Quinta-feira, 11 de março de 2021 - 13h59
O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), conquistou durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder), a aprovação do “plano estadual de turismo”, o qual está integrado ao Planejamento Estratégico do Estado. A meta é desenvolver planejamento, estabelecer diretrizes e orientações para que de fato o turismo possa ser consolidado como veia econômica em Rondônia.
Os trabalhos para aprovação do plano iniciaram em 2019 e o próximo passo do projeto é a contratação de uma empresa para prestar assessoria durante a execução das atividades relacionadas ao programa. Essa empresa irá auxiliar, ainda, no levantamento de pontos atrativos que podem ser inseridos na rota turística.
De acordo com o coordenador de ações turísticas da Setur, Willian Souza do Carmo, a criação do plano estadual de turismo é um marco histórico e pioneiro para Rondônia. Uma estratégia diferenciada jamais vista em gestões anteriores. “Antigamente não era desenvolvido um trabalho no turismo no sentido de planejamento, traçando metas, diretrizes e orientações para que de fato o turismo em Rondônia pudesse acontecer”, explica.
O coordenador conta que parte dos recursos destinados para investimento de consolidação do plano vem do fundo de investimento e desenvolvimento do Estado de Rondônia (Fider), coordenado pela Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) juntamente com o Conder. De acordo com o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, para a consolidação da mudança de cenário no segmento, será necessária a elaboração da lei estadual do turismo, a qual deve ser referendada pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE).
O superintendente explica que toda essa movimentação é rotina no Governo Federal e em vários estados. Segundo ele, Rondônia, até então, nunca teve um plano estadual de turismo e que apenas três estados da federação não tinham esse material, e Rondônia era um deles.
Gilvan comenta que esse plano estadual de turismo estabelece as diretrizes necessárias para a consolidação do setor, de modo que gere uma economia consistente e em alta escala. “O plano dispõe de elementos que visam o aumento da geração de renda, criação de postos de trabalho e atração de investidores”, explica.
O superintendente pontua ainda que esta primeira etapa do plano estabelece um período de quatro anos de atividades, com o objetivo de fazer com que Rondônia entre no circuito de destinos turísticos de forma competitiva. “Porém, para que isso aconteça é necessário que o Estado esteja preparado, planejando essa estrutura”, finalizou.
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da