Quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 - 06h04
Depois de anos relegado a um segundo plano, o setor turístico começa, finalmente a engatinhar em Porto Velho. O ponto de partida foi à inauguração, pelo prefeito Roberto Sobrinho, do Centro de Atendimento ao Turista, no aeroporto internacional Jorge Teixeira de Oliveira, cuja sala ainda carece de folders e demais materiais atualizados para que a finalidade seja bem sucedida.
O início ainda é tímido e a prefeitura da capital poderia estender alguma coisa parecida pra impulsionar o setor, na rodoviária de Porto Velho e no futuro terminal fluvial de passageiros, em fase de conclusão a beira do Rio Madeira, na região do Cai N’água. Uma área, diga-se de passagem, começa a ser urbanizada.
Para começar a vender o turismo no município de Porto Velho, cujas maiores atrações são, além da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vários monumentos históricos e religiosos como a catedral urge pelo menos algum material ilustrativo atualizado para atender aqueles que desembarcam em Rondônia para conhecer também as obras das usinas hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau.
Nos domínios do município, também temos imagens exuberantes da natureza para mostrar. Desde o espetacular Lago do Cuniã, ao encontro das águas do Rio Jamari com o Madeirão, na altura de São Carlos, no Baixo Madeira. No próprio Distrito temos uma tradicional festa religiosa, a procissão fluvial de Nossa Senhora Aparecida.
Melhor seria um trabalho conjunto e integrado com a Superintendência de Turismo –Setur do governo do estado. Nos últimos governos, devido as rivalidades tribais entre governadores e prefeitos de Porto Velho, não foi possível estabelecer nenhuma parceria. O governador Confúcio Moura, recém empossado, mostra a cabeça mais aberta para esta relação entre estado municípios.
O entrosamento entre os órgãos turísticos do estado e do município será fundamental para o setor deslanchar. As ações podem ser conjuntas até no atendimento junto ao aeroporto, na rodoviária e no terminal fluvial.
A rede hoteleira esta em franca expansão e pelo menos três hotéis de grande porte estão em construção na capital, portanto, em plenas condições para atender a demanda.
![]() |
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia
O estado mostrou sua força em uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que já nos dois primeiros dias desta edição recebeu mais de 31.90
Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro
Nesta sexta-feira (10) encerrou-se a Abav Expo 2025, a maior feira do setor de turismo da América Latina, realizada no Expo Center, no Rio de Janeir
Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo
Rondônia conquistou o 3º lugar no ranking nacional do Prêmio Mérito & Talento, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais
Governo de RO reforça potencial turístico do estado durante lançamento da Marca da Amazônia
Internacional, o governo de Rondônia participou na quarta-feira (8), do lançamento da Marca da Amazônia, iniciativa que tem como objetivo promover a