Sábado, 11 de outubro de 2025 - 13h51
Rondônia conquistou o 3º
lugar no ranking nacional do Prêmio Mérito & Talento, promovido pela
Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), na
categoria Gestão Pública Estadual de Turismo. O estado ficou atrás apenas da
Paraíba, que garantiu o primeiro lugar, e do Acre, que ocupou a segunda
posição.
A
cerimônia de premiação da 11ª edição do evento ocorreu no dia 8, durante a 52ª
Abav Expo, uma feira B2B que reúne profissionais do setor, como Agentes de
viagens, trade e guias de turismo, além de imprensa, assessorias e criadores de
conteúdo digital. realizada no Rio de Janeiro (RJ), onde Rondônia esteve
presente com stand para exposição das potencialidades turísticas do estado. O
prêmio é considerado a maior condecoração do país voltada aos turismólogos e
profissionais do setor.
A
indicação ao prêmio considerou o conjunto do desenvolvimento dos planos de
gestão da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), bem como, ações,
estratégicas e investimentos realizados pelo governo estadual com o objetivo de
fortalecer o turismo, em especial a conexão com a Amazônia e a projeção do
estado no cenário internacional. O estado de Rondônia vem se destacando em
diversas iniciativas que demonstram o compromisso do governo com a ascensão do
turismo sustentável.
Para
o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o prêmio é o reconhecimento de um plano
de trabalho que tem compromisso com o desenvolvimento econômico. “Rondônia tem
um potencial de ser a porta de entrada da Amazônia para o mundo. Por isso,
investimos em ações focadas na integração e na projeção internacional. A
conquista do prêmio reflete o trabalho efetivo para colocar o estado no
centro do mapa turístico global,” ressaltou.
Entre
as iniciativas realizadas pela Setur estão projetos como: pesca esportiva,
etnoturismo, rotas turísticas e a ExpoTurismo. O estado também tem ampliado sua
presença nacional em eventos, como o Rondônia Day, realizado em Brasília, que
contou com a participação de mais de 30 embaixadores. O superintendente da
Setur, Gilvan Pereira, destacou que Rondônia se sobressai na gestão estadual de
turismo no país, resultado das ações realizadas. “Rondônia vem consolidando sua
gestão de turismo com projetos estratégicos e participação em eventos
nacionais. Estamos fortalecendo parcerias e desenvolvendo ações de marketing
internacional para aumentar a visibilidade do nosso estado e destacar todo o
potencial turístico que oferecemos”.
AÇÕES ESTRATÉGICAS E INVESTIMENTO
O
governo de Rondônia investiu R$ 500 mil aplicados diretamente na promoção
turística internacional, garantindo que Rondônia chegue a players
[Instituições Financeiras] e consumidores globais com alta qualidade em
diversos nichos do mercado internacional.
O Plano de Pesca Esportiva recebeu um investimento de R$ 2,5 milhões. O plano
tem se consolidado na garantia do desenvolvimento internacional do segmento,
com a atração de turistas estrangeiros amantes da modalidade, potencializando a
beleza dos rios e a biodiversidade local.
O
Meeting Brasil Rondônia, foi outro grande evento que facilitou o intercâmbio
com países da Europa e América Latina e contribuiu diretamente para o
crescimento do fluxo de visitantes, comprovado pelo aumento de visitantes
estrangeiros em mais de 18%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia
e Estatística (IBGE) e da Agência Brasileira de Promoção Internacional do
Turismo (Embratur), e, a Expo Turismo, que é uma plataforma essencial para a
comercialização de produtos turísticos e para a ampliação da visibilidade do
turismo do estado no cenário internacional.
Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia
O estado mostrou sua força em uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que já nos dois primeiros dias desta edição recebeu mais de 31.90
Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro
Nesta sexta-feira (10) encerrou-se a Abav Expo 2025, a maior feira do setor de turismo da América Latina, realizada no Expo Center, no Rio de Janeir
Governo de RO reforça potencial turístico do estado durante lançamento da Marca da Amazônia
Internacional, o governo de Rondônia participou na quarta-feira (8), do lançamento da Marca da Amazônia, iniciativa que tem como objetivo promover a
Assembleia celebra o Dia Mundial do Turismo e destaca a diversidade turística de Rondônia
O Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, oferece a oportunidade de reconhecer o papel do turismo na cultura e no desenvolvimento sus