Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Turismo

Plano Municipal Turismo entregue ao secretário da Semdestur



Porto Velho já tem um plano municipal para desenvolver o turismo. O documento foi entregue oficialmente ao secretário Agnaldo Nepomuceno, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) e ao coordenador de Turismo do município, Jun Yamamoto, na última quarta feira, 20, durante reunião do Grupo Gestor de Turismo (Gestur). OPlano Municipal Turismo entregue ao secretário da Semdestur  - Gente de Opinião documento também será encaminhado ao prefeito Roberto Sobrinho.

O estudo foi financiado pelo consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR), por meio do Programa de Apoio às Atividades de Lazer e Turismo, como parte das compensações da hidrelétrica de Jirau que está sendo construída no rio Madeira. Uma empresa foi contratada pelo consórcio para fazer o diagnóstico completo do setor na capital de Rondônia. Foi a primeira vez que um levantamento desse porte foi realizado em Porto Velho.

Com o Plano Municipal de Turismo (PMT), a prefeitura passa a ter um instrumento que possibilitará a organização e estruturação do setor no município, visando o desenvolvimento sustentável do turismo de forma planejada e organizada, voltada à inclusão social, geração de emprego e renda; ampliação da oferta de produtos turísticos de qualidade que valorizem os produtos locais; aumento do fluxo de turistas para a capital; aumento da receita gerada com a atividade e o incremento do Produto Interno Bruto (PIB).

Esse perfil é mostrado no estudo que aponta também a importância da atividade turística para geração de renda e desenvolvimento sustentado, uma vez que o Turismo contribui diretamente com micro e pequena empresas, cumprindo com sua responsabilidade social e econômica, um dos objetivos perseguidos pela prefeitura.

“O gestor municipal terá também como elaborar um planejamento com a finalidade de criar, manter e inovar o produto turístico local, com a participação das partes interessadas. Isso vai permitir também o desenvolvendo de uma política de desenvolvimento sustentável com a criação de oportunidades que possibilitem a melhoria da qualidade de vida da população”, explicou o secretário Agnaldo Nepomuceno.

O secretário aproveitou a ocasião para ressaltar a intenção de Porto Velho ter uma participação de destaque na Expoacre, que acontece no período de 23 e 31 de julho e conclamou o Gestur, formado pela Abrasel, Setur, Abav, Sindhotel, Faculdade São Lucas, Sebrae, Convention & Visitors Bureau, instituições e associações que representam as empresas que prestam serviços turísticos na cidade de Porto Velho, a participar diretamente no evento, demonstrando a força do município e a união em prol do desenvolvimento sócio econômico e turístico.

Fonte:  Joel Elias

 

Mais Sobre Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu

Ecoturismo é a preferência de visitantes estrangeiros na região Norte

Ecoturismo é a preferência de visitantes estrangeiros na região Norte

Natureza, ecoturismo e aventura. Essas são as principais motivações dos turistas estrangeiros que visitaram o Norte do Brasil em 2018, de acordo com o

Rondônia tem novo Mapa Turístico aprovado pelo Ministério do Turismo

Rondônia tem novo Mapa Turístico aprovado pelo Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo divulgou, na segunda-feira, 26, no Diário Oficial da União, o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 ci