Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Superintendência de Turismo faz balanço positivo das ações de 2009


 
As atividades realizadas pelo Governo do Estado de Rondonia, através da Superintendência de Turismo (Setur) encerram o ano de 2009 com saldo positivo. Segundo a superintendente Cláudia Carvalho, diversas ações e projetos realizados pela Setur aqueceram o turismo em todo o Estado. “Foi um ano bastante produtivo para o turismo, conseguimos prorrogar convênios importantes para o crescimento dessa área em Rondônia. O apoio do governador Ivo Cassol foi determinante para as ações feitas pela Setur” afirma.

A superintende apresentou ainda como uma das grandes conquistas em 2009 a conclusão da parte física do aeroporto de Cacoal e a homologação da compra dos equipamentos, assim como o portal turístico naquela mesma cidade. A construção de praça e avenidas em Candeias do Jamari e a reforma do Museu Histórico de Guajará-Mirim, que, após dez anos, entrou em processo licitatório. “O povo de Guajará-Mirim espera há muito tempo pela reforma deste ponto importante da nossa história e que vai fortalecer o turismo na cidade” conclui Cláudia.

Além destes, outros projetos e ações foram realizados em 2009 pela Setur:

• Instalação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – Aeroporto Gov. Jorge Teixeira. 

• Projeto de Levantamento das Potencialidades Turísticas da Zona da Mata – parceria com a FIERO, IEL e SUFRAMA. 

• Programa de Educação Patrimonial – Projeto Caiarí: revendo o passado, cultivando o futuro – parceria com a Santo Antônio Energia e Scientia Consultoria. 

• Treinamento dos técnicos do CADASTUR – Sistema de Cadastro dos empreendimentos, equipamentos e profissionais da área do turismo Projeto do Ministério do Turismo e Cinevídeo Produções para captação de imagens e vídeo das cidades de Porto Velho, Guajará-Mirim e Ouro Preto d’ Oeste, com o objetivo de formar um banco de dados com imagens turísticas da região.

Outra ação realizada foi o investimento feito na estrutura física da Secretaria, para dar suporte e agilidade à Superintendência. Novos equipamentos de informática foram adquiridos para dar suporte ao trabalho dos funcionários e ao atendimento ao público.

Projetos para 2010

De acordo com Cláudia Carvalho, para 2010 deve ser concluída a catalogação de todos os hotéis e pontos turísticos do Estado para serem disponibilizados em um guia online, facilitando a localização dos turistas que desejam visitar Rondônia. A superintendência dará continuidade aos trabalhos de divulgação dos atrativos turísticos dentro e fora do Estado, por meio da participação em feiras e eventos regionais e nacionais, visando fomentar o desenvolvimento do turismo. “Neste ano vamos concluir obras pendentes e buscar novas parcerias. Temos um grande potencial que deve ser explorado de acordo com cada região, como a pesca esportiva, que é um dos eventos que mais atrai a atenção dos turistas quando se fala em Rondônia, especificamente na região do Guaporé. Esta modalidade turística atrai pessoas do mundo inteiro devido à exuberância dos locais”, conclui.

Fonte: Decom

Mais Sobre Turismo

Setur promove 2º edição do Workshop com Guias: Turismo e Cultura de Rondônia

Setur promove 2º edição do Workshop com Guias: Turismo e Cultura de Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), promoveu nesta terça-feira (22), o II Workshop com Guias: Turismo e C

Setur vai promover I Workshop Supera Turismo para fortalecer o empreendedorismo no setor

Setur vai promover I Workshop Supera Turismo para fortalecer o empreendedorismo no setor

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) tem promovido ações de fomento ao Turismo em diferentes eixos, princ

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), vem realizando reuniões em vários municípios do Estado com o objetivo

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Jaci Paraná é um distrito distante cerca de 90 quilômetros da sede, a capital Porto Velho, possui cerca de 18 mil habitantes e foi muito impactado c