Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

30 mil pessoas já visitaram o Complexo Madeira-Mamoré desde a reabertura

Local funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 22h, e a entrada é gratuita


O espaço é o maior símbolo da história de Porto Velho - Gente de Opinião
O espaço é o maior símbolo da história de Porto Velho

Cerca de 30 mil pessoas já visitaram o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré desde a sua reabertura, no dia 4 de maio último. O espaço, que é o maior símbolo da história de Porto Velho, tem atraído moradores e turistas em busca de entretenimento e lazer.

Durante os três primeiros meses de atividade, a administração do museu é da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), já a do Complexo é feita pela empresa vencedora do contrato de concessão, a Amazon Fort. A parceria visa garantir que a população tenha a melhor experiência ao visitar o local.

Para receber os visitantes, o espaço de 114.000 metros quadrados foi totalmente revitalizado, incluindo os três galpões da ferrovia. O Complexo também recebeu a reconstrução do deck de madeira, pista de caminhada, área verde e estacionamento para mais de 200 carros.

O espaço de 114.000 metros quadrados foi totalmente revitalizadoO espaço de 114.000 metros quadrados foi totalmente revitalizado

O local funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 22h, e a entrada é gratuita.

MUSEU

Um dos principais atrativos desde a reabertura do Complexo tem sido o museu, cujo acervo conta a história da construção da EFMM, reúne pertences e objetos da época, e traz histórias dos principais personagens da ferrovia, além de proporcionar experiências imersivas aos visitantes.

A gestão do museu está temporariamente sob responsabilidade da Semdestur. A visitação é gratuita, mediante agendamento pelo site Sympla, e é possível optar pela visita com guia de turismo ou não. Caso não tenha vaga disponível para o dia desejado, basta verificar a disponibilidade nas próximas datas e agendar.

Um dos principais atrativos desde a reabertura do Complexo tem sido o museuUm dos principais atrativos desde a reabertura do Complexo tem sido o museu




O museu está aberto de quarta-feira a domingo, sendo de quarta a sábado das 10h às 18h e no domingo, das 10h às 16h. Em dias de feriado, o horário é das 10h às 16h.

NORMAS

De acordo com as normas do local, é expressamente proibido circular no interior do museu sem camisa, descalço, com capacete, bolsas ou sacolas. Os objetos podem ser colocados no guarda-volumes, sem qualquer custo para o visitante, para que sejam retirados na saída.

Também é proibido entrar nos espaços internos portando armas de fogo ou armas brancas, nem consumir qualquer tipo de alimento ou bebida.

Fotos e vídeos no interior do museu são permitidos, desde que não utilizem flash e nem tampouco bastões de selfie. A circulação de pets na área interna é permitida apenas para cães-guias e animais de apoio emocional. Já na área aberta do Complexo os demais pets podem circular livremente com seus proprietários.

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

1ª Expo Turismo Rondônia 2024 chega para se tornar o maior evento turístico do Estado

1ª Expo Turismo Rondônia 2024 chega para se tornar o maior evento turístico do Estado

Organizada pelo Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, da Superintendência Estadual d

Rondônia impulsiona turismo e pesca esportiva na Amazônia com a 1ª ExpoTurismo

Rondônia impulsiona turismo e pesca esportiva na Amazônia com a 1ª ExpoTurismo

Com o objetivo é promover a integração do setor do estado com a região Norte e o restante do Brasil, gerando novos conhecimentos, negócios sustentáv

Museu da Estrada de Ferro recebe visitas de pessoas com deficiência visual

Museu da Estrada de Ferro recebe visitas de pessoas com deficiência visual

Com o compromisso de incluir todas as pessoas nas políticas públicas do município, a Prefeitura de Porto Velho, responsável pela gestão do Museu da Es

Circuito de Pesca Esportiva em Rondônia fortalece potencial turístico com sustentabilidade

Circuito de Pesca Esportiva em Rondônia fortalece potencial turístico com sustentabilidade

Rondônia foi palco do Primeiro Circuito de Pesca Esportiva, realizado no distrito de Jaci-Paraná, entre sábado (1º) e domingo (2). O torneio atraiu

Gente de Opinião Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)