Porto Velho (RO) domingo, 15 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Turismo

Porto Velho recebe prêmio do Ministério do Turismo


 
A prefeitura de Porto Velho recebeu mais um prêmio do Ministério do Turismo, devido aos avanços atingidos no setor, na administração do prefeito Roberto Sobrinho. Dentre as 27 capitais do Brasil, a cidade foi reconhecida como sendo a que obteve o maior desempenho nos indicadores de turismo, dentro do quesito competitiPorto Velho recebe prêmio do Ministério do Turismo - Gente de Opiniãovidade, no ano de 2010. O prêmio foi entregue com base na pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, José Carlos Gadelha, a pesquisa da FGV analisa um conjunto de 13 dimensões, como a questão ambiental, capacidade empresarial, infraestrutura e atrativos turísticos, dentre outros. “Isso significa que estamos avançando e que temos potencial para desenvolvermos o turismo no município. Por outro lado, a pesquisa indica onde precisamos fazer mais investimentos”, comentou Gadelha.

O prêmio recebido pela prefeitura faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, implantado pelo governo federal através do Ministério do Turismo. O plano aponta 65 destinos indutores, que inclui 27 capitais e outras 38 cidades. “Estudos técnicos foram realizados e apontam que Porto Velho tem capacidade de induzir o turismo na região, devido ao seu grande potencial”, declarou o secretário.

José Carlos Gadelha informa que a prefeitura busca cumprir todas as metas estabelecidas pelo Ministério do Turismo. Como exemplo, destacou a qualificação de gestores que trabalham pelo desenvolvimento do setor na capital. “Foram realizadas três oficinas para capacitação de nosso grupo de gestores, formado por representantes da prefeitura e de outros setores, como agências de viagens, rede hoteleira e faculdades”, afirmou.

Ainda conforme o secretário, a prefeitura, através da Semdestur, está elaborando o Plano Municipal de Turismo, que irá indicar todos os equipamentos de interesse turístico em Porto Velho. Os estudos também vão apontar o perfil do turista que visita o município – quem é ele, de onde vem e porque vem.

Outro prêmio

Em 2009, a prefeitura de Porto Velho recebeu o prêmio de capital que fez melhor uso do sistema de gestão integrada criado pelo Ministério do Turismo, uma ferramenta colocada à disposição das cidades que integram os 65 destinos indutores.

Fonte: Augusto José
Foto: Quintela


 

Mais Sobre Turismo

Ecoturismo é a preferência de visitantes estrangeiros na região Norte

Ecoturismo é a preferência de visitantes estrangeiros na região Norte

Natureza, ecoturismo e aventura. Essas são as principais motivações dos turistas estrangeiros que visitaram o Norte do Brasil em 2018, de acordo com o

Rondônia tem novo Mapa Turístico aprovado pelo Ministério do Turismo

Rondônia tem novo Mapa Turístico aprovado pelo Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo divulgou, na segunda-feira, 26, no Diário Oficial da União, o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 ci

Monte Gordo, um paraíso para veraneio,  a 322 quilômetros de Lisboa

Monte Gordo, um paraíso para veraneio, a 322 quilômetros de Lisboa

A cidade de Monte Gordo, a 322 quilômetros de Lisboa, é um dos principais destinos turísticos do Algarve. Tornou-se conhecida pelas praias com tempera

Municípios do novo Mapa do Turismo Brasileiro serão validados até 30 de julho

Municípios do novo Mapa do Turismo Brasileiro serão validados até 30 de julho

Os governos estaduais têm até o próximo dia 30 de julho para validar a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, que vem sendo cadastrada n