Quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 - 06h04
Depois de anos relegado a um segundo plano, o setor turístico começa, finalmente a engatinhar em Porto Velho. O ponto de partida foi à inauguração, pelo prefeito Roberto Sobrinho, do Centro de Atendimento ao Turista, no aeroporto internacional Jorge Teixeira de Oliveira, cuja sala ainda carece de folders e demais materiais atualizados para que a finalidade seja bem sucedida.
O início ainda é tímido e a prefeitura da capital poderia estender alguma coisa parecida pra impulsionar o setor, na rodoviária de Porto Velho e no futuro terminal fluvial de passageiros, em fase de conclusão a beira do Rio Madeira, na região do Cai N’água. Uma área, diga-se de passagem, começa a ser urbanizada.
Para começar a vender o turismo no município de Porto Velho, cujas maiores atrações são, além da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vários monumentos históricos e religiosos como a catedral urge pelo menos algum material ilustrativo atualizado para atender aqueles que desembarcam em Rondônia para conhecer também as obras das usinas hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau.
Nos domínios do município, também temos imagens exuberantes da natureza para mostrar. Desde o espetacular Lago do Cuniã, ao encontro das águas do Rio Jamari com o Madeirão, na altura de São Carlos, no Baixo Madeira. No próprio Distrito temos uma tradicional festa religiosa, a procissão fluvial de Nossa Senhora Aparecida.
Melhor seria um trabalho conjunto e integrado com a Superintendência de Turismo –Setur do governo do estado. Nos últimos governos, devido as rivalidades tribais entre governadores e prefeitos de Porto Velho, não foi possível estabelecer nenhuma parceria. O governador Confúcio Moura, recém empossado, mostra a cabeça mais aberta para esta relação entre estado municípios.
O entrosamento entre os órgãos turísticos do estado e do município será fundamental para o setor deslanchar. As ações podem ser conjuntas até no atendimento junto ao aeroporto, na rodoviária e no terminal fluvial.
A rede hoteleira esta em franca expansão e pelo menos três hotéis de grande porte estão em construção na capital, portanto, em plenas condições para atender a demanda.
![]() |
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da