Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Semdestur divulga ações de 2011


A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), promoveu, durante o ano de 2011, a qualificação e empregou milhares de trabalhadores, trabalhou a melhoria dos espaços públicos junto a permissionados e artesãos de feiras livres e mercados e fechou o ano de 2011 com três agências do Banco do Povo.

Para o secretário da Semdestur, Agnaldo Nepomuceno, o setor de Qualificação Social e Profissional capacitou 1.179 profissionais mediante ações que contribuíram para a inclusão de pessoas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e aumentar as chances de inserção de pessoas desempregadas no mercado de trabalho. “A melhor alternativa para possibilitar o emprego é melhorar o currículo do cidadão. O Sine municipal cadastrou 13.108 cidadãos, desses 9091 foram encaminhados para as 7130 vagas ofertadas”, afirma.

EJA

Um total de 257 alunos da modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) aprenderam sobre Departamento pessoal; Eletricista de Baixa Tensão; Informática Básica; Montagem e Manutenção de Micro, Cabeleireiro; Instalação de Som e Acessórios Automotivos; Fabricação de Doces, Salgados e Compotas, ministrados pela Semdestur, em Porto Velho e no distrito de Jacy- Paraná.

Eu Quero

O Projeto levou a 561 adolescentes, jovens e adultos a possibilidade de se capacitar em Mecânica e Manutenção de Motocicletas; técnico Eletricista; Corte e Costura; Cabeleireiro; Escovista; Maceiro; Manicuro e Pedicuro; Cozinheiro Geral Regional; Repositor de Mercadorias, Pós Produção de TV e Vídeo; Secretária Assistente Administrativo; Dançarino Popular; Auxiliar de escritório Geral; Recepcionista; Corte e Costura e Secretária e Assistente administrativo, realizados na Associação São Tiago maior, no Centro Integrado da Criança e Adolescente (CICA) e na Escola Cora Coralina em Jacy-Paraná em parceria com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude (CMPPJ)

Planteq

A Prefeitura de Porto Velho em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) irão qualificou 406 trabalhadores em 19 cursos profissionalizantes ofertados por meio do Plano Territorial de Qualificação Profissional (Planteq), do Governo Federal. Os cursos disponibilizados foram de: armador de ferragens, auxiliar administrativo, auxiliar de laboratório, cabeleireiro, camareira de hotel, corte e costura, eletricista de baixa tensão, garçom e chapeiro, gerente com especialização em hotelaria, informática básica, limpeza de pele, mecânica de motocicleta, montador de móveis com acabamento, produtos derivados do leite, piscicultura, beneficiamento e conservação do pescado e recepcionista e secretária com informática. Os cursos de mecânica de motocicleta e eletricista de baixa tensão foram ministrados no presídio para os detentos que se encaixaram no projeto.

Cooperativas e Associações

A secretaria através do Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico realizou trabalhos junto às Associações de Catadores de Resíduos Sólidos: Unidos Pela Vida, Asprovel e Ascavip e a cooperativa Catanorte. Foram feitas reuniões e o projeto de compra de um galpão de triagem a ser construído pela Marquise; realizadas visitas de avaliação e orientação para as associações; em conjunto com a Semusb e Marquise realizaram as manutenções das instalações da Ascavip na Vila Princesa; mobilizaram o transporte para a limpeza do galpão da Asprovel; realizou o levantamento das documentações (legalidade) das associações e cooperativa; esclareceu dúvidas em relação à questão de ser proibido o trabalho infantil no lixão, também trabalharam a coleta seletiva junto aos 17 bairros que já foram implantados este sistema.

Foi feito o recadastramento de associações e cooperativa, bem como associados. Em Parceria com o SEBRAE/RO realizamos os cursos de sobre associativismo e cooperativismo. “Buscamos parcerias em São Paulo com o Grupo Orsa para que possamos realizar a venda de papelão sem atravessadores aumentando assim a renda daqueles que vivem desse trabalho. Realizamos o planejamento estratégico participativo das ações das associações e cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos da capital e das cidades do Interior em parceria com o Instituto ABAD de São Paulo. Conseguimos a doação de um terreno para construir uma sede para a associação de catadores no final da Rua Rio de Janeiro, no Bairro Socialista”, disse Agnaldo.

Espaços Públicos

Divisão de Espaços Públicos criou o sistema de cadastro dos permissionados dos espaços públicos, a regularização dos contratos dos espaços públicos, reparos e pinturas do Shopping popular, Mercado Km 1, Mercado Central, Feira do Porto, Mercadinho Meu Pedacinho de Chão e Mercado Cultural em convênio com a Emdur. Foram realizadas fiscalizações nestes locais em parceria com a Coordenadoria Municipal de Postura.

“Cadastramos 80% dos permissionados. Organizamos os artesãos e restabelecemos a feira do Sol na Estrada de Ferro Madeira Mamoré. E conseguimos um espaço dentro do Mercado Cultural para que estes possam vender seus produtos”, conta Nepomuceno.

Banco do Povo

A Semdestur terminou o ano de 2011 com três agências do Banco do Povo: uma na própria secretaria, outra na Casa da Juventude, na Avenida Mamoré, bairro Três Marias e a terceira na Rua Tancredo Neves com Jatuarana, na Zona Sul.

Turismo

Porto Velho através das ações da prefeitura ganhou o premio como a capital que mais cresceu em relação à competitividade do Turismo divulgado em pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo através da Fundação Getúlio Vargas. “Devido às ações que realizamos neste ano de 2011 esperamos adquiriu novamente este premio”, disse a chefe de promoção turística, Natascha Rechetnicow.

A Coordenadoria Municipal de Turismo é referencia em políticas Públicas de turismo para os outros municípios do estado. “Os município de Guajará Mirim e Machadinho do Oeste já nos procuraram para consultoria para realizarem o plano municipal que dá as diretrizes para o planejamento do turismo. Além disso, sempre quando algum órgão municipal e estadual vai realizar um evento procuram a coordenadoria para adquirir informações sobre os restaurantes,hotéis e pontos turísticos da capital como, por exemplo, o Tribunal de Justiça quando realizaram um encontro nacional, divulgou o melhor da nossa terra. Esse é o diferencial da coordenadoria, temos todos os mecanismos para difundir o turismo. A exemplo duas empresas conceituadas que elaboram guias de viagem com repercussão internacional nos procuraram para dar apoio na elaboração dos Guias”, disse.

Oficinas e capacitações

Cerca de 50 pessoas participaram da oficina de ‘Patrimônio Histórico Material e Imaterial’; da capacitação dos Atendentes do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizados na EFMM e Aeroporto e em parceria com a Associação Brasileira de Agencias de Viagem ABAV, realizou o curso do SABRE (Sistema utilizado das agencias de viagem para a emissão de passagens).

Divulgação

Segundo Agnaldo Nepomuceno, da Semdestur, foi um ano de grande divulgação do turismo de Porto Velho. “Participamos dos principais eventos nacionais como o ‘ 6º Salão de Turismo’ donde entregamos ao Ministro da cultura uma carta de reivindicações de turismo para a Região norte, resultado da primeira reunião da Associação Brasileira de Destinos Indutores do Turismo. Outro resultado dessa participação é a projeção de imagens realizada no final do ano, no Mercado Cultural”, afirma.

Para Natascha Rechetnicow, o papel da Coordenadoria de Turismo é criar a estrutura e dar condições para o desenvolvimento do turismo. E este deve ser desenvolvido pela iniciativa privada. “Com isso divulgamos as ações do turismo de Porto Velho, fortalecendo o setor para que ele cresça e se desenvolva. Divulgamos Porto Velhos nos estados visinhos e feiras nacionais. Também divulgação da Flor do Maracujá no Centro de Atendimento ao Turista do Aeroporto. Os turistas que iam chegando a Porto Velho, tinham casais vestidos a caráter e também um ‘boi bumbá’ ”, disse.

Plano

Plano Municipal de Turismo traz as diretrizes do planejamento turístico de 2011 a 2020, que determinou onde deve ser investido, como o turismo de lazer para atrair pessoas de localidade próximas a Porto Velho como Ariquemes, Humaitá e Rio Branco – AC. A criação do Parque Amazônico irá aumentar a procura desse tipo de turismo. Também determinou o que deve ser melhorado para atender e atrair aos turistas como o atendimento por parte de bares e restaurantes.

“Para elaborar o plano realizamos um levantamento de todos os equipamentos turísticos da cidade, bem como uma pesquisa do ‘Perfil do Turistas’ que vem para Porto Velho: quem vem, porque, onde se hospeda, quanto tempo fica e quanto em média ele gasta. Então fazemos a pesquisa de oferta: o que o turista visitou, o que gostou e o que conhece”, conta Natascha.

Cidade Limpa

A Coordenadoria deu início em 2011 ao projeto ‘Cidade Limpa’ que visa acabar com a poluição visual, na área turística de Porto velho. A exemplo da cidade de São Paulo onde foram retirados outdoors, fios de iluminação a implantação da eletricidade subterrânea. Realizou a sensibilização dos comerciantes para que utilizem corretamente as fachadas, pois muitas são grandes ou coloridas demais, ou sobressaem às calçadas, dificultando que o turista tenha acesso mais fácil às informações necessárias para que ele possa conhecer a cidade.

Fonte: Rebeca Barca

Mais Sobre Turismo

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), vem realizando reuniões em vários municípios do Estado com o objetivo

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Jaci Paraná é um distrito distante cerca de 90 quilômetros da sede, a capital Porto Velho, possui cerca de 18 mil habitantes e foi muito impactado c

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou mais uma capacitação on-line tendo como foco o fortalecimento da economia no período pós-pandemia. O tema tratado

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), assinou a Carta do Turismo na Amazônia durante o primeiro Simpósio de