Quinta-feira, 3 de janeiro de 2013 - 15h29
Mais da metade das obras do entorno da igreja de Santo Antônio, que está recebendo um novo projeto urbanístico e paisagístico, estão concluídas. Neste ano, quando será comemorado o centenário da capela, os moradores de Porto Velho e turistas poderão desfrutar de um local ainda mais atrativo, com a construção de locais que estimulam o comércio e divulgação da cultura no local.
As obras são feitas pela Santo Antônio Energia, empresa responsável pela instalação e operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, como parte do processo de licenciamento ambiental da usina. O projeto foi aprovado pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que é o órgão responsável pela preservação do patrimônio cultural no país.
Já foram concluídos os estacionamentos para carros e ônibus, com 90 e 14 vagas, respectivamente. As obras dos cinco quiosques que compõem o Centro de Memória dos Povos Indígenas e da oca estilizada já estão 70% prontas. No local haverá calçamento, pavimentação, paisagismo, acessibilidade aos visitantes com necessidades especiais e drenagem da água das chuvas. Também serão instalados bancos, lixeiras, sinalização, iluminação pública, café, lanchonete, loja de conveniência e área de exposições.
O trânsito de veículos no local está impedido durante as obras, mas as atividades na igreja acontecem normalmente, todas as semanas. O investimento total da Santo Antônio Energia nessa área é de R$ 3,5 milhões e as obras serão concluídas em abril de 2013. “Estamos revitalizando um pedaço da história de Porto Velho, reforçando nosso compromisso permanente que é participar e incentivar da recuperação do patrimônio histórico local. Vamos ficar aqui por mais 35 anos e queremos contribuir com a história de Porto Velho e região“, ressalta o coordenador de sustentabilidade da concessionária, Alexandre Queiroz.
Ao final da obra, o local será entregue para o município de Porto Velho que irá fazer a gestão do espaço e será responsável por sua utilização.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina, que iniciou a geração comercial de energia em 30 de março de 2012, gerará, a partir de 2016, energia suficiente para abastecer o consumo de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das primeiras grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, a entrar em operação.
Fonte: José Carlos Sá
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da