Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Min. turismo vista Memorial Rondon e garante apoio a RO


 

O Ministro do Turismo Marx Beltrão cumpriu extensa agenda em Porto Velho na última sexta-feira (5), iniciando pela visitação ao Memorial Rondon, onde foi recepcionado pelo superintendente estadual de turismo, Júlio Olivar e pelo general da 17ª BIS Eduardo Leal, em seguida participou do 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, finalizando a agenda com empresários em reunião no Audicine do Sesc Esplana em Porto Velho.

Primeiro ministro do turismo a visitar Rondônia, Marx Beltrão ficou encantado com o acervo do memorial que conta a vida do sertanista Cândido Mariano da Silva Rondon com projeção de documentários audiovisuais, fotos raras e objetos usados por ele que somam mais de 400 itens.

No dia do aniversário do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono do estado de Rondônia, Marx Beltrão recebeu da Setur o diploma de “Amigo do Memorial Rondon” e foi presenteado com biografias que contam a história de Rondon, a história fotográfica de Porto Velho, Exército Brasileiro nas terras de Rondon e a obra de Júlio Olivar a Cidade que não existe mais.

Marx Beltrão disse se sentir orgulhoso por ter conhecido o memorial no ano em que se comemora os 152 anos de Rondon e afirmou que o estado tem crescido muito apresentando um grande potencial turístico e garantiu que irá priorizar o estado, buscando parcerias público privadas para contribuir com o desenvolvimento da região.

Pacote para promoção da Amazônia é lançado em Porto Velho

Segundo Marx Beltrão as ações têm como finalidade trazer soluções técnicas para gargalos históricos do país, aumentar o número de turistas nacionais e estrangeiros, contribuir para melhorar destinos nacionais, proporcionar o desenvolvimento regional e gerar emprego e renda.

As medidas incluem mudanças como conectividade aérea, promoção nacional e internacional do turismo, visto eletrônico, modernização na lei geral do turismo, qualificação profissional e atualização do mapa do turismo.

Segundo o superintendente estadual de turismo, Júlio Olivar o plano vai contribuir para o desenvolvimento do segmento em Rondônia impulsionando o setor e fomentando a economia da região que hoje conta com quatro polos turísticos e está em vias de incluir um novo polo ampliando o número de municípios com interesse turístico.

Plano estratégico do Turismo

Durante a reunião Júlio Olivar entregou ao ministro o plano estratégico do turismo, desenvolvido pelo Conselho Empresarial do Turismo do Estado de Rondônia (Conetur) com o pedido de apoio para ações como a construção do centro de convenções, em Porto Velho, revitalização do Forte Príncipe da Beira em Costa Marques, iluminação da Ponte Rondon Roosevelt em Porto Velho, Construção do Museu do Migrante em Ouro Preto do Oeste, dentre outras ações.

Júlio Olivar agradeceu o apoio do Ministério do Turismo para construção dos dois centros culturais em Guajará Mirim, a obra realizada através da Setur com recursos Ministério do Turismo e contrapartida do Governo do Estado já está em processo avançado de conclusão.

Marx Beltrão destacou que Rondônia conta com o recurso de R$ 26 milhões em obras já contratadas com o Ministério do Turismo, e que continuará empenhando esforços para que sejam destinados ainda mais recursos para o estado.

Mais Sobre Turismo

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), vem realizando reuniões em vários municípios do Estado com o objetivo

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Jaci Paraná é um distrito distante cerca de 90 quilômetros da sede, a capital Porto Velho, possui cerca de 18 mil habitantes e foi muito impactado c

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou mais uma capacitação on-line tendo como foco o fortalecimento da economia no período pós-pandemia. O tema tratado

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), assinou a Carta do Turismo na Amazônia durante o primeiro Simpósio de