Sexta-feira, 11 de julho de 2014 - 16h12
Flávia Albuquerque
Agência Brasil
A cidade de São Paulo recebeu quase 500 mil turistas entre os dias 12 de junho e 10 de julho em decorrência da Copa do Mundo. Mais de 299 mil eram brasileiros e 196 mil estrangeiros, de acordo com a prefeitura. Até o fim da primeira fase da Copa, os gastos de brasileiros e estrangeiros devem fazer com que a movimentação financeira com o turismo chegue a R$1 bilhão.
Nos 23 dias de programação na Fifa Fan Fest, no Vale do Anhangabaú, o público foi 567 mil pessoas, com média diária de 24.680 participantes. A lotação máxima (25 mil pessoas) foi atingida em dias de jogos da Argentina e do Brasil. No bairro Vila Madalena, eleito ponto turístico no período da Copa, cerca de 50 mil pessoas assistiram aos jogos do Brasil, com o pico de pessoas chegando a 70 mil.
O prefeito Fernando Haddad avaliou que o evento transcorreu com tranquilidade. “A ordem de grandeza do custeio da Copa não excedeu o que São Paulo gasta anualmente com eventos como a Fórmula 1 e o carnaval. O custeio para todo o evento, excluindo desapropriações e obras, ficou entre R$ 30 milhões e R$ 40 milhões. Por tudo o que o evento trouxe para São Paulo ficamos nos estritos limites estabelecidos pelo governo”.
Para Haddad, com o tempo, a cidade terá condições de avaliar os benefícios da Copa, principalmente no setor de turismo. "Nós esperamos que a repercussão da Copa tenha efeitos, não apenas no curto, mas a médio prazo para São Paulo, sobretudo no turismo gastronômico e cultural. No ano passado, foi o destino preferido no Brasil e o terceiro mais escolhido na América Latina. Todos os depoimentos são de que os turistas gostaram da cidade e pretendem voltar”.
Na tarde desta quarta-feira (4), na sede em Cuiabá-MT da Fecomércio, representantes dos estados de Rondônia, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul,
Novos membros do Conselho Municipal de Turismo de Porto Velho são empossados
Turismo (Comtur), presidido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), teve sua primeira reunião ordinária de 2
Novo plano de marketing do turismo para atrair estrangeiros é lançado no Rio
O Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil para o período de 2025 a 2028 foi lançado nesta segunda-feira (19) no Rio de Janeiro. O minis
Rondônia destaca suas riquezas naturais na maior Feira de Turismo da Europa
O governo de Rondônia marcou presença na 35ª edição da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), um dos maiores eventos do turismo mundial, proporc