Porto Velho (RO) domingo, 24 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Porto Velho recebe prêmio do Ministério do Turismo


 
A prefeitura de Porto Velho recebeu mais um prêmio do Ministério do Turismo, devido aos avanços atingidos no setor, na administração do prefeito Roberto Sobrinho. Dentre as 27 capitais do Brasil, a cidade foi reconhecida como sendo a que obteve o maior desempenho nos indicadores de turismo, dentro do quesito competitiPorto Velho recebe prêmio do Ministério do Turismo - Gente de Opiniãovidade, no ano de 2010. O prêmio foi entregue com base na pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, José Carlos Gadelha, a pesquisa da FGV analisa um conjunto de 13 dimensões, como a questão ambiental, capacidade empresarial, infraestrutura e atrativos turísticos, dentre outros. “Isso significa que estamos avançando e que temos potencial para desenvolvermos o turismo no município. Por outro lado, a pesquisa indica onde precisamos fazer mais investimentos”, comentou Gadelha.

O prêmio recebido pela prefeitura faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, implantado pelo governo federal através do Ministério do Turismo. O plano aponta 65 destinos indutores, que inclui 27 capitais e outras 38 cidades. “Estudos técnicos foram realizados e apontam que Porto Velho tem capacidade de induzir o turismo na região, devido ao seu grande potencial”, declarou o secretário.

José Carlos Gadelha informa que a prefeitura busca cumprir todas as metas estabelecidas pelo Ministério do Turismo. Como exemplo, destacou a qualificação de gestores que trabalham pelo desenvolvimento do setor na capital. “Foram realizadas três oficinas para capacitação de nosso grupo de gestores, formado por representantes da prefeitura e de outros setores, como agências de viagens, rede hoteleira e faculdades”, afirmou.

Ainda conforme o secretário, a prefeitura, através da Semdestur, está elaborando o Plano Municipal de Turismo, que irá indicar todos os equipamentos de interesse turístico em Porto Velho. Os estudos também vão apontar o perfil do turista que visita o município – quem é ele, de onde vem e porque vem.

Outro prêmio

Em 2009, a prefeitura de Porto Velho recebeu o prêmio de capital que fez melhor uso do sistema de gestão integrada criado pelo Ministério do Turismo, uma ferramenta colocada à disposição das cidades que integram os 65 destinos indutores.

Fonte: Augusto José
Foto: Quintela


 

Mais Sobre Turismo

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

A prefeitura de Rolim de Moura (RO, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMMADU) está realizando Inventário

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Viajar é sempre uma experiência prazerosa, e é difícil encontrar quem não goste de conhecer novos lugares, fotografar diferentes paisagens e experimen

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu