Porto Velho (RO) quinta-feira, 17 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Praça do Conjunto Marechal Rondon atende expectativas


Praça do Conjunto Marechal Rondon atende expectativas - Gente de Opinião

Uma área de lazer construída pela Prefeitura no Conjunto Marechal Rondon, bairro Flodoaldo Pontes Pinto, zona Norte de Porto Velho, está sendo bem aproveitada e cuidada pela população local e moradores do bairro Paraíso, que faz divisa com o conjunto. Principalmente aos finais de tarde, os jovens se reúnem para jogar futebol de salão na quadra, pais levam os filhos pequenos para passear e brincar, enquanto outros preferem a pista de caminhada ou simplesmente sentar nos bancos para conversar.

Inaugurada no dia sete de maio de 2011, a Praça do Entorno foi construída em um brejo, a margem do córrego chamado Canal da Penal. O publicitário Fabiano Roberto da Rocha, que mora no conjunto há 25 anos, recorda que o local era tomado por matagal, escuro e muito perigoso. “Muitas vezes tivemos que chamar a polícia para atender ocorrências de tráfico de droga e prender ladrões e assaltantes. Até estupro aconteceu ai”, afirma.

Lazer e segurança

Na avaliação de Fabiano Rocha, uma das melhores coisas que a gestão do prefeito Roberto Sobrinho fez para os moradores do local foi acabar com o matagal e construir a praça, proporcionando lazer e mais segurança para os moradores. “Agora isso aqui é uma maravilha. A quadra está sendo bem utilizada, as pessoas caminham na pista de manhã, à tarde e à noite, crianças brincam tranquilas e os moradores fazem até piquenique aos finais de semana”, comemora.

Ele acrescenta que o local tornou-se um ponto de encontro da comunidade, proporcionando maior interação entre os moradores. O espaço é utilizado inclusive por membros das igrejas existentes no entorno, que encontram na praça um local ideal para momentos de orações, cânticos e reflexões. “Foi ótimo ter construído esta praça. As famílias aproveitam ao máximo e a comunidade ajuda a cuidar para que não seja depredado”, disse.

A praça é composta de uma quadra poliesportiva, playground, pista para caminhadas, equipamentos para exercícios, iluminação, mesas e bancos, além de ser bem arborizada. Fabiano Rocha afirma que antes da prefeitura construir o espaço, os jovens não tinham local apropriado para praticar esportes. “Nós solicitávamos a quadra da escola do bairro, mas nem sempre éramos atendidos”.

Demandas

O morador declara que a comunidade está muito contente e agradecida, mas para que o zelo pelo local seja ainda maior, solicita instalação de pelo menos dez lixeiras, alambrado ao redor da quadra e pequenos reparos em algumas rachaduras no piso.

Fonte: Augusto José
Foto: Quintela

Mais Sobre Turismo

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Jaci Paraná é um distrito distante cerca de 90 quilômetros da sede, a capital Porto Velho, possui cerca de 18 mil habitantes e foi muito impactado c

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou mais uma capacitação on-line tendo como foco o fortalecimento da economia no período pós-pandemia. O tema tratado

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), assinou a Carta do Turismo na Amazônia durante o primeiro Simpósio de

Setur e Sebrae iniciam parceria para desenvolvimento do Turismo em Rondônia

Setur e Sebrae iniciam parceria para desenvolvimento do Turismo em Rondônia

Em reunião realizada última semana (11), na sede do Sebrae em Porto Velho, o Superintendente da Setur/RO, Gilvan Pereira, foi recepcionado pela di