Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Ocupação de hotéis no Rio para o carnaval chega a 82%



Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil

Mais de 82% dos quartos de hotéis do Rio de Janeiro já estão reservados para o carnaval. O número é 35% maior que registrado no mesmo período do ano passado. Os dados são da prévia da pesquisa de ocupação hoteleira para o período, divulgada hoje (3) pela Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ).

A expectativa da entidade é que a ocupação chegue a 85% este ano. De acordo com o presidente da Abih-RJ, Alfredo Lopes, cerca de 70% dos hóspedes vêm de outras cidades do Brasil.

“Com a crise internacional e o dólar alto, as viagens internas se tornam mais atrativas, o que certamente impactou no incremento da procura, mas vale lembrar que a cidade ganhou quase 20 mil quartos de hotel do início de 2015 para cá, então, podemos considerar um excelente desempenho.”

Todos os bairros apresentam ocupação superior a 70%, com destaque para Ipanema e Leblon, que já registram mais de 90% dos quartos ocupados; e Copacabana e Leme, com 86% de reservas. Também na zona sul, os bairros do Flamengo e de Botafogo registram 84,04% de ocupação para o carnaval, seguidos pelo Centro, com 78,13%, e pela Barra da Tijuca, com 71,86%.

Na análise por categoria, os hotéis de três e quatro estrelas têm a preferência dos turistas, com 82,93% dos quartos ocupados. Os cinco estrelas têm 71,87% de ocupação até o momento.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Potencialidades e atrativos naturais do estado são destacados pelo governo de RO em evento internacional

Potencialidades e atrativos naturais do estado são destacados pelo governo de RO em evento internacional

O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,

Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário

Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário

A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários

Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira

Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira

Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma

Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho

Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho

Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)