Porto Velho (RO) terça-feira, 19 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

No dia nacional do turismo, Setur destaca principais destinos de Rondônia


  No dia nacional do turismo, Setur destaca principais destinos de Rondônia - Gente de Opinião

O Dia Nacional do Turismo é uma celebração recente no calendário brasileiro. Instituída em 2012 e incluída no calendário oficial do país, aproveitando a data a Superintendência Estadual de Turismo(Setur) destaca os principais destinos de Rondônia para quem quer aproveitar o momento, planeja passear ou está procurando viagens interessantes.

Rondônia é um paraíso de belezas naturais, abriga no Rio Madeira a maior ictiofauna do planeta, com mais de 800 espécies de peixes cadastradas pela Universidade Federal de Rondônia, atraindo pesquisadores e também os amantes da pesca esportiva. O Vale do Guaporé também atrai os praticantes da pesca esportiva.

Além da pesca, os visitantes podem usufruir de diversas atividades turísticas, como praias, trilhas, embarcações temáticas e pousadas, que recebem milhares de turistas todos os anos, em localidades paradisíacas, como o Cabixi, Pimenteiras do Oeste, Porto Rolim (distrito de Alta Floresta do Oeste), São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Costa Marques.

Para o turismo de negócios, o estado é o destino certo com as feiras agropecuárias que se iniciam no mês de maio, a exemplo da Rondônia Rural Show, que ocorre em Ji-Paraná, de 24 a 27 de maio favorecendo o turismo de negócios movimentando mais de R$ 1 bilhão durante três dias.

Outra excelente opção é conhecer o maior forte do Brasil, o Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques, a 713km da capital, considerado uma das maiores obras da engenharia militar portuguesa do Século XVII. Ainda falando de história em Porto Velho, no largo da Igreja de Santo Antônio existe o Memorial Rondon aberto de terça a domingo, das 10h às 16h, que mantém exposição permanente sobre a vida do sertanista Cândido Mariano da Silva Rondon com projeção de documentários audiovisuais, fotos raras e objetos usados por ele que somam mais de 400 itens. Uma das principais curiosidades do espaço é o funcionamento de dois raros aparelhos de telégrafo nos quais os visitantes podem trocar mensagens e entender a magia da linguagem Morse.

A peculiaridade da gastronomia de Rondônia é marcada pelos sabores exóticos do tempero amazônico. O turista não pode perder a oportunidade de experimentar o “Pirarucu Rondon”, iguaria reconhecida oficialmente pela Setur como prato típico de Porto Velho.

Cultura, aventura, esporte, descanso. Rondônia possui um manancial de atrativos como a festa de Bois-Bumbá em Guajará Mirim e Vila de Nazaré, quadrilhas como o Arraial Flor do Maracujá e Teatro Estadual Palácio das Artes em Porto Velho, manifestações indígenas e folclóricas na região do Baixo Rio Madeira, passeio de caiaque no Rio das Garças em Porto Velho, voo-livre no Morro Chico Mendes e Vale das Cachoeiras, em Ouro Preto do Oeste.

Visite Rondônia e maravilhe-se com os encantos da natureza e a variedade de atrações oferecidas.

Mais Sobre Turismo

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

A prefeitura de Rolim de Moura (RO, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMMADU) está realizando Inventário

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Viajar é sempre uma experiência prazerosa, e é difícil encontrar quem não goste de conhecer novos lugares, fotografar diferentes paisagens e experimen

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu