Porto Velho (RO) segunda-feira, 8 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Turismo

Turismo em debate no espaço do Sebrae na Rondônia Rural Show

Setur, Fecomério-RO e Fecomércio AC fazem alinhamentos para atuação integrada


Turismo em debate no espaço do Sebrae na Rondônia Rural Show - Gente de Opinião

A 9ª Rondônia Rural Show, que está acontecendo na região central do estado, de 23 a 28 de maio é onde grandes negócios são fechados, especialmente os vinculados ao agronegócio. Entretanto Ji-Paraná acaba sendo palco de grandes articulações institucionais durante esta agitada semana. Seguindo esta premissa, Sebrae em Rondônia, Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia (Setur) e as Federações Estaduais de Comércio, Serviço e Turismo de Rondônia e Acre aproveitaram a ocasião para entabularem ações em conjunto.

Representantes das quatro instituições se reuniram no estande do Sebrae na Rondônia Rural Show com uma pauta muito assertiva: trabalhar a integração turística entre Rondônia e Acre, incluindo destinos internacionais (os países andinos vizinhos).

Para o Sebrae, a junção de forças é fundamental para o sucesso de qualquer inciativa: “Quando nos reunimos com o mesmo propósito de intenções, as estratégias fluem com foco, objetividade. O Ente público direciona e nós do setor produtivo buscamos esse caminho nas ações implementadas. ”, disse Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae.

Entre os insights que surgiram, a realização de dois eventos internacionais no Acre, além do já programado Salão do Turismo de Rondônia – uma iniciativa da Associação Brasileira de Agencias de Viagens de Rondônia (Abav), cujo evento o Sebrae é grande parceiro. Nas pautas dos três eventos, serão incluídos debates para a integração e rotas turísticas incluindo os dois estados e os países vizinhos.

“Precisamos provocar as instituições que podem destravar os gargalos que impedem que o Turismo se desenvolva ainda mais. Já avançamos muito nos últimos anos, mas precisamos alcançar ainda mais”, disse Gilvan Pereira, superintendente da Setur-RO.

João Bosco Nunes, coordenador de Turismo da Fecomérico-AC e Cileide Macedo, assessora da diretoria da Fecomércio-RO trouxeram apontamentos legítimos para o bom desenvolvimento dos trabalhos em conjunto. João Bosco acredita que se reativarmos a já criada rota Amazônia-Andes-Pacífico, envolvendo os dois estados vizinhos, com roteiros incluindo os países andinos, é possível que em pouco tempo tenhamos um caso de sucesso, assim como a famosa Rota das Emoções, que envolve Maranhã, Piauí e Ceará. Já Cileide mostrou que é preciso ampliar a oferta de voos, já começando com o trecho, hoje inexistente, Rio Branco a Porto Velho.

Todos acordaram que é preciso iniciar um estudo ancorado na premissa da integração turística e da necessidade em se comercializar produtos já existentes em ambos os estados, que parece estar em momentos similares de maturidade de mercado, buscando uma afirmação maior.

Mais Sobre Turismo

Estrada de Ferro Madeira-Mamoré completa 110 anos

Estrada de Ferro Madeira-Mamoré completa 110 anos

Empreendimento responsável pelo surgimento de Porto Velho, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) completa 110 anos neste dia 1º de agosto. Como for

Museu Internacional do Presépio é reinaugurado em Porto Velho

Museu Internacional do Presépio é reinaugurado em Porto Velho

Na noite da última quinta-feira (23) foi reinaugurado, em Porto Velho, o Museu Internacional do Presépio, administrado pela Associação São Tiago Maior

Programação especial recepcionará turistas no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) em Porto Velho

Programação especial recepcionará turistas no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) em Porto Velho

Nesta segunda-feira (13) comemora-se o Dia do Turista. Para celebrar a data, a Prefeitura promove uma programação especial em frente ao Centro de Aten

Cruzeiro pelo Brasil ou Cruzeiro pelo mediterrâneo, qual a melhor opção?

Cruzeiro pelo Brasil ou Cruzeiro pelo mediterrâneo, qual a melhor opção?

Em 2022 a indústria do turismo está voltando ao normal. Já é possível visitar vários destinos ao redor do mundo sem se preocupar com restrições. Iss