Porto Velho (RO) segunda-feira, 19 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Turismo

Ministro da Cultura visita Rondônia e conhece o Forte Príncipe da Beira


Ministro da Cultura visita Rondônia e conhece o Forte Príncipe da Beira - Gente de Opinião

Rondônia recebeu na última sexta-feira (18) o Seminário Cultura Gera Futuro, programa do Ministério da Cultura que percorre os estados brasileiros com objetivo de qualificar e orientar produtores e possíveis patrocinadores sobre as oportunidades de investimento e financiamento a projetos culturais. O ministro Sérgio Sá Leitão esteve na Capital para a abertura do evento, que contou com a presença do governador Daniel Pereira, do senador Valdir Raupp e da deputada Marinha Raupp. A parlamentar convidou o ministro para conhecer o Forte Príncipe da Beira.

"Estou feliz em estar aqui e em me colocar à disposição para que possamos realizar ações em conjunto. Quero agradecer muito a deputada Marinha Raupp pela recepção calorosa, ela que é responsável por estarmos aqui fazendo esse seminário, uma grande entusiasta da cultura. Precisamos muito do seu trabalho e do senador Raupp em favor da cultura em Brasília”, disse o ministro na abertura do evento.

O ministro trouxe muita informação sobre a situação de projetos para Rondônia. Entre as novidades, a criação da Secretaria de Direito Autoral, a análise do tombamento da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e a inclusão do Forte Príncipe da Beira como patrimônio histórico da humanidade.

Para Marinha Raupp, essa foi uma grande oportunidade para Rondônia. A parlamentar destacou o potencial turístico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e do Forte Príncipe da Beira, que necessitam ser revitalizados. Deixou claro que Rondônia precisa de outros investimentos como apoio à produção teatral "O Homem de Nazaré", as festas tradicionais como Flor do Maracujá, Festa do Divino Espirito Santo, entre outras.

“O objetivo desta visita é buscar recursos para a área da cultura e estamos felizes porque ele nos acenou de forma muito positiva. A expectativa é que sesse encontro saíam em importantes parcerias para Rondônia ”.

Em Costa Marques, o ministro destacou que o Forte Príncipe da Beira pertence a um conjunto de fortificações do período colonial brasileiro e que o Ministério da Cultura apresentou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para receber o título de patrimônio da humanidade.

"Temos vinculado nossas ações no campo do patrimônio histórico. Há projetos de uso sustentável desses imóveis, aqui no caso do Forte Príncipe da Beira. É importante dizer que estamos na reta final da candidatura do Forte à patrimônio histórico da humanidade, com a certeza que teremos um final feliz".

O governador Daniel Pereira fez questão de ressaltar o trabalho desenvolvido pela deputada Marinha e senador Raupp na captação de parceiros e no fortalecimento da cultura de Rondônia. "Hoje ficamos muito felizes com esse trabalho coletivo onde todo puderam conferir essa que é uma das belezas amazônicas e que foi um dos maiores desafios da arquitetura da humanidade. Quero agradecer esse casal que de forma especial cuida verdadeiramente da cultura e do turismo de Rondônia".

Também acompanharam a visita ao Forte Príncipe da Beira a secretária de Assistência Social (Seas), Cira Moura, o superintendente da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Rodnei Antônio Paes; o deputado federal Lúcio Mosquini; os prefeitos de Costa Marques, Vagner Miranda, e São Miguel do Guaporé, Cornélio Duarte e a procuradora da República do Ministério Público Federal (MPF), Gisele Bleggi.

Ministro da Cultura visita Rondônia e conhece o Forte Príncipe da Beira - Gente de Opinião

Mais Sobre Turismo

Monte Gordo, um paraíso para veraneio,  a 322 quilômetros de Lisboa

Monte Gordo, um paraíso para veraneio, a 322 quilômetros de Lisboa

A cidade de Monte Gordo, a 322 quilômetros de Lisboa, é um dos principais destinos turísticos do Algarve. Tornou-se conhecida pelas praias com tempera

Municípios do novo Mapa do Turismo Brasileiro serão validados até 30 de julho

Municípios do novo Mapa do Turismo Brasileiro serão validados até 30 de julho

Os governos estaduais têm até o próximo dia 30 de julho para validar a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, que vem sendo cadastrada n

MTur reabre inscrições para curso gratuito de atendimento ao turista para todo o Brasil

MTur reabre inscrições para curso gratuito de atendimento ao turista para todo o Brasil

Trabalhadores que já atuam ou pretendem ingressar no setor turístico terão uma nova chance de aprimorar conhecimentos, melhorar o currículo e contribu

Rondônia mostrará ao Brasil suas potencialidades turísticas, até mesmo aquelas desconhecidas da sua própria população

Rondônia mostrará ao Brasil suas potencialidades turísticas, até mesmo aquelas desconhecidas da sua própria população

Rondônia fará o mesmo que os peruanos: mostrará ao Brasil suas potencialidades turísticas, até mesmo aquelas desconhecidas da sua própria população. O