura tradicional”, destacou.

 

Turista recebe pintura corporal do Povo Paiter Suruí

O superintendente de turismo, Gilvan José Pereira Júnior, reforça ainda que, a Setur vem fomentando o etnoturismo no município de Cacoal. A etnia Paiter Suruí é a única que possui o plano de visitação, que é o documento necessário para que o turismo ocorra nas aldeias indígenas. Existem duas associações que recebem turistas do mundo inteiro, que são a Yabnaby espaço turístico Paiter e o Centro cultural indígena Paiter Wagôh Pakob.

TURISMO PAITER

A Terra Indígena 7 de Setembro, onde vivem os indígenas da etnia Paiter, está localizada em uma região fronteiriça, ao norte do município de Cacoal até o município de Aripuanã (Mato Grosso), com acesso pelas linhas de acesso 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 14.

Turista canadense tomando chicha 

O indígena Gasodá Suruí é turismólogo e integra o Conselho Municipal de Turismo de Cacoal. Ele também é fundador e coordenador do Centro Cultural Indígena Paiter Wagôh Pakob, que em idioma tupi-mondé falado pelo povo Paiter, significa a “Força da Natureza”.

 

“O centro cultural foi criado em 2016, e oferece a oportunidade única de um dia de vivência em uma aldeia indígena, no coração da floresta. Com essa proposta temos recebido turistas, não só de Rondônia, mas também de outros estados e até países diversos. Mais de 15 mil pessoas já passaram por aqui, principalmente da Europa e países latino-americanos. Antes de iniciar nós elaboramos o Plano de Negócio de Turismo, para atrair turistas que desejam conhecer o meio ambiente, a cultura e os costumes do povo Suruí, garantindo assim, a médio e longo prazo, a autonomia econômica dos indígenas. Com o desenvolvimento dessas atividades de turismo temos gerado renda”, garantiu o indígena.

Gasodá Suruí relata que um dos projetos criados pela comunidade foi a construção em oca tradicional para a hospedagem de turistas. “Com isso nós oferecemos a opção de pernoite na aldeia e vivência de todas as experiências dentro da comunidade”, disse.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Museu da Estrada de Ferro recebe primeiras turmas de turismo pedagógico

Museu da Estrada de Ferro recebe primeiras turmas de turismo pedagógico

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) é a pasta responsável pela visitação do Museu da Estrada de Ferro Made

Conheça opções históricas de museus em Porto Velho

Conheça opções históricas de museus em Porto Velho

No próximo sábado (18) é comemorado o Dia do Museu, e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) mobiliza os museus do Brasil a promoverem atividad

Projetos estratégicos voltados ao turismo em Rondônia recebem aprovação e investimento do Governo

Projetos estratégicos voltados ao turismo em Rondônia recebem aprovação e investimento do Governo

Visando promover o crescimento econômico e atrair investimentos para o estado de Rondônia, foi aprovado na 87ª Reunião Ordinária do Conselho de Dese

Turismo em Rondônia ganha impulso com o Centro de Atendimento Móvel em eventos regionais

Turismo em Rondônia ganha impulso com o Centro de Atendimento Móvel em eventos regionais

Com o objetivo de promover o potencial turístico em Rondônia a Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia (Setur), participou dos eventos real

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)