Porto Velho (RO) sábado, 23 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Preparativos finais para urbanização do entorno da Igreja de Santo Antônio


Preparativos finais para urbanização do entorno da Igreja de Santo Antônio - Gente de Opinião

Mais da metade das obras do entorno da igreja de Santo Antônio, que está recebendo um novo projeto urbanístico e paisagístico, estão concluídas. Neste ano, quando será comemorado o centenário da capela, os moradores de Porto Velho e turistas poderão desfrutar de um local ainda mais atrativo, com a construção de locais que estimulam o comércio e divulgação da cultura no local.

As obras são feitas pela Santo Antônio Energia, empresa responsável pela instalação e operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, como parte do processo de licenciamento ambiental da usina. O projeto foi aprovado pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que é o órgão responsável pela preservação do patrimônio cultural no país.

Já foram concluídos os estacionamentos para carros e ônibus, com 90 e 14 vagas, respectivamente. As obras dos cinco quiosques que compõem o Centro de Memória dos Povos Indígenas e da oca estilizada já estão 70% prontas. No local haverá calçamento, pavimentação, paisagismo, acessibilidade aos visitantes com necessidades especiais e drenagem da água das chuvas. Também serão instalados bancos, lixeiras, sinalização, iluminação pública, café, lanchonete, loja de conveniência e área de exposições.

O trânsito de veículos no local está impedido durante as obras, mas as atividades na igreja acontecem normalmente, todas as semanas. O investimento total da Santo Antônio Energia nessa área é de R$ 3,5 milhões e as obras serão concluídas em abril de 2013. “Estamos revitalizando um pedaço da história de Porto Velho, reforçando nosso compromisso permanente que é participar e incentivar da recuperação do patrimônio histórico local. Vamos ficar aqui por mais 35 anos e queremos contribuir com a história de Porto Velho e região“, ressalta o coordenador de sustentabilidade da concessionária, Alexandre Queiroz.

Ao final da obra, o local será entregue para o município de Porto Velho que irá fazer a gestão do espaço e será responsável por sua utilização. 
 

Preparativos finais para urbanização do entorno da Igreja de Santo Antônio - Gente de Opinião

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina, que iniciou a geração comercial de energia em 30 de março de 2012, gerará, a partir de 2016, energia suficiente para abastecer o consumo de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das primeiras grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, a entrar em operação.

Fonte: José Carlos Sá
 

Mais Sobre Turismo

Prefeitura de Porto Velho recebe Plano Municipal de Turismo elaborado pelo Sebrae

Prefeitura de Porto Velho recebe Plano Municipal de Turismo elaborado pelo Sebrae

Foi entregue nesta manhã (20), em cerimônia realizada na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Plano Municipal de Turismo

Sebrae entrega Plano Municipal de Turismo ao prefeito Hildon Chaves

Sebrae entrega Plano Municipal de Turismo ao prefeito Hildon Chaves

Nesta quarta (20), a partir das 9h, na sede do Sebrae em Rondônia, na capital, acontecerá evento que marcará a entrega do Plano Municipal de Turismo

Mil Dias de Gestão: Setur destaca principais ações que impulsionaram turismo de Rondônia para o Brasil

Mil Dias de Gestão: Setur destaca principais ações que impulsionaram turismo de Rondônia para o Brasil

Em mil dias da gestão Estadual, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), promoveu o desenvolvimento econômico

“Viaja Mais Servidor” é impulsionado pelo Governo de Rondônia, consolidando retomada do turismo no Estado

“Viaja Mais Servidor” é impulsionado pelo Governo de Rondônia, consolidando retomada do turismo no Estado

Na consolidação da retomada do turismo no Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), tem impulsionado o