Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Semdestur e Exército oficializam 'Cartilha Cívica'


O secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, Agnaldo Nepomuceno se reuniu ontem, terça-feira, 03, com o General da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Ubiratan Poty e o superintendente de Turismo de Rondônia, Basílio Leandro Oliveira, na Brigada Príncipe da Semdestur e Exército oficializam 'Cartilha Cívica'  - Gente de OpiniãoBeira, para oficializar o lançamento da Cartilha Cívica: A importância do Patrimônio Histórico-Cultural e o Centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Agnaldo Nepomuceno, disse que o Exército conhece e participa da história de Rondônia e que sem a parceria seria difícil trabalhar a Cartilha Cívica que contém parte da história do município e os hinos do Brasil, Rondônia, Porto Velho e à Bandeira. “Queremos que nossa população tenha acesso a estes conhecimentos, que criem um sentimento patriota e que valorizem, ainda mais a nossa cidade e patrimônio. Tudo o que a prefeitura está fazendo relacionado à comemoração do centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré contém o Selo, que oficializa as ações com relação ao evento histórico. O material em breve será distribuído em escolas da Rede municipal de Ensino. Nosso desejo é tornar o local em um grande pólo turístico. E, um possível convênio com os ex-ferroviários, tornará este projeto ainda mais intenso. Eles vão trabalhar na manutenção da Maria fumaça e como guias, pois eles têm muito conhecimento”, disse Nepomuceno.

Exército

A prefeitura realizará, no dia 27 de abril, o Ato Cívico com o hasteamento da bandeira e a distribuição da cartilha. A 17ª brigada é parceria na realização do evento, que contará com a Banda de Música da 17ª Brigada de Infantaria de Selva entre outras atividades. “É muito interessante a iniciativa e para esta data, faremos uma solenidade cívico Militar”, afirma o General Ubiratan Poty.

Bandeira

Na ocasião o secretário Agnaldo Nepomuceno entregou ao General Ubiratan Poty uma enorme Bandeira do Brasil. A anterior, que estava no pátio do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, era feita de um tecido pouco resistente e se rasgou com as fortes chuvas. A nova bandeira tem 5,30m e por 6m, proporcional ao tamanho do mastro localizado no Complexo. E é feita em Nylon tecido mais resistente que absorve menos água”, explicou.

Limpando os Trilhos

No dia 26 de abril, acontecerá a segunda etapa do projeto ‘Limpando os Trilhos’, com o objetivo de realizar a conservação, limpeza e segurança do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A primeira etapa aconteceu em fevereiro deste ano.

O trabalho é realizado pela Prefeitura de Porto Velho através das secretarias municipais de Desenvolvimento e Turismo (Semdestur); de Serviços Básicos (Semusb); Fundação Cultural Iaripuna e da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) em parceira com as secretarias estaduais de Turismo (Setur); da Cultura, Esportes e do Lazer (Secel); do 5º Batalhão de Engenharia e Construção Militar; da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Fonte: Rebeca Barca
Foto: Medeiros

 

Mais Sobre Turismo

Setur promove 2º edição do Workshop com Guias: Turismo e Cultura de Rondônia

Setur promove 2º edição do Workshop com Guias: Turismo e Cultura de Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), promoveu nesta terça-feira (22), o II Workshop com Guias: Turismo e C

Setur vai promover I Workshop Supera Turismo para fortalecer o empreendedorismo no setor

Setur vai promover I Workshop Supera Turismo para fortalecer o empreendedorismo no setor

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) tem promovido ações de fomento ao Turismo em diferentes eixos, princ

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), vem realizando reuniões em vários municípios do Estado com o objetivo

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Jaci Paraná é um distrito distante cerca de 90 quilômetros da sede, a capital Porto Velho, possui cerca de 18 mil habitantes e foi muito impactado c