Sexta-feira, 10 de dezembro de 2010 - 11h30
A prefeitura de Porto Velho recebeu mais um prêmio do Ministério do Turismo, devido aos avanços atingidos no setor, na administração do prefeito Roberto Sobrinho. Dentre as 27 capitais do Brasil, a cidade foi reconhecida como sendo a que obteve o maior desempenho nos indicadores de turismo, dentro do quesito competitividade, no ano de 2010. O prêmio foi entregue com base na pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, José Carlos Gadelha, a pesquisa da FGV analisa um conjunto de 13 dimensões, como a questão ambiental, capacidade empresarial, infraestrutura e atrativos turísticos, dentre outros. “Isso significa que estamos avançando e que temos potencial para desenvolvermos o turismo no município. Por outro lado, a pesquisa indica onde precisamos fazer mais investimentos”, comentou Gadelha.
O prêmio recebido pela prefeitura faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, implantado pelo governo federal através do Ministério do Turismo. O plano aponta 65 destinos indutores, que inclui 27 capitais e outras 38 cidades. “Estudos técnicos foram realizados e apontam que Porto Velho tem capacidade de induzir o turismo na região, devido ao seu grande potencial”, declarou o secretário.
José Carlos Gadelha informa que a prefeitura busca cumprir todas as metas estabelecidas pelo Ministério do Turismo. Como exemplo, destacou a qualificação de gestores que trabalham pelo desenvolvimento do setor na capital. “Foram realizadas três oficinas para capacitação de nosso grupo de gestores, formado por representantes da prefeitura e de outros setores, como agências de viagens, rede hoteleira e faculdades”, afirmou.
Ainda conforme o secretário, a prefeitura, através da Semdestur, está elaborando o Plano Municipal de Turismo, que irá indicar todos os equipamentos de interesse turístico em Porto Velho. Os estudos também vão apontar o perfil do turista que visita o município – quem é ele, de onde vem e porque vem.
Outro prêmio
Em 2009, a prefeitura de Porto Velho recebeu o prêmio de capital que fez melhor uso do sistema de gestão integrada criado pelo Ministério do Turismo, uma ferramenta colocada à disposição das cidades que integram os 65 destinos indutores.
Fonte: Augusto José
Foto: Quintela
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da