Quarta-feira, 23 de junho de 2021 - 12h52
O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), promoveu nesta terça-feira (22), o II Workshop com Guias: Turismo e Cultura de Rondônia, que aconteceu no auditório do Edifício Rio Machado do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.
A abertura do workshop foi promovida pelo superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior, que citou as atividades que estão sendo realizadas pelo estado, como o “Viva Rondônia”, “Viaja mais Servidor” e também citou a Lei Estadual de Turismo, que consolida o trabalho do turismo dentro do Estado e apenas Rondônia, Amapá e Roraima possuem no país.
Por meio da Lei Estadual de Turismo, os guias turísticos podem solicitar aos deputados estaduais, melhorias para o avanço e o desenvolvimento do turismo e este assunto foi reforçado na abertura. Em seguida, o workshop continuou com a palestra do professor Lourismar Barroso.
Os guias receberam um kit para que sejam apresentados aos clientes o roteiro turístico de todo o Estado
O titular da pasta destaca afirmou que a Setur tem planejado mais de mil capacitações de guias e trabalhado a questão empresarial junto aos municípios. “Hoje, o Governo tem olhado para a questão da infraestrutura, com o “Tchau Poeira”, emparelhado ao trabalho do turismo. Quando o governador Marcos Rocha lançou esse programa, deu viés para os municípios estruturarem suas estradas. Tudo isso tem sido feito para que o turismo ganhe força”.
Com a publicação do Decreto nº 26.134, de 17 de junho de 2021, que permite o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino, o superintendente planeja levar a Setur até as escolas. “Com o retorno das aulas, vamos entrar nas escolas para que as crianças e adolescentes possam conhecer o Estado”.
Os guias receberam um kit para que sejam apresentados aos clientes o roteiro turístico de todo o Estado. O secretário argumentou que existe demandas e os guias tem condições de criar um portfólio para mostrar trabalhos desenvolvidos, com roteiros turísticos já feitos.
FAMTOUR
O superintendente ainda lembrou que haverá mais uma edição do Famtour, que tem como significado “Familiarização Turística”, no dia 12 de julho, com roteiro entre Porto Velho e Candeias do Jamari, passando por hotéis, restaurantes, balneários e hotéis-fazenda da região. O projeto é composto por guias, agentes de turismo, turismólogos e influenciadores digitais que atuam no setor, selecionados por meio de Edital de Chamamento Público para integrarem ao projeto de divulgação dos pontos turísticos de Rondônia.
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da