Porto Velho (RO) sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
×
Gente de Opinião

Turismo

Peixe e praia, atrações de Jaci-Paraná


Peixe e praia, atrações de Jaci-Paraná - Gente de Opinião

Porto Velho conta com estrutura receptiva, em especial no distrito de Jaci-Paraná, com hospitalidade reconhecida por empresários que se deslocam de seus estados para pescar nos rios Jaci e Madeira. NO dia 1º de setembro acontecerá o Festival de Praia e no dia 2 o Festival da Pesca. Para preparação dos eventos, nessa terça-feira (7) aconteceu uma importante reunião no Hotel Flutuante Jaci, na qual o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Rondônia, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio) e a prefeitura avaliaram as condições de logística com os empresários locais e o administrador do distrito, Sr. Nilton Barbosa da Rosa.

A reunião teve a apresentação de propostas pela consultora executiva da Fecomércio, Cileide de Macedo. Cileide recomendou realizar um mutirão, com professores e alunos, para organizar a coleta seletiva de lixo. Pediu apoio da administração para a retirada do lixo que se encontra espalhado pelas ruas com as máquinas disponíveis, ao que o administrador, Nilton, assentiu, colocando-se à disposição. Nessa oportunidade, ele manifestou sua preocupação com a área de proteção ambiental (APP) que atualmente está sendo utilizada como depósito de detritos. A consultora sugeriu que poderemos visitar a UHE Santo Antônio para buscarmos parceria para a realização da campanha educativa de preservação ambiental e sustentabilidade.

A gerente de projetos da Subsecretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Sindestur), Lidiane Bandeira, agendou as melhores opções de datas para a realização do mutirão nas escolas. Ela confirmou que vai solicitar mais uma máquina à prefeitura para auxiliar na iniciativa.

Com sua característica empreendedora, demonstrada pelas inserções com os empresários, o diretor técnico do Sebrae, Samuel Silva de Almeida, demonstrou as características de atuação do serviço com atividades práticas de acordo com as tendências exigidas pelo mercado. Destacou: “Para conseguirmos trazer renda a Jaci-Paraná, precisamos estabelecer referenciais que apresentem alternativas atraentes para os apreciadores da pesca esportiva e dos turistas em geral. Por essa razão, o Sebrae está aqui com o projeto da pesca esportiva, como já aconteceu quando trouxemos especialista para preparar guias de pesca. Nós pretendemos continuar, agora no apoio aos dois festivais no mês de setembro”. Samuel evidenciou o comportamento prático para se conseguir bons negócios e sugeriu que os empresários do setor de alimentos buscassem criar um prato típico de Jaci-Paraná, com o objetivo de atrair os turistas com originalidade.

Professor de gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Manoel de Jesus Evangelista apresentou a opção de capacitação para chefs de cozinha da rede de hotelaria. O proprietário do hotel flutuante Jaci, Danilo Fernandes Lopes, se interessou pela possibilidade de oferecer um prato com qualidade e que poderá ser criado depois da capacitação do chef Manoel.

Os empresários de hotelaria e nutrição agradeceram e Danilo pediu que um turista pescador, seu hóspede de Minas Gerais, falasse um pouco sobre sua preferência em vir para Rondônia pescar. O engenheiro agronômico e empresário de sementes e insumos, Luciano Toledo, interagiu com o grupo e disse que traz seus clientes porque são pescadores e entendem Porto Velho como um lugar que oferece turismo com satisfação, por fazerem o que gostam. Luciano e outros que vieram têm o local como nova opção de lazer, e a gestão nas instalações e seus empreendedores sabem fidelizar as pessoas, um diferencial que toca e sensibiliza os clientes.

Para mais informações sobre a atuação do Sebrae, acesse o site <www.sebrae.ro> ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae/RO.

Mais Sobre Turismo

CONETUR: Começa o mutirão de limpeza em Jacy-Paraná

CONETUR: Começa o mutirão de limpeza em Jacy-Paraná

Começou na manhã de segunda-feira 26.11 o Mutirão da Limpeza do distrito de Jacy-Paraná. Até a próxima sexta-feira 30 de novembro, as principais rua

Projeto quer tornar Porto Velho a capital nacional da pesca esportiva

Projeto quer tornar Porto Velho a capital nacional da pesca esportiva

Estratégias de divulgação e fortalecimento do ‘Porto Velho Sport Fishing’, projeto quer tornar Porto Velho a capital nacional da pesca esportiva, fo

Conetur conclui mais um curso de aperfeiçoamento de cozinheiros

Conetur conclui mais um curso de aperfeiçoamento de cozinheiros

O Conselho Empresarial de Turismo - Conetur, o Sistema Fecomércio/Senac e Sebrae, concluíram mais um Curso de Aperfeiçoamento de Cozinheiros voltado

Conetur participa de reunião sobre Turismo de Fronteira, na CNC

Conetur participa de reunião sobre Turismo de Fronteira, na CNC

O Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade do Estado de Rondônia (Conetur) participa do grupo de trabalho criado pela Confederação Nacional do