Domingo, 14 de agosto de 2011 - 21h04
Uma pesquisa realizada pela secretaria municipal de Desenvolvimento Sócio-Econômico e Turismo (Semdestur), apontou que o turismo é um dos principais motivos para que as pessoas venham visitar a capital de Rondônia.
Segundo a enquete, promovida na semana passada durante a Expoacre, 64% do público vê o turismo como maior motivação para vir à Porto Velho. Negócios e trabalho aparecem em segundo lugar, com 13%, ao lado de visitas a amigos e parentes (13%), seguido de eventos e compras (7%), e saúde (3%).
Entre os principais atrativos turísticos apontados na pesquisa, o Shopping Porto Velho foi o mais mencionado, por 55% dos entrevistados. A estrada de Ferro Madeira Mamoré foi lembrada por 15%, como também o carnaval fora de época (15%) e a Expovel (9%).
Entre os entrevistados, 55% das pessoas revelaram que já estiveram mais de três vezes em Porto Velho, e quase 100% garantiu que pretende retornar.
A pesquisa também perguntou aos visitantes da Feira o que mais os teria agradado em Porto Velho. A hospitalidade da população foi o ítem mais mencionado, por 20% dos entrevistados, seguido dos restaurantes (18%), atrativos históricos (18%), diversões noturnas (16%), e eventos (18%).
Os entrevistados também foram questionados sobre quais seriam os pontos onde os governantes deveriam concentrar suas ações para se melhorar a cidade. A segurança foi a mais lembrada, por 48% das pessoas, com custo de vida (19%), transporte (13%) e hospedagem (10%), apontando alguma dificuldade com a baixa oferta de leitos nos hotéis. Conforme a pesquisa, 55% dos turistas que vêem a Porto Velho se hospedam em hotéis. Outros 42% ficam na casa de amigos ou parentes e 3% preferem alugar um imóvel.
Os dados apontados na enquete confirmam os resultados obtidos em pesquisas anteriores, como lembrou o coordenador municipal de Turismo, Jun Yamamoto. Segundo o coordenador “pesquisas como esta são fundamentais para que se alcance a eficácia no planejamento e gestão pública”.
Fonte: Róbinson Gambôa
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da