Porto Velho (RO) segunda-feira, 14 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Oficina ensina preparo de pratos à base de peixe


Oficina ensina preparo de pratos à base de peixe - Gente de Opinião
Uma das atrações da quinta edição da Rondônia Rural Show, feira de agronegócios que acontece em Ji-Paraná até este sábado (28), é a oficina de gastronomia e filetagem de pescado. A capacitação é oferecida pelo Sebrae para cozinheiros, donos de bares, restaurantes e hotéis da região. Ao todo, 25 pessoas aprendem diariamente os segredos da culinária à base de espécies nativas da região como tambaqui e pirarucu.

Pelo segundo ano consecutivo, a chefe de cozinha Cléo Rossetti é a instrutora da oficina. Professora de gastronomia em várias instituições de ensino superior se diz apaixonada por Rondônia, aonde desde 2006 vem ministrando capacitações e consultorias sobre culinária. Desta vez, trouxe material didático exclusivo com receitas de pratos para fazer com os dois peixes mais consumidos no Estado.

“A intenção dessa oficina é mostrar para o dono de um pequeno negócio culinário que ele pode fazer muito mais que só costelinhas, assados inteiro ou frito inteiro. Estamos desenvolvendo uma grande diversidade de novas opções como bolinhos, nuggets, sushi, sashimi, molhos, em fim, produtos que vão fazer a diferença em qualquer cozinha”, explica.

Além da confecção de pratos, o que vem chamando a atenção na oficina, são as técnicas de aproveitamento do pescado e também de filetagem, ou seja, fazer tiras finas com a carne do peixe. Cléo também explicou o passo-a-passo para retirar a maioria das espinhas do tambaqui e também a extração da polpa. O reaproveitamento, lembra, acontece até com o couro.

“Hoje não se perde nada dessas duas espécies. Quem aprende a fazer esse aproveitamento ganha duas vezes: na economia de material e da diversificação de novos produtos”, enfatiza.

O empresário Gleizer Castanheiras, dono de um restaurante de comidas orientais em Ouro Preto do Oeste, é um dos participantes da oficina. Entusiasta do trabalho do Sebrae na região, disse que está sendo repassado pela chefe será vital para o crescimento de seu negócio.

“Sabíamos fazer muitos pratos, mas essa filetagem, a retirada dos espinhos e demais técnicas de processamento, de aproveitamento e de cortes nós ainda não sabíamos. É isso que é importante. A partir dessa capacitação vamos agregar mais valor aos nossos produtos e diversificar ainda mais. Queremos levar essa oficina para nossa região, que tem um potencial turístico especial”, argumenta.

Para saber mais sobre a Rondônia Rural Show e sua programação, acesse www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800.
 

Fonte: Denis Farias

Mais Sobre Turismo

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Jaci Paraná é um distrito distante cerca de 90 quilômetros da sede, a capital Porto Velho, possui cerca de 18 mil habitantes e foi muito impactado c

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou mais uma capacitação on-line tendo como foco o fortalecimento da economia no período pós-pandemia. O tema tratado

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), assinou a Carta do Turismo na Amazônia durante o primeiro Simpósio de

Setur e Sebrae iniciam parceria para desenvolvimento do Turismo em Rondônia

Setur e Sebrae iniciam parceria para desenvolvimento do Turismo em Rondônia

Em reunião realizada última semana (11), na sede do Sebrae em Porto Velho, o Superintendente da Setur/RO, Gilvan Pereira, foi recepcionado pela di