Sábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Debate sobre Calendário de Eventos movimenta Conselho Municipal de Turismo em Cacoal


Debate sobre Calendário de Eventos movimenta Conselho Municipal de Turismo em Cacoal - Gente de Opinião

Com a presença de representantes de associações, entidades de classe e instituições de educação profissional, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) se reuniu nesta terça feira, no Auditório da ACIC, para que alguns promotores e organizadores de eventos pudessem explanar brevemente e discutir com o conselho as alternativas e estratégias para impulsionar as ações voltadas para o turismo no município.

O vice-presidente do COMTUR, Romeu Rodrigues, abriu a reunião agradecendo a presença de todos e logo em seguida abriu a palavra às entidades e associações convidadas para suas explanações.

Vários participantes explanaram propostas em prol do desenvolvimento do potencial turístico de Cacoal. Aline Matuda, apresentou o Programa Líder (Instância de Governança Regional Rios de Rondon); Adeuvaldo Brito (Presidente da CDL), falou sobre a Convenção dos Dirigentes Lojistas que ocorrerá em novembro, em Cacoal; Hirlânia Eggert, representante da organização da Festa da Linguiça; e Francisco Nóbrega – Chiquinho da FUNAI (Secretário Municipal de Meio Ambiente).

Também estiveram presentes o Presidente da Associação de Motociclistas do Estado de Rondônia (AMR), que falou sobre a Abertura do Campeonato de Motocross que ocorrerá em Cacoal nos próximos dias 17 e 18 de agosto, com total apoio da Prefeitura de Cacoal; a Professora Cleonice Barbosa, do SENAC, acompanhada de um grupo de alunos, que fez uma breve apresentação sobre o Curso gratuito de Agente de Informações Turísticas em andamento no SENAC (ainda com vagas remanescentes); e o Presidente da CAFERON, Juan Travain.

Travain e o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Elias Nunes, juntamente com a Presidente da Fundação Cultural de Cacoal (FUNCCAL), Penha Simão, convidaram todos para a II Festa do Café, que será realizada pelo Município de Cacoal nos dias 30 e 31 deste mês de agosto, no Espaço Beira Rio, com muitas atrações.

Ao final da reunião, o presidente do COMTUR, Tiago Brollo, parabenizou a todos pelas explanações e o rico debate e propôs como pauta para as próximas reuniões que o Conselho coordene com as associações e entidades ações que facilitem o cumprimento das exigências junto aos órgãos competentes para a realização de eventos, de modo a alavancar a geração de emprego e renda por meio do Turismo no município e na região.

Gente de OpiniãoSábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Barqueiros resgatam tradição de passeios pelo rio Madeira

Barqueiros resgatam tradição de passeios pelo rio Madeira

O passeio de barco pelo Rio Madeira vai além de uma atração turística. A atividade reúne cultura, identidade e memória viva de Porto Velho, conectando

Passeio pelo Rio Madeira volta ao Complexo Madeira-Mamoré

Passeio pelo Rio Madeira volta ao Complexo Madeira-Mamoré

O aniversário de instalação de Porto Velho marca o retorno ao Complexo Turístico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré de uma das experiências mais simbó

Programa Viaja Mais Servidor incentiva turismo em Rondônia

Programa Viaja Mais Servidor incentiva turismo em Rondônia

Com foco no turismo local, o governo de Rondônia oferece ao servidor público o programa Viaja Mais Servidor que incentiva o acesso ao turismo com co

Sebrae RO avança no turismo sustentável e fortalece destinos estratégicos em 2025

Sebrae RO avança no turismo sustentável e fortalece destinos estratégicos em 2025

Em 2025, o Sebrae desencadeou um pacote forte de iniciativas para elevar o turismo sustentável, a economia criativa e a inclusão produtiva em todas

Gente de Opinião Sábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)