Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017 - 00h02
O superintendente estadual de turismo, Júlio Olivar, esteve reunido na segunda-feira (6) na prefeitura de Vilhena para trocar informações necessárias para o desenvolvimento do turismo no município e tratar de projetos a serem implantados na região.
Durante a reunião, Júlio Olivar enfatizou a importância de se programar uma política de turismo com intervenção entre prefeitura e governo do estado, indicando um representante como interlocutor de Vilhena junto a Setur para definição das políticas de desenvolvimento e promoção do setor.
Vilhena é o Portal da Amazônia Ocidental e por onde entram perto de 20 mil praticantes da pesca esportiva com destino ao Vale do Guaporé. A cidade também está ligada diretamente à formação da história do estado, porém ainda enfrenta algumas dificuldades como a questão aeroportuária que hoje está defasada (apenas uma operadora atua no município e as tarifas estão elevadas) apesar de a cidade estar em uma localização estratégica, na região do Cone Sul, principal produtor de soja do estado. Além disso, Vilhena tem o segundo maior número de hotéis do Estado, é uma cidade que se diferencia pela sua arquitetura e o melhor índice de desenvolvimento humano do Estado.
A reunião com Júlio Olivar foi solicitada pelo secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Faiçal Ibrahim Akkari. Ele explicou que a prefeitura já iniciou um levantamento das principais necessidades do município nesta área e sugeriu a realização de um seminário voltado para o turismo para esclarecer algumas dúvidas sobre o tema.
Outro ponto destacado durante a reunião foi a revitalização do museu Casa de Rondon que se encontra fechado para visitação desde 1996. O local abriga parte da memória histórica e da identidade cultural do povo do Cone Sul, sendo a primeira edificação erguida pela Comissão Rondon na área onde hoje fica o estado de Rondônia.
A Casa de Rondon está em uma área pertencente à Base Aérea, a sete quilômetros do centro da cidade, e a ideia é formar uma parceria entre Prefeitura e Estado para destravar a situação burocrática do local, revitalizá-lo e tornar novamente um atrativo turístico.
Também participaram da reunião a chefe de gabinete da prefeitura, Rosângela Alevato, o secretário Executivo Regional Ronaldo Alevato, o presidente da Fundação Cultural de Vilhena Djavan Santos e o secretário de Esportes, José Natal Pimenta Jacob.
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da