Porto Velho (RO) sexta-feira, 14 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Seis transatlânticos atracam no Rio com 20 mil turistas


Douglas Corrêa
Agência Brasil

A temporada de cruzeiros no Rio de Janeiro está em alta. Somente hoje (26) chegaram à Praça Mauá, na zona portuária, seis navios trazendo, em sua maioria, turistas argentinos. Os navios partem hoje mesmo para a Argentina, levando também turistas brasileiros. Somente um deles, o Sovereign, tem destino distinto. Ele parte na tarde deste domingo para as praias do Nordeste.

Os navios trouxeram aproximadamente 20 mil pessoas à cidade e, para agilizar a saída de turistas a seus destinos, a Secretaria Municipal de Transportes montou um esquema de ordenamento, com aproximandaente 350 táxis e 120 ônibus com ar-condicionado, levando turistas para Copacabana pelo preço de R$ 13, por pessoa. A secretaria também afixou, em frente ao ponto de táxi da Praça Mauá, uma tabela com o valor das corridas para diversos locais da cidade. Fiscais da secretaria orientam as filas.

O gerente operacional do Píer Mauá, Alexandre Gomes, disse que o movimento de turistas no Rio vem crescendo a cada temporada. Segundo ele, o cruzeiro marítimo caiu no gosto do brasileiro e hoje, "nós temos navios dedicados à costa brasileira com [turistas] brasileiros à bordo. Além dos navios com argentinos à bordo. O argentino vem visitar o Brasil e tem o Rio de Janeiro como porto principal de escala, para conhecer os pontos turísticos da Cidade Maravilhosa".

Gomes disse ainda que para o carnaval são esperados cinco transatlânticos que vão pernoitar no Rio de Janeiro. São turistas brasileiros, de diversas cidades do país, além de americanos e europeus que vêm conhecer o carnaval de rua, os blocos, e depois seguem para a Passarela do Samba para acompanhar os desfiles das escolas de samba. "É bem bacana que a gente acaba assistindo ao movimento no Píer Mauá. O turista sai e participa do carnaval de rua, retorna, toma banho, e volta para assistir os desfiles. Alguns até desfilam nas escolas de samba".

De janeiro a abril, estima-se que 100 embarcações vão atracar na cidade. Um dos grandes destaques da temporada  foi a chegada neste sábado (25) do Queen Vitoria, que veio ao Brasil pela primeira vez e zarpou no final da noite. O Queen Vitoria segue a herança de luxo do Queen Mary 2 e do Queen Elizabeth e apresenta exclusividades nunca vistas em um navio: teatro com boxes privados, biblioteca de dois andares com escada em espiral, o museu Cunardia e um jardim de inverno com vegetação abundante e teto de cristal. O navio – que tem um tripulante para cada dois passageiros – chegou ao Pier Mauá com aproximadamente três mil pessoas.

Mais Sobre Turismo

Setur intensifica atividades para fortalecer setor turístico com ações promocionais, em Rondônia

Setur intensifica atividades para fortalecer setor turístico com ações promocionais, em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), mesmo em meio a pandemia, tem atuado de forma intensa para que o seto

Plano de ação para o turismo prevê construção de novas atrações para valorizar o patrimônio histórico de Porto Velho

Plano de ação para o turismo prevê construção de novas atrações para valorizar o patrimônio histórico de Porto Velho

O turismo foi um dos primeiros setores a ser afetado negativamente pela pandemia. Por depender da concentração e circulação de pessoas, as atividades

Precisamos comemorar o Dia Nacional do Turismo

Precisamos comemorar o Dia Nacional do Turismo

O Dia Nacional do Turismo, celebrado no próximo sábado (8), sempre foi uma data de muita alegria para o setor. Nosso trade conseguiu consolidar o seu