Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 - 18h00

O Circuito Rondônia de Pesca Esportiva encerrou a temporada 2025 com
resultados positivos, reforçando o crescimento da modalidade e do turismo de
pesca no Estado. Foram cinco etapas realizadas ao longo do ano, movimentando
comunidades ribeirinhas, o setor turístico e a economia local em diferentes
municípios. Idealizado e organizado pela Associação dos Condutores de Pesca
Esportiva de Rondônia (ACPE/RO), os eventos distribuíram mais de R$ 300 mil em
prêmios.
As etapas incluíram o “Elas Pescando”, torneio voltado exclusivamente ao
público feminino, realizado em Jaci-Paraná, Vila Calderita e Cabixi, além do
Circuito Rondônia de Pesca Esportiva em Pimenta Bueno, aberto a todos os
competidores, e a etapa de Guajará-Mirim, que realizou baterias separadas para
homens e mulheres.
RECORDES E DESTAQUES
No total, 1.250 equipes se inscreveram nas cinco etapas, atraindo quase
30 mil pessoas entre pescadores, visitantes, empreendedores locais, famílias e
turistas, que movimentaram o comércio e participaram das atrações culturais,
gastronômicas e musicais de cada etapa.
O município de Pimenta Bueno registrou o maior número de participantes, com 371 equipes inscritas. Já Cabixi foi destaque em número de capturas, com 83 exemplares registrados durante o torneio feminino.

A etapa de Guajará-Mirim foi marcada por recordes de pontuação das equipes, dentre todos os eventos do ano. Na categoria masculina, os ‘Gigantes de Rondônia’ alcançaram a maior marca com 1.928 pontos, seguida por ‘Os Bodes da Pesca’, que somaram 1.805 pontos.

Já na categoria feminina, o destaque foi a equipe ‘Guerreiras da Pesca’, também de Guajará-Mirim, que garantiu 1.786 pontos e conquistou a terceira melhor pontuação geral entre todas as equipes, mostrando equilíbrio técnico entre as competições.
PARCEIROS
O presidente da ACPE/RO, Danilo Fernandes, destacou a qualidade e o alcance das ações promovidas pela associação ao longo da temporada. Segundo ele, o Circuito tem como propósito estimular o potencial turístico de Rondônia, incentivar a prática da pesca esportiva, promover lazer e integração entre os amantes da pesca e gerar emprego e renda nos destinos turísticos ligados à atividade.
Danilo também ressaltou que os torneios cumprem um importante papel ambiental ao combater a pesca predatória e incentivar o conhecimento das leis de pesca, por meio da conscientização e da prática responsável do pesque e solte”.
“Neste propósito, contamos com o apoio de parceiros fundamentais na realização dos eventos, entre eles a deputada estadual Ieda Chaves, que destinou recursos para a realização dos torneios, e do Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), que tem investido na promoção do turismo de pesca no Estado. Agradecemos a cada um dos parceiros que que acreditam e investem nesse trabalho sério”, declarou Danilo.
Com os resultados alcançados, a ACPE/RO reforça sua posição como uma das principais referências na organização e realização de torneios de pesca esportiva do país, somando agora 12 grandes eventos promovidos em Rondônia.
TEMPORADA 2026
A ACPE/RO já prepara a temporada 2026, que promete ser ainda maior, com novas cidades-sede e atrações voltadas à valorização do turismo de pesca esportiva em Rondônia.
“Fechamos o ano com muito sucesso, em cada etapa e localidade por onde passamos. Cada etapa é resultado da confiança e do esforço coletivo de quem acredita na pesca esportiva como instrumento de integração, lazer e desenvolvimento. Nosso agradecimento vai a todos os competidores, parceiros e apoiadores que caminharam conosco em 2025”, destacou a diretoria da ACPE/RO.
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho consolida como Capital da Pesca Esportiva e do Turismo de Observação de Aves
Porto Velho passa a ocupar um espaço especial no mapa do ecoturismo brasileiro. Com a aprovação dos Projetos de Lei nº 4959/2025 e nº 4960/2025, o mun

Porto Velho avança para se tornar referência em pesca esportiva e observação de aves
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), avançou em mais uma etapa para fortalecer o ecotur

Locomotiva 18 ganha adorno de Natal e emociona população na Madeira-Mamoré
A lendária Locomotiva 18, uma das peças mais emblemáticas do acervo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, ganhou novos contornos de encanto neste fim de

O município de Porto Velho deu um passo importante para consolidar sua vocação turística e ambiental. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal d
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)