Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Rodada de Negócios de Turismo atrai mercado europeu


A concretização do voo que ligará Manaus a Lisboa, capital de Portugal, com uma escala em Belém (PA) a partir de junho de 2014 pela portuguesa TAP Linhas Aéreas atraiu uma participação expressiva de operadoras do mercado europeu durante a IV Rodada de Negócios de Turismo, integrante da programação da VII Feira Internacional da Amazônia (FIAM). O evento foi realizado nesta sexta-feira (29), no Salão Nobre do Studio 5, sob a organização da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) em parceria com o Amazonas Convention & Visitors Bureau (ACVB).

A Rodada 2013 contou com a participação de 24 buyers – operadoras de turismo interessadas em vender os destinos da Amazônia ao mercado mundial – sendo 18 convidados de onze países, entre os quais Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, Panamá, Peru e Colombia, e seis nacionais, dos Estados de São Paulo (2), Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e Belo Horizonte. O número de suppliers – empresas de agências de viagens e turismo, hotéis (inclusive de selva), transportadoras, eventos, entre outras, com foco na venda de produtos turísticos da Amazônia – foi de 46 empresas, oriundas dos Estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Pará.

Para José Manuel Ferraz, diretor da operadora portuguesa Abreu, a mais antiga do mundo, no mercado desde 1840 e no Brasil há 50 anos, o voo deverá incrementar a vinda de turistas europeus para conhecer o destino Amazônia. “Costumo falar que devido essa deficiência de voos diretos, só vem pra Amazônia quem quer mesmo vir. Agora com esse voo, poderemos promover o turismo na região, apresentando um leque de produtos diferentes para o público europeu e a Rodada é fundamental para vermos os produtos que estão sendo oferecidos na região”, afirmou.

O consultor Henrique Dias, da operadora portuguesa RDCM, acredita que o voo, que iniciará com frequência de três vezes por semana, deverá tornar-se diário em poucos meses. “Sem dúvida, em pouco tempo (o voo) vai passar a ser diário porque terá não somente o tráfego local, como também o tráfego dos países vizinhos. Será um sucesso como porta de entrada para a Europa em menos tempo de viagem”, observa.

Durante a Rodada, o diretor da operadora Abreu esteve à procura de novos produtos no destino Amazônia. “Estou representando a operadora vendo produtos, sobretudo na hotelaria, mas com a vantagem de podermos ver aqui outros tipos atrativos e descobrir produtos que não conhecíamos, como, por exemplo, a oferta de barcos fluviais, que é bem interessante, e também conheci alguns hotéis de selva que ainda não tinha visto”, explicou Ferraz.

Para os suppliers, as conversas com os empresários foi bastante produtiva. “A rodada de Turismo é muito qualificada porque os compradores são diferenciados, já querem exatamente o que oferecemos, que é o turismo de selva, no meu caso”, observou Dayan Saldanha, do Pakaas Palafitas Lodge, hotel de selva localizado em Rondônia. “Prospectei vários contatos com Espanha, Portugal e Holanda e essa é a grande vantagem da FIAM, pois como sou de Rondônia é uma excelente oportunidade de estarmos perto de casa, aqui no Norte, diante de um público tão qualificado de compradores internacionais”, completou.

A gerente do departamento de receptivo da Amazon Explorers, Kátia Braga, também ressaltou a qualidade dos buyers da Rodada de Turismo. “São pessoas que estão interessadas em fazer negócio. Pelas conversas que já tive, vi que estão em busca principalmente de pescaria esportiva e viagens customizadas na Amazônia, que são os roteiros personalizados”, afirmou. A gerente lembrou ainda que o voo da TAP para Portugal vai requerer grande preparação das empresas de receptivo de Manaus para atender a essa demanda.

A diretora-executiva do ACVB, Adriana Papa, avaliou a quarta Rodada de Negócios de Turismo como um sucesso. “Esse evento acontece em um momento muito importante, que é a preparação para o início da operação deste voo para Portugal, que deverá incrementar bastante o turismo na Amazônia pelo público europeu e vejo que alcançamos nosso objetivo com a qualidade dos encontros aqui realizados durante a Rodada”, salientou.

A Amazonas Convention Bureau teve apoio da Empresa Estadual de Turismo no convite de operadoras internacionais para o evento.

Fonte: Suframa

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Um Brasil para os brasileiros. Essa é a principal missão do programa Conheça o Brasil, um movimento nacional coordenado pelo Ministério do Turismo, qu

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Representada pela secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra, a Prefeitura de Porto Velho foi agracia

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Começou hoje em Brasília mais uma edição do ‘Salão do Turismo’ e Rondônia participa da programação através do Sistema Comércio, com os braços sociai

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)