Quinta-feira, 21 de julho de 2011 - 17h28
Porto Velho já tem um plano municipal para desenvolver o turismo. O documento foi entregue oficialmente ao secretário Agnaldo Nepomuceno, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) e ao coordenador de Turismo do município, Jun Yamamoto, na última quarta feira, 20, durante reunião do Grupo Gestor de Turismo (Gestur). O documento também será encaminhado ao prefeito Roberto Sobrinho.
O estudo foi financiado pelo consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR), por meio do Programa de Apoio às Atividades de Lazer e Turismo, como parte das compensações da hidrelétrica de Jirau que está sendo construída no rio Madeira. Uma empresa foi contratada pelo consórcio para fazer o diagnóstico completo do setor na capital de Rondônia. Foi a primeira vez que um levantamento desse porte foi realizado em Porto Velho.
Com o Plano Municipal de Turismo (PMT), a prefeitura passa a ter um instrumento que possibilitará a organização e estruturação do setor no município, visando o desenvolvimento sustentável do turismo de forma planejada e organizada, voltada à inclusão social, geração de emprego e renda; ampliação da oferta de produtos turísticos de qualidade que valorizem os produtos locais; aumento do fluxo de turistas para a capital; aumento da receita gerada com a atividade e o incremento do Produto Interno Bruto (PIB).
Esse perfil é mostrado no estudo que aponta também a importância da atividade turística para geração de renda e desenvolvimento sustentado, uma vez que o Turismo contribui diretamente com micro e pequena empresas, cumprindo com sua responsabilidade social e econômica, um dos objetivos perseguidos pela prefeitura.
“O gestor municipal terá também como elaborar um planejamento com a finalidade de criar, manter e inovar o produto turístico local, com a participação das partes interessadas. Isso vai permitir também o desenvolvendo de uma política de desenvolvimento sustentável com a criação de oportunidades que possibilitem a melhoria da qualidade de vida da população”, explicou o secretário Agnaldo Nepomuceno.
O secretário aproveitou a ocasião para ressaltar a intenção de Porto Velho ter uma participação de destaque na Expoacre, que acontece no período de 23 e 31 de julho e conclamou o Gestur, formado pela Abrasel, Setur, Abav, Sindhotel, Faculdade São Lucas, Sebrae, Convention & Visitors Bureau, instituições e associações que representam as empresas que prestam serviços turísticos na cidade de Porto Velho, a participar diretamente no evento, demonstrando a força do município e a união em prol do desenvolvimento sócio econômico e turístico.
Fonte: Joel Elias
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da