Quinta-feira, 16 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Rondônia e Peru reunidos pelo turismo


Uma potencial integração turística entre o estado de Rondônia e a República do Peru foi assunto de uma reunião realizada em Porto Velho nesta terça-feira, 21, entre o superintendente estadual de Turismo Júlio Olivar e a coordenadora geral da Associação de Gestores Turísticos Sudamericanos do Peru (AGT), Elizabeth Aurora Rojas.

Júlio Olivar destacou o interesse em inserir Rondônia como destino turístico através da integração fronteiriça aprofundando alianças estratégicas para potencializar o turismo do estado, via Rodovia Transoceânica, também conhecida como Estrada do Pacífico, que liga o Brasil ao litoral sul do Peru, através do estado brasileiro do Acre.

Rondônia é corredor de passagem de turistas que vêm de outras regiões do Brasil e do Cone Sul do Continente Sul-Americano com destino ao Peru. Anualmente, são centenas de turistas que fazem este percurso, principalmente de aventureiros adeptos do motociclismo e dos clubes de jipes. “O que desejamos é também promover o destino Rondônia no Peru, aproveitando-nos do grande fluxo de turistas estrangeiros, sobretudo em Cusco, para realizar workshops e ações afirmativas que colocarão Rondônia como um destino imperdível”, ressalta Júlio Olivar.

A coordenadora da AGT, Elizabeth Aurora, destacou diversos pontos de Rondônia com forte apelo turístico, lembrando, por exemplo, da feira Rondônia Rural Show, e do Rio Madeira como motes para vender a boa imagem do estado. “Havia, até bem pouco tempo, uma impressão negativa sobre Rondônia que, ultimamente, se reverte, como uma visão de um lugar próspero e potencialmente como um destino turístico sul-americano”, sublinhou Elizabeth.

Desde 2011 a Setur defende o fortalecimento da rota turística internacional Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico que inclui uma melhor exploração do Peru como destino e que implica os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre.


Fonte
Texto: Taciana Guzman
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia

O estado mostrou sua força em uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que já nos dois primeiros dias desta edição recebeu mais de 31.90

Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro

Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (10) encerrou-se a Abav Expo 2025, a maior feira do setor de turismo da América Latina, realizada no Expo Center, no Rio de Janeir

Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo

Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo

Rondônia conquistou o 3º lugar no ranking nacional do Prêmio Mérito & Talento, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais

Governo de RO reforça potencial turístico do estado durante lançamento da Marca da Amazônia

Governo de RO reforça potencial turístico do estado durante lançamento da Marca da Amazônia

Internacional, o governo de Rondônia participou na quarta-feira (8), do lançamento da Marca da Amazônia, iniciativa que tem como objetivo promover a

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)