Quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 - 06h04
Depois de anos relegado a um segundo plano, o setor turístico começa, finalmente a engatinhar em Porto Velho. O ponto de partida foi à inauguração, pelo prefeito Roberto Sobrinho, do Centro de Atendimento ao Turista, no aeroporto internacional Jorge Teixeira de Oliveira, cuja sala ainda carece de folders e demais materiais atualizados para que a finalidade seja bem sucedida.
O início ainda é tímido e a prefeitura da capital poderia estender alguma coisa parecida pra impulsionar o setor, na rodoviária de Porto Velho e no futuro terminal fluvial de passageiros, em fase de conclusão a beira do Rio Madeira, na região do Cai N’água. Uma área, diga-se de passagem, começa a ser urbanizada.
Para começar a vender o turismo no município de Porto Velho, cujas maiores atrações são, além da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vários monumentos históricos e religiosos como a catedral urge pelo menos algum material ilustrativo atualizado para atender aqueles que desembarcam em Rondônia para conhecer também as obras das usinas hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau.
Nos domínios do município, também temos imagens exuberantes da natureza para mostrar. Desde o espetacular Lago do Cuniã, ao encontro das águas do Rio Jamari com o Madeirão, na altura de São Carlos, no Baixo Madeira. No próprio Distrito temos uma tradicional festa religiosa, a procissão fluvial de Nossa Senhora Aparecida.
Melhor seria um trabalho conjunto e integrado com a Superintendência de Turismo –Setur do governo do estado. Nos últimos governos, devido as rivalidades tribais entre governadores e prefeitos de Porto Velho, não foi possível estabelecer nenhuma parceria. O governador Confúcio Moura, recém empossado, mostra a cabeça mais aberta para esta relação entre estado municípios.
O entrosamento entre os órgãos turísticos do estado e do município será fundamental para o setor deslanchar. As ações podem ser conjuntas até no atendimento junto ao aeroporto, na rodoviária e no terminal fluvial.
A rede hoteleira esta em franca expansão e pelo menos três hotéis de grande porte estão em construção na capital, portanto, em plenas condições para atender a demanda.
![]() |
Fonte: Carlos Sperança - [email protected]
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”
A prefeitura de Rolim de Moura (RO, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMMADU) está realizando Inventário
Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores
Viajar é sempre uma experiência prazerosa, e é difícil encontrar quem não goste de conhecer novos lugares, fotografar diferentes paisagens e experimen
Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo
O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste
Programa Investe Turismo chega em Rondônia
O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu