Porto Velho (RO) terça-feira, 21 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Turismo

Setor turístico de Porto Velho é tema de seminário


    
O prefeito Roberto Sobrinho participou na manhã de hoje (15/09) de uma reunião com representantes do trade turístico de Rondônia, em que representantes da Fundação Getúlio Vargas e do Ministério do Turismo apresentaram um diagnóstico elaborado sobre o setor, para avaliar as potencialidades do município de Porto Velho. O diagnóstico é tema do Seminário Técnico sobre Competitividade do Destino Indutor Porto Velho, programado para a tarde desta segunda-feira e o dia todo de terça-feira, no auditório do Sebrae, quando será analisado o diagnóstico, com o objetivo de elaborar propostas para melhorar as condições de recepção do turista em Porto Velho.

A elaboração do diagnóstico faz parte do “Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional”, que visa dar uma estrutura com padrão de qualidade internacional para os destinos em foco. As propostas levantadas em todos os 65 destinos, entre os quais está Porto Velho, serão encaminhados para o Legislativo, para que eles possam ser contemplados com emendas parlamentares. Segundo a coordenadora do Programa de Regionalização do projeto, Ana Clévia Guerreiro Lima, que participa do seminário em Porto Velho, “o Ministério do Turismo conta com um orçamento muito pequeno, por isso, se busca recursos via emendas parlamentares”.

O prefeito ressaltou, na ocasião, que várias ações da prefeitura devem melhorar a pontuação do município na nova avaliação que será feita pelo Ministério do Turismo e a Fundação Getúlio Vargas, com o apoio do Sebrae, marcada para março do próximo ano. É o caso do terminal portuário do Cai N`Água, cujo processo de licitação já foi lançado mas, devido a uma alta muito grande do preço do aço foi enviado para o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Denit) para ser redimensionado. O prefeito também citou as obras de recuperação e revitalização do patrimônio histórico, construção de parques, urbanização e revestimento de valas, obras de saneamento, entre outras benfeitorias. “Além de recursos do Governo Federal, também contamos com as verbas de compensação da construção das hidrelétricas, para fazer uma cidade boa para se viver e também para receber o turista”. A prefeitura vai trabalhar nos próximos meses na infra-estrutura dos balneários da Capital, anunciou o prefeito na ocasião.

Porto Velho obteve 44,2 pontos (de uma pontuação de zero a 100) no diagnóstico elaborado pela FGV,  com avaliação sobre a infra-estrutura geral, acesso, serviços e equipamentos, atrativos, marketing, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.


Confira a programação do Seminário

14h30 – Abertura do Seminário no auditório do Sebrae (av. Campos Sales, 3142, Olaria

Participantes - Prefeito Roberto Sobrinho; diretora do DETUR/SEMDES; representante do órgão oficial de turismo do Estado; interlocutor estadual do Programa de Regionalização; representantes do Ministério do Turismo.

14h30 – Apresentação, análise do resultado do estudo de competitividade por dimensão e definição de impacto, urgência e tendência por variável.
Participantes – Técnico da FGV; interlocutor estadual do Programa de Regionalização, Senac, Dirigentes de Turismo de Porto Velho, Senac, entidades financeiras, ABAV/IES, dentre outros.

16/09/08
9h às 12h – Auditório do Sebrae
Continuação da análise do resultado do estudo de competitividade por dimensão e definição de impacto, urgência e tendência por variável.
Participantes – Técnico da FGV; titulares/representantes do trade turístico de Porto Velho (Secretários/dirigentes de Turismo de Porto Velho, Senac/entidades financeiras; ABAV/IES, entre outros.
18h Encerramento

Fonte: Ascom

Mais Sobre Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu

Ecoturismo é a preferência de visitantes estrangeiros na região Norte

Ecoturismo é a preferência de visitantes estrangeiros na região Norte

Natureza, ecoturismo e aventura. Essas são as principais motivações dos turistas estrangeiros que visitaram o Norte do Brasil em 2018, de acordo com o

Rondônia tem novo Mapa Turístico aprovado pelo Ministério do Turismo

Rondônia tem novo Mapa Turístico aprovado pelo Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo divulgou, na segunda-feira, 26, no Diário Oficial da União, o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 ci