Porto Velho (RO) domingo, 26 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Rodada de Negócios de Turismo atrai mercado europeu


A concretização do voo que ligará Manaus a Lisboa, capital de Portugal, com uma escala em Belém (PA) a partir de junho de 2014 pela portuguesa TAP Linhas Aéreas atraiu uma participação expressiva de operadoras do mercado europeu durante a IV Rodada de Negócios de Turismo, integrante da programação da VII Feira Internacional da Amazônia (FIAM). O evento foi realizado nesta sexta-feira (29), no Salão Nobre do Studio 5, sob a organização da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) em parceria com o Amazonas Convention & Visitors Bureau (ACVB).

A Rodada 2013 contou com a participação de 24 buyers – operadoras de turismo interessadas em vender os destinos da Amazônia ao mercado mundial – sendo 18 convidados de onze países, entre os quais Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, Panamá, Peru e Colombia, e seis nacionais, dos Estados de São Paulo (2), Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e Belo Horizonte. O número de suppliers – empresas de agências de viagens e turismo, hotéis (inclusive de selva), transportadoras, eventos, entre outras, com foco na venda de produtos turísticos da Amazônia – foi de 46 empresas, oriundas dos Estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Pará.

Para José Manuel Ferraz, diretor da operadora portuguesa Abreu, a mais antiga do mundo, no mercado desde 1840 e no Brasil há 50 anos, o voo deverá incrementar a vinda de turistas europeus para conhecer o destino Amazônia. “Costumo falar que devido essa deficiência de voos diretos, só vem pra Amazônia quem quer mesmo vir. Agora com esse voo, poderemos promover o turismo na região, apresentando um leque de produtos diferentes para o público europeu e a Rodada é fundamental para vermos os produtos que estão sendo oferecidos na região”, afirmou.

O consultor Henrique Dias, da operadora portuguesa RDCM, acredita que o voo, que iniciará com frequência de três vezes por semana, deverá tornar-se diário em poucos meses. “Sem dúvida, em pouco tempo (o voo) vai passar a ser diário porque terá não somente o tráfego local, como também o tráfego dos países vizinhos. Será um sucesso como porta de entrada para a Europa em menos tempo de viagem”, observa.

Durante a Rodada, o diretor da operadora Abreu esteve à procura de novos produtos no destino Amazônia. “Estou representando a operadora vendo produtos, sobretudo na hotelaria, mas com a vantagem de podermos ver aqui outros tipos atrativos e descobrir produtos que não conhecíamos, como, por exemplo, a oferta de barcos fluviais, que é bem interessante, e também conheci alguns hotéis de selva que ainda não tinha visto”, explicou Ferraz.

Para os suppliers, as conversas com os empresários foi bastante produtiva. “A rodada de Turismo é muito qualificada porque os compradores são diferenciados, já querem exatamente o que oferecemos, que é o turismo de selva, no meu caso”, observou Dayan Saldanha, do Pakaas Palafitas Lodge, hotel de selva localizado em Rondônia. “Prospectei vários contatos com Espanha, Portugal e Holanda e essa é a grande vantagem da FIAM, pois como sou de Rondônia é uma excelente oportunidade de estarmos perto de casa, aqui no Norte, diante de um público tão qualificado de compradores internacionais”, completou.

A gerente do departamento de receptivo da Amazon Explorers, Kátia Braga, também ressaltou a qualidade dos buyers da Rodada de Turismo. “São pessoas que estão interessadas em fazer negócio. Pelas conversas que já tive, vi que estão em busca principalmente de pescaria esportiva e viagens customizadas na Amazônia, que são os roteiros personalizados”, afirmou. A gerente lembrou ainda que o voo da TAP para Portugal vai requerer grande preparação das empresas de receptivo de Manaus para atender a essa demanda.

A diretora-executiva do ACVB, Adriana Papa, avaliou a quarta Rodada de Negócios de Turismo como um sucesso. “Esse evento acontece em um momento muito importante, que é a preparação para o início da operação deste voo para Portugal, que deverá incrementar bastante o turismo na Amazônia pelo público europeu e vejo que alcançamos nosso objetivo com a qualidade dos encontros aqui realizados durante a Rodada”, salientou.

A Amazonas Convention Bureau teve apoio da Empresa Estadual de Turismo no convite de operadoras internacionais para o evento.

Fonte: Suframa

 

Mais Sobre Turismo

Sedam discute propostas para fomentar turismo de pesca esportiva em Rondônia

Sedam discute propostas para fomentar turismo de pesca esportiva em Rondônia

Em benefício do desenvolvimento pesqueiro do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) se r

Governo de Rondônia promulga Lei de Política de Turismo e define estratégias de implementação do Plano Estadual de Turismo

Governo de Rondônia promulga Lei de Política de Turismo e define estratégias de implementação do Plano Estadual de Turismo

A Lei n° 5.093 que institui a política estadual de turismo em Rondônia, já está em vigor. O texto foi aprovado pelo Poder Legislativo no dia 17 de a

Setur abre 3ª edição do “Famtour” para exploração turística do Polo Vale do Jamari

Setur abre 3ª edição do “Famtour” para exploração turística do Polo Vale do Jamari

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), anuncia a 3ª edição do “Famtour”, um projeto de familiarização turíst

Turismo em Rondônia é destaque na televisão

Turismo em Rondônia é destaque na televisão

O turismo de Rondônia ganha destaque mais uma vez na SIC TV, uma das afiliadas mais antigas da RECORD TV no Brasil. “Rolê Especial Verão” estreia se