Porto Velho (RO) segunda-feira, 25 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Prevenção e planejamento no turismo é tema de evento


 

Organizado pelo MTur em parceria com a OMT, Seminário das Américas promove troca de experiências sobre prevenção de riscos no setor


Brasília/DF (24/09/10) – “As crises são inevitáveis, mas precisamos estar prevenidos”, destacou o ex-secretário geral de Turismo da Espanha e consultor da OMT, Germain Porras, durante o Seminário das Américas: Gestão de risco e de crises no setor do turismo. O evento reuniu, nesta quinta-feira (23), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), especialistas da Organização Mundial do Turismo (OMT) e do Ministério do Turismo (MTur) para debater a importância e os requisitos de uma estrutura eficaz de gestão de crises.

“O Brasil vive uma ocasião única para criar uma estrutura de gestão de crises no turismo. Os acontecimentos dos próximos anos possibilitarão uma repercussão importante da imagem do Brasil no mundo”, enfatizou o consultor da OMT.

Segundo Porras, “um plano de gestão de crise ordenado e sistematizado, no qual todos se entendam, e que estabeleça procedimentos e estruturas de ação no caso concreto é fundamental no momento de crise”.

Porras destacou, ainda, que um plano eficaz precisa reconhecer a importância social e econômica do turismo e sua contribuição para construção da imagem do país. Além disso, “todo o governo deve se comprometer e ter consciência das necessidades dos turistas em situações de crise”, ressaltou.

Durante o evento, o gerente do Programa de Gestão de Riscos e Crises da OMT, Dirk Glaesser, destacou que as redes de gestão de crises devem ser construídas sobre estruturas já existentes e permanentes. “As ações devem ser rápidas, eficientes, confiáveis, sólidas e a comunicação deve ser regular”, enfatizou Glaesser.

Segundo Glaesser, como as crises não são situações normais, não adianta somente montar uma estrutura de gestão de crises, é preciso saber colocá-la em prática. “Os simulacros – treinamentos - permitem comprovar de antemão se todos os atores envolvidos na rede agiriam corretamente no momento de crise”, finalizou.

Mas, afinal, quais são os gastos envolvidos na criação de um plano de gestão de crises? Porras tem a resposta: “os gastos são mínimos quando comparados com a falta de ações coordenadas”, concluiu.

Experiência Santa Catarina

Na ocasião, o secretário de estado da Cultura, Turismo e Esporte de Santa Catarina, Valdir Walendowsky, relatou a experiência do estado na gestão da crise gerada pelas chuvas de novembro de 2008.

Segundo Walendowsky, na época, choveu o dobro da média prevista para o mês de novembro e 85 municípios decretaram situação de emergência e outros 14 entraram em estado de calamidade.

Entre as ações realizadas pelo governo está a criação do Grupo de Reação – formado por secretarias e órgãos do estado e articulado com o governo federal. “A ideia foi dar agilidade e sintonia de planejamento e execução das ações voltadas para o socorro das vítimas”, ressaltou Walendowsky.

Além disso, por meio de coletivas de imprensa, site informativo e viagens com operadores de turismo nacionais e internacionais, o governo do estado pontuou as áreas abaladas e mostrou que o litoral estava preservado. Assim, os impactos do desastre natural sobre a temporada de verão foram minimizados.

O evento, uma iniciativa do MTur em parceria com a OMT, termina nesta sexta-feira (24).

Fonte: Minc
 

Mais Sobre Turismo

Prefeitura de Porto Velho recebe Plano Municipal de Turismo elaborado pelo Sebrae

Prefeitura de Porto Velho recebe Plano Municipal de Turismo elaborado pelo Sebrae

Foi entregue nesta manhã (20), em cerimônia realizada na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Plano Municipal de Turismo

Sebrae entrega Plano Municipal de Turismo ao prefeito Hildon Chaves

Sebrae entrega Plano Municipal de Turismo ao prefeito Hildon Chaves

Nesta quarta (20), a partir das 9h, na sede do Sebrae em Rondônia, na capital, acontecerá evento que marcará a entrega do Plano Municipal de Turismo

Mil Dias de Gestão: Setur destaca principais ações que impulsionaram turismo de Rondônia para o Brasil

Mil Dias de Gestão: Setur destaca principais ações que impulsionaram turismo de Rondônia para o Brasil

Em mil dias da gestão Estadual, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), promoveu o desenvolvimento econômico

“Viaja Mais Servidor” é impulsionado pelo Governo de Rondônia, consolidando retomada do turismo no Estado

“Viaja Mais Servidor” é impulsionado pelo Governo de Rondônia, consolidando retomada do turismo no Estado

Na consolidação da retomada do turismo no Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), tem impulsionado o