Porto Velho (RO) segunda-feira, 14 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Tudo pronto para o réveillon na Praia de Copacabana



Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil

Gente de Opinião

Público começa a chegar para o show na festa de réveillon,
em Copacabana Tânia Rêgo/Agência Brasil

Falta pouco para a chegada de 2016 e o público lota desde o início da manhã as areias de Copacabana, no Rio de Janeiro, para a queima de fogos mais aguardada do país. Este ano, 24 toneladas de fogos vão iluminar por 16 minutos o céu de quem passa a virada na orla da Princesinha do Mar. As balsas de onde as bombas serão detonadas foram trazidas de madrugada e estão no ponto certo para o show pirotécnico que simbolizará as Olimpíadas e os 100 anos do samba.

Os dois palcos montados para receber 12 atrações entre 18h de hoje (31) e as 3h de amanhã (1) também estão prontos. Agora, há o corre-corre de técnicos para os últimos detalhes.

Nas areias, o público está bem instalado. Muita gente aproveita o dia com temperatura de 37º para se refrescar no mar. Com a possibilidade de as temperaturas alcançarem 40º, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, devem permanecer de roupa de banho até a virada. É o caso dos moradores de Campo Grande, na zona oeste, Rónei e Michelly de Carvalho Santos. “Trouxemos um lanche, sanduíches, e vamos ficar até quando der”, disse ela.

Outros, antecipam as simpatias, os agradecimentos e promovem rituais religiosos. Várias pessoas chegam com flores em vários pontos da praia para depositar no mar. O ritual é uma forma de saudar Iemanjá, que representa as águas. “Faço a entrega para pedir proteção, saúde, para alcançar meus objetivos em 2016”, disse a dona de casa, Amália Rodrigues.

A festa na areia, no entanto, não agrada todo mundo. A babá Rosângela Macedo, que veio de Mato Grosso do Sul pela quarta vez com a família da patroa para o Ano Novo, disse que é muita confusão. “Onde eu moro não tem essa movimentação 24h, é mais calmo; eu não me adapto a esse ritmo”, contou. Ela não pretende sair do apartamento onde vai passar a virada nem para pular as sete ondas. “A gente não tem essa tradição, vamos sair amanhã”.

O Rio recebe cerca de 900 mil turistas para o Ano Novo, sendo que 2 milhões de pessoas são esperadas em Copacabana. O acesso à praia é por transporte público, prioritariamente o metrô, que vendeu passagens exclusivas para o dia de hoje. A previsão da meteorologia é de céu nublado com chuva rápida no início da noite, só para refrescar.


*Colaborou Tâmara Freire, repórter do Radiojornalismo

Mais Sobre Turismo

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Jaci Paraná é um distrito distante cerca de 90 quilômetros da sede, a capital Porto Velho, possui cerca de 18 mil habitantes e foi muito impactado c

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou mais uma capacitação on-line tendo como foco o fortalecimento da economia no período pós-pandemia. O tema tratado

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), assinou a Carta do Turismo na Amazônia durante o primeiro Simpósio de

Setur e Sebrae iniciam parceria para desenvolvimento do Turismo em Rondônia

Setur e Sebrae iniciam parceria para desenvolvimento do Turismo em Rondônia

Em reunião realizada última semana (11), na sede do Sebrae em Porto Velho, o Superintendente da Setur/RO, Gilvan Pereira, foi recepcionado pela di