Porto Velho (RO) quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Turismo

Plano Municipal de Turismo discutido em reunião


 
A metodologia para a elaboração do Plano Municipal de Turismo de Porto Velho foi apresentada ao Grupo Gestor do Turismo, nesta segunda-feira, 08, durante uma reunião realizada na secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur). O PMT visa definição de diretrizes para o fomento do turismo sustentável na capital de Rondônia, por meio de um grande trabalho de levantamento, estudo e diagnóstico em todo o município, incluindo os distritos.

O coordenador municipal de Turismo, Jun Alex Yamamoto, classificou este como o momento mais significativo para o setor desde a criação de Porto Velho. De acordo com ele, é a primeira vez que organizam o setor de forma concreta, a fim de que as atividades turísticas passem a ser uma matriz econômica para o município. “Depois de muita discussão e expectativa vamos finalmente elaborar o Plano Municipal de Turismo. E começaremos do zero, mas dentro de seis meses um estudo completo sobre o setor estará pronto, e que ajudará, não só o prefeito Roberto Sobrinho, mas também os futuros prefeitos a trabalhar melhor os projetos destinados para essa área”, disse.

Com o PMT, explicou o coordenador, a prefeitura terá de organizar e estruturar o turismo no município, através do planejamento com a finalidade de criar, manter e inovar o produto turístico, com a participação das partes interessadas, desenvolvendo uma política de desenvolvimento sustentável para a criação de oportunidades e melhor qualidade de vida da população.

Com o plano municipal, explicou Yamamoto, a prefeitura poderá promover o desenvolvimento sustentável do turismo em Porto Velho, de forma planejada e organizada, visando a inclusão social, com a geração de emprego e renda; ampliação da oferta de produtos turísticos de qualidade que valorizem os produtos locais; aumento do fluxo de turistas para a capital; aumento da receita gerada com a atividade e o incremento do Produto Interno Bruto (PIB) do município.

 

Levantamento

O estudo será financiado pelo Consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR), como parte das compensações pela construção da hidrelétrica de Jirau. Os recursos virão do Programa de Apoio às Atividades de Lazer e Turismo, oriundo de um convênio assinado entre a prefeitura de Porto Velho e o consórcio ESBR.

O consultor de turismo, Mário Petrocchi, da empresa responsável pelo estudo, adiantou que o levantamento obedecerá três fases distintas e o objetivo é fazer um amplo diagnóstico do sistema. “Nesse estudo será feito o levantamento do aspecto urbano da cidade, os projetos desenvolvidos pela prefeitura que estão em andamento e os previstos para serem executados, como os das áreas verdes. Na primeira, será feita uma pesquisa qualitativa e quantitativa do mercado. Depois, junto com os empresários do setor, estudaremos a melhor estratégia para tornar o turismo uma atividade econômica rentável”, explicou.

O estudo obedecerá três etapas. Na primeira, será feito o levantamento quantitativo e qualitativo do mercado; na segunda, a elaboração do inventário onde constará o mapeamento dos aspectos turísticos de Porto Velho. A pesquisa será concluída com a realização do Diagnóstico Estrutural Urbanístico.

Fonte Joel Elias
Foto: Medeiros

 

Mais Sobre Turismo

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Viajar é sempre uma experiência prazerosa, e é difícil encontrar quem não goste de conhecer novos lugares, fotografar diferentes paisagens e experimen

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu

Ecoturismo é a preferência de visitantes estrangeiros na região Norte

Ecoturismo é a preferência de visitantes estrangeiros na região Norte

Natureza, ecoturismo e aventura. Essas são as principais motivações dos turistas estrangeiros que visitaram o Norte do Brasil em 2018, de acordo com o