Segunda-feira, 8 de maio de 2017 - 18h14
O Dia Nacional do Turismo é uma celebração recente no calendário brasileiro. Instituída em 2012 e incluída no calendário oficial do país, aproveitando a data a Superintendência Estadual de Turismo(Setur) destaca os principais destinos de Rondônia para quem quer aproveitar o momento, planeja passear ou está procurando viagens interessantes.
Rondônia é um paraíso de belezas naturais, abriga no Rio Madeira a maior ictiofauna do planeta, com mais de 800 espécies de peixes cadastradas pela Universidade Federal de Rondônia, atraindo pesquisadores e também os amantes da pesca esportiva. O Vale do Guaporé também atrai os praticantes da pesca esportiva.
Além da pesca, os visitantes podem usufruir de diversas atividades turísticas, como praias, trilhas, embarcações temáticas e pousadas, que recebem milhares de turistas todos os anos, em localidades paradisíacas, como o Cabixi, Pimenteiras do Oeste, Porto Rolim (distrito de Alta Floresta do Oeste), São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Costa Marques.
Para o turismo de negócios, o estado é o destino certo com as feiras agropecuárias que se iniciam no mês de maio, a exemplo da Rondônia Rural Show, que ocorre em Ji-Paraná, de 24 a 27 de maio favorecendo o turismo de negócios movimentando mais de R$ 1 bilhão durante três dias.
Outra excelente opção é conhecer o maior forte do Brasil, o Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques, a 713km da capital, considerado uma das maiores obras da engenharia militar portuguesa do Século XVII. Ainda falando de história em Porto Velho, no largo da Igreja de Santo Antônio existe o Memorial Rondon aberto de terça a domingo, das 10h às 16h, que mantém exposição permanente sobre a vida do sertanista Cândido Mariano da Silva Rondon com projeção de documentários audiovisuais, fotos raras e objetos usados por ele que somam mais de 400 itens. Uma das principais curiosidades do espaço é o funcionamento de dois raros aparelhos de telégrafo nos quais os visitantes podem trocar mensagens e entender a magia da linguagem Morse.
A peculiaridade da gastronomia de Rondônia é marcada pelos sabores exóticos do tempero amazônico. O turista não pode perder a oportunidade de experimentar o “Pirarucu Rondon”, iguaria reconhecida oficialmente pela Setur como prato típico de Porto Velho.
Cultura, aventura, esporte, descanso. Rondônia possui um manancial de atrativos como a festa de Bois-Bumbá em Guajará Mirim e Vila de Nazaré, quadrilhas como o Arraial Flor do Maracujá e Teatro Estadual Palácio das Artes em Porto Velho, manifestações indígenas e folclóricas na região do Baixo Rio Madeira, passeio de caiaque no Rio das Garças em Porto Velho, voo-livre no Morro Chico Mendes e Vale das Cachoeiras, em Ouro Preto do Oeste.
Visite Rondônia e maravilhe-se com os encantos da natureza e a variedade de atrações oferecidas.
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da