Porto Velho (RO) segunda-feira, 2 de agosto de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Setur promove 2º edição do Workshop com Guias: Turismo e Cultura de Rondônia


Setur promove 2º edição do Workshop com Guias: Turismo e Cultura de Rondônia - Gente de Opinião

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), promoveu nesta terça-feira (22), o II Workshop com Guias: Turismo e Cultura de Rondônia, que aconteceu no auditório do Edifício Rio Machado do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

A abertura do workshop foi promovida pelo superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior, que citou as atividades que estão sendo realizadas pelo estado, como o “Viva Rondônia”, “Viaja mais Servidor” e também citou a Lei Estadual de Turismo, que consolida o trabalho do turismo dentro do Estado e apenas Rondônia, Amapá e Roraima possuem no país.

Por meio da Lei Estadual de Turismo, os guias turísticos podem solicitar aos deputados estaduais, melhorias para o avanço e o desenvolvimento do turismo e este assunto foi reforçado na abertura. Em seguida, o workshop continuou com a palestra do professor Lourismar Barroso.

Os guias receberam um kit para que sejam apresentados aos clientes o roteiro turístico de todo o Estado

O titular da pasta destaca afirmou que a Setur tem planejado mais de mil capacitações de guias e trabalhado a questão empresarial junto aos municípios. “Hoje, o Governo tem olhado para a questão da infraestrutura, com o “Tchau Poeira”, emparelhado ao trabalho do turismo. Quando o governador Marcos Rocha lançou esse programa, deu viés para os municípios estruturarem suas estradas. Tudo isso tem sido feito para que o turismo ganhe força”.

Com a publicação do Decreto nº 26.134, de 17 de junho de 2021, que permite o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino, o superintendente planeja levar a Setur até as escolas. “Com o retorno das aulas, vamos entrar nas escolas para que as crianças e adolescentes possam conhecer o Estado”.

Os guias receberam um kit para que sejam apresentados aos clientes o roteiro turístico de todo o Estado. O secretário argumentou que existe demandas e os guias tem condições de criar um portfólio para mostrar trabalhos desenvolvidos, com roteiros turísticos já feitos.

FAMTOUR

O superintendente ainda lembrou que haverá mais uma edição do Famtour, que tem como significado “Familiarização Turística”, no dia 12 de julho, com roteiro entre Porto Velho e Candeias do Jamari, passando por hotéis, restaurantes, balneários e hotéis-fazenda da região. O projeto é composto por guias, agentes de turismo, turismólogos e influenciadores digitais que atuam no setor, selecionados por meio de Edital de Chamamento Público para integrarem ao projeto de divulgação dos pontos turísticos de Rondônia.

Mais Sobre Turismo

Conselho aprecia propostas para Plano Municipal de Turismo em Porto Velho

Conselho aprecia propostas para Plano Municipal de Turismo em Porto Velho

A segunda reunião extraordinária do Conselho Municipal de Turismo, realizada virtualmente nesta segunda-feira (26), serviu para a apresentação da prim

Influenciadores prestigiam revitalização do Complexo da Madeira Mamoré

Influenciadores prestigiam revitalização do Complexo da Madeira Mamoré

O complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) foi apresentado na quarta-feira (14) a um grupo formado por influenciadores digitais, jornalistas

Turismo no Baixo Madeira é alternativa de desenvolvimento

Turismo no Baixo Madeira é alternativa de desenvolvimento

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), está entre as entidades que desenvolverão estudos para integração da região do

Banco da Amazônia disponibiliza R$ 50 milhões para o Turismo de Rondônia

Banco da Amazônia disponibiliza R$ 50 milhões para o Turismo de Rondônia

O superintendente regional do Banco da Amazônia, Diego Brito Campos, participou no dia 02 de julho (sexta-feira), no Palácio do Governo, juntamente