Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Qualificação profissional: A chave para atender bem o turista



O ministro do Turismo, Vinicius Lages, afirmou nesta quinta-feira (6) que uma das qualidades mais importantes do turismo brasileiro para esta década é oferecer excelência em hospitalidade. Ao investir neste atributo e inseri-lo na agenda de inovação, o turismo brasileiro enfrenta um de seus principais desafios.

Na cidade de Canela (RS), na Serra Gaúcha, Lages falou a estudantes de cursos superior ligados ao turismo sobre as ambições do viajante. “O turista, antes de ser consumidor, é alguém em busca de um sonho”, disse. Segundo o ministro, o viajante está à procura de descanso, lazer, diversão e experiências que acrescentem, sobretudo, felicidade.

Para Lages, a agenda de qualificação no turismo deve se tornar prioridade estratégica para setor, já que o “conhecimento estruturado contribui para novos modelos de negócio de sucesso”.

Profissionalização
O professor Geraldo Castelli, diretor da Castelli Escola Superior de Hotelaria, avalia que é necessário repensar os valores de mercado e colocar a inovação no centro desse processo. “Eu diria que somos fanáticos por inovação em uma cidade que respira turismo. Acreditamos no fomento da cultura da hospitalidade. Uma das funções dos educadores é fazer o aluno despertar para isso”, disse.

Para Silvana Castelli, coordenadora do projeto de Chocolataria Gourmet da escola, a proposta é estimular o empreendedorismo e ampliar o impacto do turismo na comunidade, com a geração de mais empregos e renda para a população. “Com a promoção do chocolate na cadeia produtiva do setor de viagens, trabalhamos desde o produtor de cacau até o microempreendedor”, disse. O desafio é descobrir novos aromas e notas do cacau brasileiro e, quem sabe, construir uma nova história para a gastronomia e o turismo na região, afirmou.

Aos estudantes, o ministro recomendou que trabalhem com seus talentos pois "tudo aquilo que fizerem na vida movidos por um sonho, terá grande força transformadora para o Brasil e para a felicidade individual". Segundo Lages, o desafio é dominar a técnica e ter a capacidade de entender o sonho de cada viajante.

Fonte:  Ascom/Turismo/GovernoFederal

 

Mais Sobre Turismo

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), vem realizando reuniões em vários municípios do Estado com o objetivo

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Jaci Paraná é um distrito distante cerca de 90 quilômetros da sede, a capital Porto Velho, possui cerca de 18 mil habitantes e foi muito impactado c

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou mais uma capacitação on-line tendo como foco o fortalecimento da economia no período pós-pandemia. O tema tratado

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), assinou a Carta do Turismo na Amazônia durante o primeiro Simpósio de