Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Rede Nacional promove troca de informações sobre Turismo Rural


  
Agricultores familiares, empreendedores do turismo rural, proprietários de hotéis-fazenda, gestores públicos, operadores de viagem, pesquisadores, autônomos, representantes do terceiro setor, entre outros, já podem participar da Rede Nacional de Turismo Rural, um grande fórum nacional para a troca de informações e o fortalecimento das relações e parcerias entre os envolvidos com o segmento. A Rede é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério do Turismo (MTur).

Qualquer pessoa que se interesse por Turismo Rural pode se cadastrar na Rede: http://comunidades.mda.gov.br/dotlrn/clubs/redenacionaldeturismo. O registro é gratuito, basta ter uma conta de e-mail para a criação do login. Feito isso, o usuário está pronto para navegar.

Além dos debates on-line, o MTur e o MDA promoverão encontros presenciais e virtuais entre os membros do fórum, a fim de fomentar a estruturação da rede.

Comunidades MDA

A página está inserida nas comunidades do Portal da Cidadania do MDA, que funciona como uma rede social, onde o usuário cria o seu perfil e pode participar de reuniões on-line ou de webconferências. Também é possível incluir documentos, vídeos, notícias e outras informações relacionadas. Além disso, os participantes podem comentar temas em destaque no fórum de debates. A primeira pergunta é: Quais seriam as ações necessárias para alavancarmos o Turismo Rural no Brasil?

A Rede Nacional de Turismo Rural pertencerá aos participantes, sendo o Governo Federal o fomentador inicial, a fim de que sejam respeitados os princípios da autonomia e horizontalidade, essenciais a qualquer rede.

O segmento

Segundo o MTur, o Turismo Rural é um conjunto das atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade.

O meio rural pode ser bem aproveitado para o turismo. Não só as propriedades, como também os atrativos e produtos existentes no campo podem ser uma opção para os turistas e uma oportunidade para os que nele vivem.

Fonte: MDA, com informações MTur

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Potencialidades e atrativos naturais do estado são destacados pelo governo de RO em evento internacional

Potencialidades e atrativos naturais do estado são destacados pelo governo de RO em evento internacional

O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,

Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário

Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário

A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários

Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira

Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira

Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma

Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho

Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho

Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)