Porto Velho (RO) domingo, 17 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Suframa aposta em turismo rural no Amazonas


Amanda Mota
Agência Brasil


Manaus - Ainda neste semestre, uma parceria entre a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) promete estimular o desenvolvimento do turismo praticado nas áreas rurais do estado.

Trata-se de um projeto-piloto que visa a dar vida ao turismo rural no Amazonas e conta com investimentos iniciais R$ 154,5 mil. As atividades terão início com a capacitação de recursos humanos e com a estruturação de comunidades rurais para viabilidade das ações, que incluem a conscientização local sobre as potencialidades dessa proposta, o treinamento de agentes e de guias, além da criação de um centro de apoio ao turista. Os trabalhos começarão pelo ordenamento da atividade turística no município de Rio Preto da Eva,  a cerca de 80 quilômetros de Manaus.

Segundo o superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, Elilde Menezes, inicialmente 20 funcionários do Idam receberão treinamento em assistência técnica e extensão rural específica para a área. Motocicletas para uso no transporte de pessoal e equipamentos também serão adquiridas.  Ele ressalta que o projeto permitirá o desenvolvimento do Plano de Turismo Rural para a Agricultura Familiar no Amazonas, de acordo com o Programa Nacional de Turismo Rural na Agricultura Familiar.

Estudos da Amazonastur sobre sobre o cenário turístico no estado apontam que Rio Preto da Eva possui condições propícias em termos de potencial agroecológico e por isso foi escolhido como ponto de partida dessa ação.

"O convênio com a prefeitura de Rio Preto já está regularizado. Em breve, haverá um evento para divulgação do projeto. Estamos aproveitando as potencialidades naturais dessas localidades", informa Menezes, esclarecendo que os municípios a serem envolvidos no trabalho já conseguem manter uma tradição de receber turistas nos fins de semana e feriados.

De acordo com o representante da Suframa, o turismo rural é uma atividade desenvolvida no campo e busca resgatar o patrimônio natural e cultural da comunidade, agregando valor a produtos e serviços. Segundo ele, a atividade encontra-se em plena expansão no país e contribuirá para incrementar a renda da população local.

Menezes explica ainda que para a elaboração do projeto, dados da Amazonastur foram utilizados. Dos resultados alcançados, foram identificados os atrativos potenciais e os equipamentos turísticos de todos os municípios com vocação para o segmento. Além de Rio Preto da Eva, foram incluídos na lista de locais com potencialidades para o turismo rural os municípios de Manacapuru, Iranduba, Novo Airão, Manaus, Presidente Figueiredo, Autazes, Careiro, Tefé e Maués.

"Futuramente, outros municípios poderão receber investimentos. O importante é que estamos iniciando uma nova atividade na região e que pode chegar a outros lugares. E, como o projeto recebe apoio da Suframa, que tem atuação na Amazônia inteira, tudo isso poderá também ser levado para outros estados da região", conclui.
 


 

Mais Sobre Turismo

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

A prefeitura de Rolim de Moura (RO, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMMADU) está realizando Inventário

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Viajar é sempre uma experiência prazerosa, e é difícil encontrar quem não goste de conhecer novos lugares, fotografar diferentes paisagens e experimen

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu