Terça-feira, 20 de maio de 2025 - 11h45
O
Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil para o período de 2025 a
2028 foi lançado nesta segunda-feira (19) no Rio de Janeiro. O ministro do
Turismo, Celso Sabino; o presidente do Sebrae, Décio Lima; e o presidente da
Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo
Freixo, revisaram o documento que traça as estratégias para reposicionar a
identidade do país e fortalecer os destinos brasileiros no mundo. O novo
projeto sucede ao Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos.
Também chamada de Plano Brasis, a nova estratégia traz a mensagem de um país diverso em sua pluralidade de povos, culturas, histórias e biomas. O documento foi lançado na abertura do Visit Brasil Summit, iniciativa inédita da Embratur, em parceria com o Sebrae, realizada no Museu do Amanhã no Rio, onde ocorre uma série de painéis e debates com autoridades, especialistas e referências culturais, ambientais e do turismo.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou o protagonismo do Brasil na pauta global da sustentabilidade e ressaltou a importância dos empreendedores e empreendedoras que movimentam diariamente o setor do turismo em suas diversas formas de atuação.
“As micro e pequenas empresas representam 97% do setor do turismo no Brasil. Portanto, o Sebrae está nessa agenda, que já se mostra revolucionário no potencial de gerar emprego e renda no país, que é o único no mundo que possui seis biomas. O turismo no Brasil precisa, cada vez mais, ter visibilidade, que é justamente a proposta do lançamento deste plano”, afirmou Décio. Segundo dados oficiais, o turismo responde por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Em 2024, o movimento de turistas internacionais gerou US$ 7,3 bilhões no país.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou a visão atual do turismo de propulsor de uma economia limpa. "Qual produto da pauta de exportação brasileira deixa quase US$ 8 bilhões no país de forma sustentável? Não tem", questionou Freixo. O ministro do Turismo, Celso Sabino, também destacou os avanços da imagem do Brasil no exterior no atual governo, o que reforça o turismo. “O Brasil voltou a ser visto como um país que tem estabilidade política, econômica, social e financeira”, assegurou.
A escritora Conceição Evaristo esteve no ato de assinatura do plano e, em seguida, deu uma palestra magna intitulada “O Futuro do Turismo é Ancestral”. Ela falou sobre as interseccionalidades entre as vivências do povo brasileiro em sua diversidade e a atividade do turismo.
Conceição, que tem projeção internacional como escritora, cunhou o termo “escrevivência” como uma escrita transmitida de vozes coletivas que foram ignoradas ou silenciadas. Ela recebeu um quadro com o manifesto do Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil das mãos de Décio Lima e Marcelo Freixo.
Estiveram também na abertura do Visit Brasil Summit o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; e o substituto do ministro da Cultura, Márcio Tavares; a empreendedora social reconhecida pelo trabalho de base em comunidades indígenas e quilombolas Adriane Lanawa; a vice-presidente executiva do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Virginia Messina; e a representante do Turismo no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, Jeanine Pires.
Em Rondônia, o Sebrae tem promovido ações estratégicas em parceria com outros atores do setor, com foco no planejamento e alinhamento de iniciativas que fortalecem o turismo local. O objetivo é fomentar a atividade, valorizar o destino e prepará-lo para receber turistas estrangeiros de forma estruturada e atrativa.
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da