Porto Velho (RO) domingo, 24 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

INFOPARTY: Rondônia terá aplicativo para o turismo


 

Um aplicativo de divulgação do turismo que leva a celulares e tablets um banco de dados com informações sobre os atrativos turísticos do estado será criado por meio de concurso durante a Infoparty, maior feira de tecnologia da região Norte, que será realizada de 17 a 19 de novembro, em Porto Velho, numa promoção do governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae). O APP Turismo Rondônia será desenvolvido durante o “Desafio de Inovação Infoparty 2017”, voltado para programadores e desenvolvedores com o objetivo de municiar o turista de informações sobre serviços, estabelecimentos, agenda cultural e entretenimento disponíveis no estado. Os participantes deverão formar equipes com quatro integrantes de, no mínimo, 18 anos. O grupo vencedor receberá o prêmio de R$ 15 mil. As equipes inscritas passam por uma avaliação com relação às informações prestadas no preenchimento do formulário de inscrição para, então, serem confirmadas.

O protótipo do aplicativo será apresentado ao final da feira com lançamento oficial previsto para o início de 2018, durante a apresentação do calendário turístico. “É um evento de vanguarda no âmbito regional e projeta Rondônia, também no turismo, movimentando a economia, já que atrai amantes das tecnologias vindos de outros estados”, diz o superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar. Ele acrescenta que a criação do aplicativo representa um marco para o turismo, tendo em vista que a ferramenta será de grande utilidade para os visitantes, que poderão utilizá-la, em tempo real, durante a experiência turística. “A facilidade e o acesso gratuito ao aplicativo tendem a multiplicar o número de visitantes”, acrescenta.

A Infoparty é um acontecimento tecnológico voltado ao ambiente virtual com ênfase no empreendedorismo digital com a expectativa de que o evento receba um público de cerca de oito mil pessoas, durante as 48 horas ininterruptas de palestras de empreendedorismo (ciência e inovação), criatividade e entretenimento, workshops, competição de games, startups, estandes tecnológicos e praça de alimentação, dentre outras atrações. A proposta é tornar Rondônia referência tecnológica na Região Norte, fomentando o empreendedorismo digital, a inovação tecnológica e a educação na cultura digital, além de ampliar o network dos profissionais da região, descobrir talentos, acelerar projetos e fortalecer a cultura tecnológica.

Segundo a superintendente estadual de Assuntos Estratégicos, Rosana Cristina Vieira de Souza, a Infoparty é um evento inovador, 100% custeado pelo governo de Rondônia e com entrada franca ao público. “O governador Confúcio Moura demonstra que está na contramão dos outros governadores porque, enquanto o restante do país tem cortado investimentos direcionados aos setores de ciência e tecnologia, ele surpreende ao investir nessas áreas’’, afirma Rosana Cristina.

A coordenadora da Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae), Epifânia Barbosa, explica que a Infoparty é um evento tecnológico para compartilhamento de ideias, mentorias para startups, competições de robótica, desafios de programação, jogos, rodadas de negócios, apresentação de ideias ou produtos tecnológicos, acesso a investidores anjo. Segundo ela, a intenção é inserir Rondônia no cenário tecnológico nacional, contribuindo para a formação de uma rede de empreendedores em inovação tecnológica e para o desenvolvimento econômico do estado.

PALESTRAS

Uma das mais conhecidas cientistas brasileiras no exterior, Duília de Melo é uma das palestrantes confirmadas no Infoparty 2017. Ela é pesquisadora do Instituto de Astrofísica e Ciência da Computação (IACS) e colabora com o Goddard Space Flight Center da Nasa. Duília conseguiu feitos inédito em Ciência e Tecnologia como astrônoma da Agência Especial Norte-Americana (Nasa), a exemplo da descoberta, em 1997, da supernova, um corpo celeste que surge após a explosão de uma estrela. Também foi a primeira pesquisadora a encontrar estrelas que se formam fora de galáxias: as chamadas bolhas azuis.

A Infoparty ainda contará com outros nomes de peso no cenário tecnológico, dentre os quais o jornalista Iberê Thenório, criador do website Manual do Mundo; Camila Achutti, fundadora do blog Mulheres na Computação e embaixadora do Technovation Challenge Brasil; Andrea Iorio, diretor do Tinder na América Latina; Dado Scheneider, criador da Palestra Muda; Conceição de Moraes, mentora no Startup Weekend; e Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas.

Fonte: Chagas Pereira

Mais Sobre Turismo

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

A prefeitura de Rolim de Moura (RO, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMMADU) está realizando Inventário

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Viajar é sempre uma experiência prazerosa, e é difícil encontrar quem não goste de conhecer novos lugares, fotografar diferentes paisagens e experimen

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu