Porto Velho (RO) segunda-feira, 14 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Lima - Peru: A capital das américas


Lima - Peru:  A capital das américas - Gente de Opinião
Registro do Centro histórico da cidade Lima, um show de luzes, de preservação do patrimônio histórico e cultural da capital da República del Perú.


█ Como Cidade dos Reis, fundada em 18 de setembro de 1535, foi a capital do Vice-Reino do Peru durante o domínio do império espanhol e, após a independência do país, passou a ser chamada de Lima e a capital do Peru.

█ Com a fundação da capital da colônia quando foi batizada com o nome de Ciudad de los Reyes, em memória ao dia 6 de janeiro, Dia dos Reis, enquanto o centro urbano tornou-se conhecido como cidade de Lima, em decorrência da alteração da grafia do nome do rio, de acordo com o “Terceiro Concílio Limense” da mesma forma ocorreram com outros topônimos de origem quéchua.

█ A cidade Lima, capital do Peru, está localizada na costa central do território peruano, às margens do Oceano Pacífico, com uma ocupação contínua que forma a Região Metropolitana de Lima, a hoje Lima, capital do país — a maior cidade do país, a cosmopolita, metropolitana e mais importante cidade do Peru — se estendendo sobre os vales dos rios Chillón, Rimac e Lurin.

█ Em conformidade com estatísticas divulgadas, a Região Metropolitana de Lima tem em torno de 9,2 milhões de habitantes, cerca de 1/3 da população peruana, é considerada uma cidade industrial quando concentra mais de 70% da indústria do país.

█ O parque industrial de Lima tem destaques com a operacionalização de fábricas da indústria têxteis, papel, alimentos, tintas, metalurgia, construção naval e comércio. A cidade cresceu, de forma ordenada e produtiva sendo atribuído este crescimento a oferta de mão-de-obra proveniente do êxodo rural e a migração urbana, quando este contingente com potencial de mão-de-obra qualificada, saindo de cidades menores do país, tendo inicio nos anos 50 de século passado, atraídos pela oferta de emprego, tendo muita semelhança com o crescimento da cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas.

█ A capital do Peru, Lima, é reconhecida como a 2ª mais populosa cidade da América Latina, classificando-se, portanto, entre as 30 maiores cidades metropolitanas do mundo e conhecida como uma das melhores cidades da América Latina para se realizar negócios.

█ Lima passou desde 2008 a fazer parte de uma lista de cidades privilegiadas, dentre estas estão Miame e Boston, nos EUA; Bangalore, na Índia, e de Berlim, na Alemanha, ao considerar os destaques relevantes, no que tange à economia, à cultura, a acontecimentos políticos, e patrimônios históricos, como merecido reconhecido revelado mediante publicação dos estudos realizados pela World Cities Study Group and Network (GaWC), em conformidade com publicações da Wikipédia, enciclopédia livre.

█ Quem não conhece a cidade de Lima não tem a verdadeira dimensão cosmopolita que esta cidade da América do Sul é possuidora. A Grande Lima tem mais de 100 km ao longo da costa marítima, incluindo o Porto de Callao, o mais importante do Peru, sendo a cidade composta por 53 distritos, no formato de sub-Prefeituras, e uma diversidade de alternativas para o turista, para o empresário, ao se considerar a modernidade do comércio atual, como as chamadas por aqui de “funcionalidades dignas, a exemplo de outros centros comerciais se assemelhando ao parque comercial de Dubai – UEA, na Ásia, com a instalação de marcas famosas, abertas durante as 24 horas do dia, para melhor bem atender aos turistas e aos compradores varejistas e atacadistas, incluindo os bairros pobres da cidade, contrastando com a poluição insuportável provocada pela frota de veículos antigos circulante na cidade.

█ A cosmopolita cidade de Lima teve início com sua fundação pelos espanhóis no ano de 1535, formada com áreas dos vales dos rios Rimac, Chillón e Lurín que na época estavam ocupados por assentamentos pré-incas, conservando as culturas Maranga e a cultura Lima, com destaques dentre as demais, quando se estabeleceram e forjaram uma identidade nestes territórios.

█ Nesta época, foram construídos os santuários de Lati (atual Puruchuco e Pachacámac). De acordo com as fontes consultadas, estas culturas resultam em conquistas pelo Império Wari, em seu período áureo de expansão imperial, quando, também, foi construído o centro cerimonial de Cajamarquilla e com destaque especial para a cultura Chancay.

█ Tropas espanholas e seus aliados indígenas, sob o comando de Francisco Pizarro, fizeram o inca Atahualpa de prisioneiro em plena cerimônia religiosa da cidade de Cajamarca, segundo as bibliografias consultadas, quando temos nesta oportunide esta afirmativa com as seguintes informações:

“Em 1532, os espanhóis e seus aliados indígenas, sob comando de Francisco Pizarro, tomaram prisioneiro o inca Atahualpa em plena cerimônia religiosa na cidade de Cajamarca, e mesmo com o pagamento de um resgate, este foi assassinado após um julgamento simulado em que foi acusado de heresia e condenado à morte. Este acontecimento é considerado o primeiro assassinato político na nascente sociedade peruana. Logo após algumas batalhas os espanhóis conquistaram seu império, e com isto a coroa espanhola nomeou Francisco Pizarro como governador das terras que conquistou. Assim decidiu fundar a capital no vale do rio Rímac logo após a intenção falhada de constituir uma capital em Jauja. Em 18 de janeiro de 1535, a Lima espanhola foi fundada como a "Cidade dos Reis" sobre os territórios do cacique Taulichusco. Em agosto de 1536, a cidade foi sitiada pelas tropas de Manco Capac II. No entanto, os espanhóis e seus aliados indígenas derrotaram os incas.”

█ A língua oficial é o espanhol, falada de forma muito rápida por grande parte da população de procedência nativa (indígena) e de forma cadenciada por imigrantes com raízes espanholas e de regiões do caribe.

█ A moeda atual é o NUEVO SOL, sob a responsabilidade do Banco Central de Reserva del Perú, em substituição a antiga moeda cujo nome era o SOL, considerada uma moeda forte e um pouco inferior ao Real do Brasil, sendo o câmbio oficial flutuando atualmente em torno de U$ 1,00 (1,00 dólar: S/. 2,66 (S/.Nuevos Soles).

█ Com a moeda estabilizada e a taxa de desemprego baixa, a população peruana tem o privilégio em ter um excelente nível de qualidade de vida, com oferta de emprego proveniente do crescimento do parque industrial, instalações de novas empresas, de grandes multinacionais, de diversos continentes, sem falar que o turista que conhece a cidade de Lima tem boas alternativas sobre transportes urbanos, principalmente a qualidade e os preços do taxi — variando cada corrida de S. 5,0 (cinco Soles) a S.20,00 Soles, não tem taxímetro e tudo funciona dentro do negociado.

█ A culinária peruana é muito rica e diversificada sendo reconhecida como uma das melhores do mundo, quando a presença do frango (Pollo) e a batata (papa) e até a nossa popular feijoada está presente no cardápio do peruano. No mês de setembro ocorre o tradicional festival gastronômico de Lima, conhecido como o dia da “MISTURA’. Por aqui em Lima — por falar em mistura, tudo é possível, contrariando o cardápio de um restaurante brasileiro, fomos servidos feijoada com camarão, regrado com caipinha e cerveja PILSEN, com sabor local.


 

Lima - Peru:  A capital das américas - Gente de Opinião

Feijoada com camarão, nada igual.


█ Para enriquecimento e melhoria dos conhecimentos do prezado leitor, estaremos enfocando nesta oportunidade algumas informações importante para completar nossas informações sobre o Peru, tais como: Capital do Peru – Lima; data de fundação: 18 de setembro de 1535; gentílico: limeño; área: 2.664 km²; densidade demográfica: 8.544 (por km²); administração; dividida em 43 distritos; rio principal; rio Rimac; localização geográfica: região litorânea (centro) do Peru; temperatura média: 19ºC; pluviosidade anual: 80 mm; clima: subtropical, desértico e úmido de acordo com cada época do ano.

█ Tomando como exemplo o sucesso da criação das sub-Prefeituras da cidade de Lima, no Peru, quando todos os sub-Prefeitos atuam em consonância com o poder central — com a administração do Prefeito eleito, através do voto popular, para o exercício de quatro anos — e cada sub-Prefeitura (por aqui chamado de Distrito) procura se destacar, como pode tendo como destaques a pavimentação asfáltica das principais artérias, avenidas e ruas do bairro; construir, iluminar e embelezar praças e logradouros públicos e, ao mesmo tempo, dando prioridade à saúde pública, com a construção de postos de saúde, creches e postos de atendimentos emergenciais; à educação, com escolas e colégios com quadras poliesportivas e quadras de esporte suficientes para atender as necessidades da população que precisa do esporte e do lazer no seu dia-a-dia.

█ Por ser a capital do Peru a cidade interligada de Norte a Sul, de Leste a Oeste por viadutos e passarelas, construídos dentro do melhor padrão da Arquitetura e da Engenharia, em obediências as normas técnicas, em consonância com os requintes paisagísticos da modernidade, que tal o Prefeito de Porto Velho Dr. Mauro Nazif fazer uma viagem a Lima, acompanhado de sua equipe técnica para ver se um milagre ocorre para que os famigerados VIADUTOS que o ex-prefeito não teve a capacidade de construir se torne realidade e consiga fazer as suas respectivas inaugurações. Que tal até tomar um banho nas águas frias e salgadas do Oceano Pacífico — para dar sorte em sua administração e, assim, melhorar sua performance e decolar com velocidade e desta maneira cumprir as promessas de campanha que o povo já começa a cobrar e tome cobrança nisso.

█ E por falar em tomar banho no Oceano Pacífico, quem não gostaria de tomar um banho de civilização nas águas não calientes do Oceano Pacífico? Não é todo dia que se tem uma destas raras oportunidades em passar à beira mar do Oceano Pacífico, na orla marítima da cidade de Lima, capital da República del Perú, e por que não aproveitar e fazer esta aventura que eu ousei fazer e fiz.

█ A produção de pescado na Republica do Peru não atende a demanda do consumo nacional, apesar do país ter uma significativa produção de pescado e sendo detentora do título de maior produtor de pescado do ranking mundial em 1968, com um volume de 12 milhões de toneladas, com uma super produção de enchova e enchoveta e de manter o status de um dos grandes produtores de pescado marítimo da América do Sul, superando todos os países da América Latina. A produção de pescado proveniente da aquicultura é incipiente e, portanto, não tem muita expressão, enquanto a produção marítima das águas frias do Oceano Pacífico é expressiva, mas, mesmo assim, não atende satisfatoriamente a demanda interna de consumo de pescado do país.

 


 

Lima - Peru:  A capital das américas - Gente de Opinião
Pescado capturado na costa marítima do Oceano Pacífico e comercializado no Mercado Pesquero Artesanal de Chorrillos, na cidade Lima, Capital do Peru.


█ A criação de peixes em tanques-rede no Peru é incipiente e os experimentos realizados se restringem a espécies de águas frias, tendo a truta o maior representante neste tipo de cultivo.

Lima - Peru:  A capital das américas - Gente de Opinião
Visita à Universidad Nacional Federico Villarreal Lima, Peru, quando o Prof. Ing. de Pesca Dr. Pedro José RodenasSetuque,  ao centro, ladeado por alunos de Engenharia de Pesca e de seus convidados.



█ Atendendo um convite do Prof. Ing. de Pesca Dr. Pedro José RodenasSetuque, titular da cadeira de piscicultura da Universidad Nacional Federico Villarreal, quando estivemos fazendo uma visita de cortesia e falando pessoalmente com os alunos oportunidade em que se colocou toda a nossa experiência à disposição destes alunos. Temos nesta oportunidade a presença de nosso Delegado Geral Adjunto da Região Norte II, Mestre Oswaldo Morales (à esquerda do grupo) que fez parte de nossa delegação do GONAB-RO.

Lima - Peru:  A capital das américas - Gente de Opinião
Estados de Rondônia, Amazonas e Roraima, com o Certificado de participação no CLIPSAS 2013.


█ Por ocasião da realização da 52ª ASAMBLEA GENERAL DE CLIPSAS 2013, na cidade de Lima, SHERATON HOTEL, de 9 at 12 de maye, Lima, Perú, todos que tiveram o privilégio em participar deste evento viveram momentos de confraternização e de crescimento maçônico quando se confraternizaram com 54 Delegações de países dos 5 continentes, falando diversas línguas e dialetos, dentre tantas, o nossos difícil português.

 
REGISTRO E AGRADECIMENTOS
Esta visita por um período de oito dias (9) dias que estivemos em Lima, capital do Peru e Panamá, capital do Panamá - só se tornou possível graças aos esforços e a grande oportunidade que tivemos em fazermos parte do GRANDE ORIENTE NACIONAL, GLORIA DO OCIDENTE DO BRASIL- GONAB, através da Delegacia Distrital do GONAB do Estado de Rondônia, tendo com Delegado Distrital o Mestre Waldohitlher dos Santos Barros que coordenou a Delegação de Rondônia, composta de 4 membros, para participar da 52ª Conferência Internacional do CLIPSAS, no período de 09 a 12 de maio de 2013, na cidade de Lima, Peru, América do Sul.

O CLIPSAS – Centre de Liaison et de Information des Puissances Maçonniques Signataires de I’appel de Strasbourg – Organização Maçônica Internacional que reúne as Grandes Lojas e Grandes Orientes da Maçonaria Liberal. Atualmente o Presidente da CLIPSAS é Antônio Reis, ex-Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa – Grande Oriente.

PENSAMENTO DO MÊS
Todos los triunfos nacem cuando nos atrevemos a comezar.

Eugene Ware.
███████████████████████████████████████
Veja os nossos contatos:
E:mail- [email protected]
Celulares: (69) 8111-9492 e (69) 8446-1730 e (69) 9270-8610
_____________________________________________________________
Antônio de Almeida Sobrinho é Engenheiro de Pesca, com Mestrado
em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Membro do Conselho de Administração do SESCOOP/OCB-RO e é Presidente da COOMAPEIXE – Cooperativa Mista e Aquícola do Estado de Rondônia.

 

Mais Sobre Turismo

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Jaci Paraná é um distrito distante cerca de 90 quilômetros da sede, a capital Porto Velho, possui cerca de 18 mil habitantes e foi muito impactado c

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou mais uma capacitação on-line tendo como foco o fortalecimento da economia no período pós-pandemia. O tema tratado

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), assinou a Carta do Turismo na Amazônia durante o primeiro Simpósio de

Setur e Sebrae iniciam parceria para desenvolvimento do Turismo em Rondônia

Setur e Sebrae iniciam parceria para desenvolvimento do Turismo em Rondônia

Em reunião realizada última semana (11), na sede do Sebrae em Porto Velho, o Superintendente da Setur/RO, Gilvan Pereira, foi recepcionado pela di