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turismo: Município e Instituto Marca Brasil monitoram ações


 

A secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), através da coordenadoria de Turismo, realizou na manhã desta segunda-feira (14/02), na Faculdade São Lucas, a primeira etapa do 3º Workshop - Liderança Articuladora e Inteligência Competitiva, que faz parte do projeto “65 destinos indutores do turismo”. A segunda etapa será nesta terça-feira de 8h às 12h. Participam do evento, membros do grupo gestor do turismo de Porto Velho que é formado por vários parceiros, como o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindhotel), Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Convention & Visitors Business Bureau (CVB), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Fundação Cultural do Município de Porto Velho, Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abrav), as Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca), Faculdade São Lucas, e ainda, os Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Sebrae/RO), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Guajará Mirim (Semcet), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Nova Mamoré, Associação dos Pescadores Amadores de Rondônia (Sopescar), Banco da Amazônia (Basa), entre outros.

Jun Yamamoto, coordenador de Turismo do município, destacou que o trabalho tem a finalidade de esclarecer sobre o projeto Gestão dos 65 Destinos Indutores, ação do Ministério do Turismo operada em parceria com o Instituto Marca Brasil. “Porto Velho é um destes 65 destinos e precisamos manter este titulo e aumentar nossa capacidade de gerar turismo, fomentando consequentemente nossa economia e oferecendo maior opção para os visitantes”, disse.

Os 65 destinos escolhidos pela capacidade de atrair e distribuir um número significativo de turistas e dinamizar a economia do entorno, ganharão prioridade para receber investimentos técnicos e financeiros de forma a atingir um padrão de qualidade internacional. “Em 2010 tivemos grandes melhorias comprovadas pelas pesquisas da Fundação Getúlio Vargas. Em políticas públicas, por exemplo, saltamos de 46,9 para 60,7 pontos e na economia local de 49 para 62,7 pontos”, destacou Jun.

Durante o encontro, o consultor do Instituto Marca Brasil, Bruno Wedling, iniciou com o grupo gestor da cidade, o desenvolvimento de temas como: competitividade, inovação, técnicas de cooperação e gestão turística. “A finalidade é instrumentalizar esse grupo de trabalho para gerir e monitorar as ações identificadas como prioritárias para elevar a competitividade do destino”, disse Bruno. As oficinas auxiliam no desenvolvimento do processo integrado e participativo do turismo, visando a sustentabilidade do destino e dos empreendedores da região. “O principal objetivo das oficinas de sensibilização é prover aos destinos, conhecimento sobre a gestão do turismo e ajudar na criação do planejamento estratégico”, esclareceu.

 

Fortalecimento das ações

Para Alessandro Macedo, presidente da Convention Bureau, entidade privada de fomento ao turismo, Porto Velho vive um de seus melhores momentos e é preciso fortalecer toda a rede de turismo. “É preciso manter um planejamento estratégico que norteie a gestão do turismo, que todos os envolvidos nesta questão trabalhem em conjunto para oferecer aos turistas, boas opções e que a cidade permaneça como um dos destinos indutores do turismo, não só a nível de Brasil, mas internacional, porém para isso, é preciso o envolvimento de todos, para que as políticas públicas sejam implementadas”, reforçou.

Para Sandra Soares, coordenadora do departamento de Turismo e Hotelaria do Senac, o fortalecimento do setor turístico é fundamental para o desenvolvimento da cidade. “Hoje o Senac tem oferecido apoio aos projetos de capacitação de mão de obra. A cidade cresceu visivelmente nos últimos quatro anos e é preciso aproveitar este momento, para que após a finalização das obras das Usinas, o turismo não diminua e nem as oportunidades. Muitas empresas estão se instalando e a cidade também precisa investir em infraestrutura, e com o fortalecimento deste grupo de trabalho será possível garantir uma gestão organizada com vistas ao desenvolvimento”, disse.

Osmaria Gomes, presidente da Abav destaca que o envolvimento de todos os setores é essencial. “Agências de turismo, hotéis, bares, restaurantes, entretenimentos, entidades públicas de turismo, todos devem abraçar este momento que vive a cidade e pensar no amanhã. Devemos unir forças para manter o turismo cada vez mais forte. Para isto, precisamos discutir a implementação de políticas publicas, a melhoria da qualidade dos serviços, a estruturação de todos os setores, etc, isto vai fortalecer cada vez mais o desenvolvimento desta cidade”, comentou


Projeto 65 destinos

O projeto está sob a gestão do Marca Brasil desde o início de 2009, e consiste em instituir um sistema de gestão nos planos de ações dos 65 destinos indutores do turismo do Brasil, capacitando os atores locais para fortalecimento da governança, ampliação dos conhecimentos e postos sobre planejamento estratégico. Concomitantemente, está prevista a animação de uma rede de trabalho, que mantenha a troca de informações em dinâmica constante e eficiente, além de monitoria das ações executadas e da construção de um aplicativo a ser utilizado pela internet, visando agilidade do processo de planejamento e execução.

Fonte: Meiry Santos
 

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