Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Semdestur e Exército oficializam 'Cartilha Cívica'


O secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, Agnaldo Nepomuceno se reuniu ontem, terça-feira, 03, com o General da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Ubiratan Poty e o superintendente de Turismo de Rondônia, Basílio Leandro Oliveira, na Brigada Príncipe da Semdestur e Exército oficializam 'Cartilha Cívica'  - Gente de OpiniãoBeira, para oficializar o lançamento da Cartilha Cívica: A importância do Patrimônio Histórico-Cultural e o Centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Agnaldo Nepomuceno, disse que o Exército conhece e participa da história de Rondônia e que sem a parceria seria difícil trabalhar a Cartilha Cívica que contém parte da história do município e os hinos do Brasil, Rondônia, Porto Velho e à Bandeira. “Queremos que nossa população tenha acesso a estes conhecimentos, que criem um sentimento patriota e que valorizem, ainda mais a nossa cidade e patrimônio. Tudo o que a prefeitura está fazendo relacionado à comemoração do centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré contém o Selo, que oficializa as ações com relação ao evento histórico. O material em breve será distribuído em escolas da Rede municipal de Ensino. Nosso desejo é tornar o local em um grande pólo turístico. E, um possível convênio com os ex-ferroviários, tornará este projeto ainda mais intenso. Eles vão trabalhar na manutenção da Maria fumaça e como guias, pois eles têm muito conhecimento”, disse Nepomuceno.

Exército

A prefeitura realizará, no dia 27 de abril, o Ato Cívico com o hasteamento da bandeira e a distribuição da cartilha. A 17ª brigada é parceria na realização do evento, que contará com a Banda de Música da 17ª Brigada de Infantaria de Selva entre outras atividades. “É muito interessante a iniciativa e para esta data, faremos uma solenidade cívico Militar”, afirma o General Ubiratan Poty.

Bandeira

Na ocasião o secretário Agnaldo Nepomuceno entregou ao General Ubiratan Poty uma enorme Bandeira do Brasil. A anterior, que estava no pátio do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, era feita de um tecido pouco resistente e se rasgou com as fortes chuvas. A nova bandeira tem 5,30m e por 6m, proporcional ao tamanho do mastro localizado no Complexo. E é feita em Nylon tecido mais resistente que absorve menos água”, explicou.

Limpando os Trilhos

No dia 26 de abril, acontecerá a segunda etapa do projeto ‘Limpando os Trilhos’, com o objetivo de realizar a conservação, limpeza e segurança do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A primeira etapa aconteceu em fevereiro deste ano.

O trabalho é realizado pela Prefeitura de Porto Velho através das secretarias municipais de Desenvolvimento e Turismo (Semdestur); de Serviços Básicos (Semusb); Fundação Cultural Iaripuna e da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) em parceira com as secretarias estaduais de Turismo (Setur); da Cultura, Esportes e do Lazer (Secel); do 5º Batalhão de Engenharia e Construção Militar; da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Fonte: Rebeca Barca
Foto: Medeiros

 

Mais Sobre Turismo

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

A prefeitura de Rolim de Moura (RO, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMMADU) está realizando Inventário

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Viajar é sempre uma experiência prazerosa, e é difícil encontrar quem não goste de conhecer novos lugares, fotografar diferentes paisagens e experimen

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu