Porto Velho (RO) sábado, 18 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Turismo

Santo Antônio Energia encerra ciclo do Passeio pelo Centro Histórico de Porto Velho



Nas três edições de 2009, mais de 600 visitantes foram guiados pelos patrimônios históricos e culturais da cidade


No último dia 15 de novembro, a Santo Antônio Energia realizou, em parceria com a empresa de arqueologia Scientia Consultoria Científica, a última edição do Passeio pelo Centro Histórico de Porto Velho programada para este ano. Os integrantes do canteiro de obras da UHE Santo Antônio participaram em massa da iniciativa assim como turistas em geral. O objetivo do Programa de Educação Patrimonial é mostrar ao público os detalhes da história da cidade que surgiu do meio da Floresta Amazônia há quase um século. Funcionários da Scientia, moradores da região e estudantes de turismo das Faculdade São Lucas e Unir conduziram os visitantes aos principais pontos turísticos da cidade e contaram as histórias, os relatos e as lendas que envolvem cada construção.

Todos os passeios foram gratuitos e aconteceram em dois turnos - pela manhã e pela tarde. “A ação faz parte do Subprograma de Arqueologia, chamado Educação Patrimonial, que é executado pela Scientia Consultoria Científica com o objetivo ajudar a população de Porto Velho a conhecer um pouco mais sobre o seu passado e resgatar suas tradições”, afirma Acyr Gonçalves, Coordenador deste Programa na Santo Antônio Energia. 
Santo Antônio Energia encerra ciclo do Passeio pelo Centro Histórico de Porto Velho  - Gente de Opinião
Foram oferecidos três trajetos aos visitantes – todos com início na Praça Getúlio Vargas. Os percursos abrangeram os seguintes pontos turísticos da capital rondoniense: Mercado Cultural, prédio do Relógio, Estrada de Ferro Madeira Mamoré, Prédio da Universidade Federal de Rondônia, Praça das Três Caixas d´Água, Marco Geográfico (zero), Mirante II, Loja Maçônica, Museu Estadual de Rondônia e Catedral. Os três trajetos tiveram, em média, 50 minutos de duração.

Algumas surpresas foram reservadas aos participantes: os integrantes da Loja Maçônica se apresentaram com trajes de reunião e o hino da loja ao fundo em comemoração ao centenário da comunidade maçôm da região. Já a Catedral e o Prédio do Relógio, o qual inclui acesso aos vitrais internos e ao Museu de Geologia e acervo arqueológico , estiveram abertos durante todas as edições para visitação. 

Saiba Mais sobre Porto Velho:

Ivo Feitosa
Antônio Cândido
Zekatraca
Imagens da História

Primeira Agente Patrimonial Mirim

Durante as três edições do Passeio pelo Centro Histórico de Porto Velho, uma agente mirim participou assiduamente do programa. Ana Carolina Azevedo de Oliveira tem apenas 6 anos e é moradora de Porto Velho. Devido a todo o seu empenho, a Scientia Consultoria a presenteou com um certificado de Agente Patrimonial Mirim. 

Usina Hidrelétrica Santo Antônio

Com potência instalada de 3.150 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 44 milhões de pessoas, a UHE Santo Antônio tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas, pois utiliza tecnologia de ponta e menos agressiva ao meio ambiente.

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e pela futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. O empreendimento – atualmente em fase de construção e considerado fundamental para o suprimento de energia elétrica necessário ao desenvolvimento do país – tem, entre seus acionistas, as empresas Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP) - encabeçado pelos bancos Banif e Santander e pelo Fundo de Investimento do FGTS. A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Fonte: José Carlo Sá

Mais Sobre Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu

Ecoturismo é a preferência de visitantes estrangeiros na região Norte

Ecoturismo é a preferência de visitantes estrangeiros na região Norte

Natureza, ecoturismo e aventura. Essas são as principais motivações dos turistas estrangeiros que visitaram o Norte do Brasil em 2018, de acordo com o

Rondônia tem novo Mapa Turístico aprovado pelo Ministério do Turismo

Rondônia tem novo Mapa Turístico aprovado pelo Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo divulgou, na segunda-feira, 26, no Diário Oficial da União, o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 ci