Terça-feira, 16 de agosto de 2016 - 15h22
O Sistema Fecomércio-RO/SESC/SENAC/IFPE, APRRO, Governo do Estado de Rondônia – através da Setur e a Prefeitura de Porto Velho realizam no Senac Esplanada, o treinamento para dezoito restaurantes que irão participar da I Mostra Gastronômica alusiva à Portoagro, de 19 a 28 de agosto em Porto Velho.
Todos os restaurantes irão se especializar no preparo do “Pirarucu a Rondon” e cada um vai elaborar sua própria receita durante os dias da mostra que acontecerá paralelamente à realização da 2ª Portoagro, que começa dia 24 até o dia 28 de agosto, no Parque dos Tanques, em Porto Velho.
Os coordenadores da mostra explicaram aos cozinheiros participantes o objetivo da capacitação e os motivos da escolha do pirarucu, um peixe que, apesar de exótico e de grande produção local, ainda “não caiu no gosto” do portovelhense. Segundo o superintendente do Turismo de Rondônia, Júlio Olivar, o “Piracuru Rondon” já é um prato reconhecido pelo Governo do Estado como o símbolo da culinária de Porto Velho.
“O Pirarucu é um peixe considerado exótico em outros estados do País e do mundo e já retratado na história do povo amazônida há pelo menos 150 anos”, disse Júlio Olivar.
Representando o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE – Raniery Coelho, a consultora executiva da Federação do Comércio, Cileide de Macedo destacou que a Mostra Gastronômica também possui um caráter turístico e ressaltou que a gastronomia é um dos principais atrativos que o Conselho Empresarial do Turismo do Estado de Rondônia (Conetur), vem desenvolvendo desde que foi criado no ano passado.
Durante a solenidade de abertura foi anunciado que os restaurantes participantes do treinamento terão suas receitas publicadas em um livro de gastronomia que será desenvolvido pela Setur e parceiros do evento. A ideia é difundir cada vez mais a cultura de consumo do pirarucu no Estado. Outros municípios de Rondônia já pensam em se unir no próximo ano na próxima Mostra Gastronômica de Porto Velho. (Fonte: Ascom / Fecomércio)
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da