Quinta-feira, 22 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Novo plano de marketing do turismo para atrair estrangeiros é lançado no Rio

Projeto foi assinado pelo ministro do Turismo e presidentes do Sebrae e da Embratur no Visit Brasil Summit; a escritora Conceição Evaristo fez palestra magna no evento


 Presidente da Embratur Marcelo Freixo, Ministro do Turismo Celso Sabino e Presidente do Sebrae Nacional Décio Lima, no evento Visit Brasil Summit, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro.  - Gente de Opinião
Presidente da Embratur Marcelo Freixo, Ministro do Turismo Celso Sabino e Presidente do Sebrae Nacional Décio Lima, no evento Visit Brasil Summit, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro.

O Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil para o período de 2025 a 2028 foi lançado nesta segunda-feira (19) no Rio de Janeiro. O ministro do Turismo, Celso Sabino; o presidente do Sebrae, Décio Lima; e o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, revisaram o documento que traça as estratégias para reposicionar a identidade do país e fortalecer os destinos brasileiros no mundo. O novo projeto sucede ao Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos.

Também chamada de Plano Brasis, a nova estratégia traz a mensagem de um país diverso em sua pluralidade de povos, culturas, histórias e biomas. O documento foi lançado na abertura do Visit Brasil Summit, iniciativa inédita da Embratur, em parceria com o Sebrae, realizada no Museu do Amanhã no Rio, onde ocorre uma série de painéis e debates com autoridades, especialistas e referências culturais, ambientais e do turismo.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou o protagonismo do Brasil na pauta global da sustentabilidade e ressaltou a importância dos empreendedores e empreendedoras que movimentam diariamente o setor do turismo em suas diversas formas de atuação.

Novo plano de marketing do turismo para atrair estrangeiros é lançado no Rio - Gente de Opinião

“As micro e pequenas empresas representam 97% do setor do turismo no Brasil. Portanto, o Sebrae está nessa agenda, que já se mostra revolucionário no potencial de gerar emprego e renda no país, que é o único no mundo que possui seis biomas. O turismo no Brasil precisa, cada vez mais, ter visibilidade, que é justamente a proposta do lançamento deste plano”, afirmou Décio. Segundo dados oficiais, o turismo responde por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Em 2024, o movimento de turistas internacionais gerou US$ 7,3 bilhões no país.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou a visão atual do turismo de propulsor de uma economia limpa. "Qual produto da pauta de exportação brasileira deixa quase US$ 8 bilhões no país de forma sustentável? Não tem", questionou Freixo. O ministro do Turismo, Celso Sabino, também destacou os avanços da imagem do Brasil no exterior no atual governo, o que reforça o turismo. “O Brasil voltou a ser visto como um país que tem estabilidade política, econômica, social e financeira”, assegurou.

A escritora Conceição Evaristo esteve no ato de assinatura do plano e, em seguida, deu uma palestra magna intitulada “O Futuro do Turismo é Ancestral”. Ela falou sobre as interseccionalidades entre as vivências do povo brasileiro em sua diversidade e a atividade do turismo.

Conceição, que tem projeção internacional como escritora, cunhou o termo “escrevivência” como uma escrita transmitida de vozes coletivas que foram ignoradas ou silenciadas. Ela recebeu um quadro com o manifesto do Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil das mãos de Décio Lima e Marcelo Freixo.

Estiveram também na abertura do Visit Brasil Summit o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; e o substituto do ministro da Cultura, Márcio Tavares; a empreendedora social reconhecida pelo trabalho de base em comunidades indígenas e quilombolas Adriane Lanawa; a vice-presidente executiva do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Virginia Messina; e a representante do Turismo no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, Jeanine Pires.

Em Rondônia, o Sebrae tem promovido ações estratégicas em parceria com outros atores do setor, com foco no planejamento e alinhamento de iniciativas que fortalecem o turismo local. O objetivo é fomentar a atividade, valorizar o destino e prepará-lo para receber turistas estrangeiros de forma estruturada e atrativa.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia destaca suas riquezas naturais na maior Feira de Turismo da Europa

Rondônia destaca suas riquezas naturais na maior Feira de Turismo da Europa

O governo de Rondônia marcou presença na 35ª edição da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), um dos maiores eventos do turismo mundial, proporc

Rondônia é apresentada em evento internacional de turismo e negócios

Rondônia é apresentada em evento internacional de turismo e negócios

Rondônia está sendo destaque em evento internacional ao representar o Norte do Brasil por meio das Rotas Amazônicas Integradas durante a Edição Euro

Turismo em destaque: Rondônia lança  Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva

Turismo em destaque: Rondônia lança Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva

A convite da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Cleib Filho, CEO da Jalapão 100 Limites e 100 Limites Expedições, participará de u

Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo

Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo

Com o intuito de fortalecer a proposta de promover as potencialidades turísticas, fomentando o desenvolvimento do setor, o governador de Rondônia, M

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)