Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Turismo no Amazonas cresce em média 12% ao ano



O Amazonas recebeu de janeiro a novembro de 2009 mais de 520 mil turistas de procedência nacional e internacional, o que representou um crescimento de 12,6% em relação ao mesmo período de 2008, quando foi registrado um fluxo de 463.342. A média anual de crescimento no fluxo de turista no Estado é de 12%.

Os dados levantados são da Empresa Estadual de Turismo (AMAZONASTUR), durante os anos de 2003 e 2009. De acordo com a presidente do órgão, Oreni Braga, o motivo é que 98% das reservas florestais do Amazonas são conservadas.

- As belezas naturais preservadas são os nossos cartões de visita, pois acabam atraindo milhares de pessoas para o Amazonas todos os anos, buscando aqui uma rota de turismo ecologicamente cuidada e preservada-, afirmou.

A estimativa é que o Amazonas deva receber 620 mil turistas este ano.- O crescimento do fluxo de turistas também é fruto de um grande trabalho que desenvolvemos durante o ano inteiro. São ações de promoções nacionais e internacionais, nas quais levamos o nome do Amazonas para o mundo-, informou a diretora.

Encontro das Àguas em Manaus, Capital do Amazonas. Foto: AmazonasTur 

Feiras

A AMAZONASTUR confirmou a participação em seis feiras internacionais neste primeiro semestre. Segundo Oreni Braga, a ênfase, além de todos os produtos do Amazonas, está em promover especialmente o Festival Folclórico de Parintins.

- Graças a parcerias com empresas privadas, o Amazonas terá, em todas as feiras internacionais, a presença de um casal de dançarinos, representando a tradição folclórica do Boi Bumbá-, destacou Oreni.

As feiras internacionais que o Amazonas vai participar são: Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), Bolsa Internacional de Turismo de Milão (BIT), Bolsa Internacional de Turismo de Berlim (ITB) e a Seatrade Miami, considerada a maior feira de cruzeiros marítimos do mundo.

A presidente da AMAZONASTUR destacou ainda que além das feiras internacionais, o Amazonas está participando, este mês, de três workshops (Porto, Lisboa e Madri) organizados pelo Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR).

No Brasil, o trabalho de promoção e divulgação do Estado não é diferente. Só no primeiro semestre, o Amazonas vai estar presente nas três principais feiras do setor o Workshop CVC, Brazil National Tourism Mart (BNTM) e o Salão Brasileiro de Turismo. 

Fonte: Governo do Amazonas

Mais Sobre Turismo

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), vem realizando reuniões em vários municípios do Estado com o objetivo

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Jaci Paraná é um distrito distante cerca de 90 quilômetros da sede, a capital Porto Velho, possui cerca de 18 mil habitantes e foi muito impactado c

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou mais uma capacitação on-line tendo como foco o fortalecimento da economia no período pós-pandemia. O tema tratado

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), assinou a Carta do Turismo na Amazônia durante o primeiro Simpósio de