Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Turismo

Peixe e praia, atrações de Jaci-Paraná


Peixe e praia, atrações de Jaci-Paraná - Gente de Opinião

Porto Velho conta com estrutura receptiva, em especial no distrito de Jaci-Paraná, com hospitalidade reconhecida por empresários que se deslocam de seus estados para pescar nos rios Jaci e Madeira. NO dia 1º de setembro acontecerá o Festival de Praia e no dia 2 o Festival da Pesca. Para preparação dos eventos, nessa terça-feira (7) aconteceu uma importante reunião no Hotel Flutuante Jaci, na qual o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Rondônia, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio) e a prefeitura avaliaram as condições de logística com os empresários locais e o administrador do distrito, Sr. Nilton Barbosa da Rosa.

A reunião teve a apresentação de propostas pela consultora executiva da Fecomércio, Cileide de Macedo. Cileide recomendou realizar um mutirão, com professores e alunos, para organizar a coleta seletiva de lixo. Pediu apoio da administração para a retirada do lixo que se encontra espalhado pelas ruas com as máquinas disponíveis, ao que o administrador, Nilton, assentiu, colocando-se à disposição. Nessa oportunidade, ele manifestou sua preocupação com a área de proteção ambiental (APP) que atualmente está sendo utilizada como depósito de detritos. A consultora sugeriu que poderemos visitar a UHE Santo Antônio para buscarmos parceria para a realização da campanha educativa de preservação ambiental e sustentabilidade.

A gerente de projetos da Subsecretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Sindestur), Lidiane Bandeira, agendou as melhores opções de datas para a realização do mutirão nas escolas. Ela confirmou que vai solicitar mais uma máquina à prefeitura para auxiliar na iniciativa.

Com sua característica empreendedora, demonstrada pelas inserções com os empresários, o diretor técnico do Sebrae, Samuel Silva de Almeida, demonstrou as características de atuação do serviço com atividades práticas de acordo com as tendências exigidas pelo mercado. Destacou: “Para conseguirmos trazer renda a Jaci-Paraná, precisamos estabelecer referenciais que apresentem alternativas atraentes para os apreciadores da pesca esportiva e dos turistas em geral. Por essa razão, o Sebrae está aqui com o projeto da pesca esportiva, como já aconteceu quando trouxemos especialista para preparar guias de pesca. Nós pretendemos continuar, agora no apoio aos dois festivais no mês de setembro”. Samuel evidenciou o comportamento prático para se conseguir bons negócios e sugeriu que os empresários do setor de alimentos buscassem criar um prato típico de Jaci-Paraná, com o objetivo de atrair os turistas com originalidade.

Professor de gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Manoel de Jesus Evangelista apresentou a opção de capacitação para chefs de cozinha da rede de hotelaria. O proprietário do hotel flutuante Jaci, Danilo Fernandes Lopes, se interessou pela possibilidade de oferecer um prato com qualidade e que poderá ser criado depois da capacitação do chef Manoel.

Os empresários de hotelaria e nutrição agradeceram e Danilo pediu que um turista pescador, seu hóspede de Minas Gerais, falasse um pouco sobre sua preferência em vir para Rondônia pescar. O engenheiro agronômico e empresário de sementes e insumos, Luciano Toledo, interagiu com o grupo e disse que traz seus clientes porque são pescadores e entendem Porto Velho como um lugar que oferece turismo com satisfação, por fazerem o que gostam. Luciano e outros que vieram têm o local como nova opção de lazer, e a gestão nas instalações e seus empreendedores sabem fidelizar as pessoas, um diferencial que toca e sensibiliza os clientes.

Para mais informações sobre a atuação do Sebrae, acesse o site <www.sebrae.ro> ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae/RO.

Mais Sobre Turismo

MTur reabre inscrições para curso gratuito de atendimento ao turista para todo o Brasil

MTur reabre inscrições para curso gratuito de atendimento ao turista para todo o Brasil

Trabalhadores que já atuam ou pretendem ingressar no setor turístico terão uma nova chance de aprimorar conhecimentos, melhorar o currículo e contribu

Rondônia mostrará ao Brasil suas potencialidades turísticas, até mesmo aquelas desconhecidas da sua própria população

Rondônia mostrará ao Brasil suas potencialidades turísticas, até mesmo aquelas desconhecidas da sua própria população

Rondônia fará o mesmo que os peruanos: mostrará ao Brasil suas potencialidades turísticas, até mesmo aquelas desconhecidas da sua própria população. O

Debates sobre turismo sustentável marcam Fórum Internacional realizado no TCE-RO

Debates sobre turismo sustentável marcam Fórum Internacional realizado no TCE-RO

Workshops, apresentações e debates marcaram o 1º Fórum Internacional de Turismo de Rondônia, realizado nessa quarta-feira (10), no auditório do Tribun

I Fórum Internacional do Turismo em Rondônia

I Fórum Internacional do Turismo em Rondônia

O Sebrae em Rondônia tem trabalhado com as atividades de apoio ao turismo, o programa Sport Fishing, que tem o Sebrae como apoiador, é um dos pontos f