Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

TURISMO: Boas práticas da França serão adotadas no Sul Minas


Programa francês de melhoria dos meios de hospedagens será adaptado à realidade de hotéis e pousadas do Arranjo Produtivo Local, no Sul de Minas. O acordo de cooperação para a implantação da iniciativa será assinado amanhã (7/5) entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MG), Sebrae-MG e Comitê Regional de Développement Toristique d’ Auvernia (França).

O programa é uma das ações do projeto Iniciativa de Reforço Competitivo no APL das Águas, promovido pelo Sebrae-MG. A proposta pretende aumentar a competitividade, desenvolver produtos e serviços inovadores, construir e modernizar hospedagens, melhorar a infraestrutura urbana e interurbana, capacitar e formar profissionais.

A estratégia é transformar a região, conhecida pelo turismo termal, em um destino que oferece atrativos relacionados à natureza e bem-estar. Para isso, desde 2009, analistas do Sebrae-MG e da consultoria espanhola Competitiveness realizaram estudos nas empresas da cadeia produtiva e em destinos turísticos de outras regiões e países que possuem semelhança com a região das Águas.

Entre as visitas realizadas, o programa Nattitudes, desenvolvido pelo Comité Regional de Développement Touristique d'Auvernia, foi observado como caso de sucesso na região da Auvernia no desenvolvimento das melhores práticas do Turismo de Bem-Estar e de Aventura.

O diretor técnico responsável pelo desenvolvimento do programa, Jean François Jobert foi contrado para repassar a metodologia aos técnicos e gestores do Sebrae-MG. A próxima etapa será adaptação dessas ações para a realidade local.

O programa pretende oferecer aos hotéis e pousadas novas tecnologias, soluções inovadoras, ferramentas de inserção no mercado, melhoria da imagem do produto turístico e a qualificação na prestação dos serviços. O objetivo é reposicionar a identidade da região e expandir para novos mercados de maneira competitiva e com diferencial.

Vocação

O APL das Águas é conhecido nacionalmente pelas estâncias hidromimerais e termais. A região possui atualmente 250 empresas ligadas ao setor turístico. O projeto Iniciativa de Reforço Competitivo no APL das Águas é promovido pelo Sebrae-MG em parceria com Setur-MG, Instituto Estrada Real, Copasa e Associação do Circuito Turístico das Águas.

Fonte: Ascom/Sebrae-MG

Mais Sobre Turismo

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), vem realizando reuniões em vários municípios do Estado com o objetivo

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Jaci Paraná é um distrito distante cerca de 90 quilômetros da sede, a capital Porto Velho, possui cerca de 18 mil habitantes e foi muito impactado c

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou mais uma capacitação on-line tendo como foco o fortalecimento da economia no período pós-pandemia. O tema tratado

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), assinou a Carta do Turismo na Amazônia durante o primeiro Simpósio de