Porto Velho (RO) terça-feira, 28 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Turismo

Semdestur: Turismo atrai visitantes para Porto Velho


 
Uma pesquisa realizada pela secretaria municipal de Desenvolvimento Sócio-Econômico e Turismo (Semdestur), apontou que o turismo é um dos principais motivos para que as pessoas venham visitar a capital de Rondônia.

Segundo a enquete, promovida na semana passada durante a Expoacre, 64% do público vê o turismo como maior motivação para vir à Porto Velho. Negócios e trabalho aparecem em segundo lugar, com 13%, ao lado de visitas a amigos e parentes (13%), seguido de eventos e compras (7%), e saúde (3%).

Entre os principais atrativos turísticos apontados na pesquisa, o Shopping Porto Velho foi o mais mencionado, por 55% dos entrevistados. A estrada de Ferro Madeira Mamoré foi lembrada por 15%, como também o carnaval fora de época (15%) e a Expovel (9%).

Entre os entrevistados, 55% das pessoas revelaram que já estiveram mais de três vezes em Porto Velho, e quase 100% garantiu que pretende retornar.

A pesquisa também perguntou aos visitantes da Feira o que mais os teria agradado em Porto Velho. A hospitalidade da população foi o ítem mais mencionado, por 20% dos entrevistados, seguido dos restaurantes (18%), atrativos históricos (18%), diversões noturnas (16%), e eventos (18%).

Os entrevistados também foram questionados sobre quais seriam os pontos onde os governantes deveriam concentrar suas ações para se melhorar a cidade. A segurança foi a mais lembrada, por 48% das pessoas, com custo de vida (19%), transporte (13%) e hospedagem (10%), apontando alguma dificuldade com a baixa oferta de leitos nos hotéis. Conforme a pesquisa, 55% dos turistas que vêem a Porto Velho se hospedam em hotéis. Outros 42% ficam na casa de amigos ou parentes e 3% preferem alugar um imóvel.

Os dados apontados na enquete confirmam os resultados obtidos em pesquisas anteriores, como lembrou o coordenador municipal de Turismo, Jun Yamamoto. Segundo o coordenador “pesquisas como esta são fundamentais para que se alcance a eficácia no planejamento e gestão pública”.

Fonte: Róbinson Gambôa


 

Mais Sobre Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu

Ecoturismo é a preferência de visitantes estrangeiros na região Norte

Ecoturismo é a preferência de visitantes estrangeiros na região Norte

Natureza, ecoturismo e aventura. Essas são as principais motivações dos turistas estrangeiros que visitaram o Norte do Brasil em 2018, de acordo com o

Rondônia tem novo Mapa Turístico aprovado pelo Ministério do Turismo

Rondônia tem novo Mapa Turístico aprovado pelo Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo divulgou, na segunda-feira, 26, no Diário Oficial da União, o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 ci