Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Follador discute orçamento com Secel e Setur na ALE


O deputado Adelino Follador (DEM) recebe amanhã (14), às 11h30, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, o secretário da Cultura, Esporte e Turismo (Secel), Emanuel Nery, o Superintendente Estadual de Turismo (Setur), Basílio Leandro de Oliveira, e representantes das federações e entidadeFollador discute orçamento com Secel e Setur na ALE - Gente de Opiniãos ligadas aos esportes, para tratar do encaminhamento das propostas e projetos do setor para inserção no orçamento estadual para o exercício de 2013.

O deputado que se reuniu semana passada com os titulares desses órgãos para a discussão preliminar do projeto orçamentário e sobre os gargalos do setor, foi enfático ao lamentar as dificuldades e a inércia dessas quatro importantes áreas - cultura, esporte, lazer e turismo -, marcada principalmente pela falta de incentivo.

Para Adelino Follador o governo precisa investir e estabelecer metas ousadas para este setor, com a definição de uma política pública, especialmente para a área do turismo, por exemplo, como forma não apenas de atender exigências ou compromissos políticos, mas como alternativa econômica, inclusive para o enfrentamento das dificuldades financeiras do Estado, tendo em vista que o turismo hoje é a mola propulsora da economia de vários estados brasileiros, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e outros, que exploram competentemente seus potenciais turísticos, e passaram a ter este setor como uma das principais fontes de arrecadação de receitas. “Se houver investimento é certo que o Estado terá retorno”, disse.

Para a reunião de amanhã devem participar também outros deputados, além de convidados como o presidente da Federação de Futebol do Estado de Rondônia, Heitor Costa, dirigentes e presidentes de associações e de clubes de futebol e de outras modalidades de esportes.

Follador disse que como presidente da Comissão de Cultura, Esportes e Turismo da Assembléia, tem o maior interesse e está à disposição desses órgãos e entidades para trabalhar e colaborar com projetos culturais, de esporte, lazer e turismo, e que espera ser provocado pelas entidades e órgãos ligados ao setor. “O objetivo desta reunião de amanhã é exatamente este, e eu posso encaminhar emendas para todas essas áreas, mas para isso preciso de projetos bem elaborados e que sejam importantes para a sociedade e que deem retorno para o Estado, inclusive na área educativa”, disse o parlamentar, reconhecidamente um importante incentivador do esporte interiorano.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae em Rondônia fortalece ações integradas para a Rota Turística Internacional Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico

Sebrae em Rondônia fortalece ações integradas para a Rota Turística Internacional Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico

Na tarde desta quarta-feira (4), na sede em Cuiabá-MT da Fecomércio, representantes dos estados de Rondônia, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul,

Novos membros do Conselho Municipal de Turismo de Porto Velho são empossados

Novos membros do Conselho Municipal de Turismo de Porto Velho são empossados

Turismo (Comtur), presidido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), teve sua primeira reunião ordinária de 2

Novo plano de marketing do turismo para atrair estrangeiros é lançado no Rio

Novo plano de marketing do turismo para atrair estrangeiros é lançado no Rio

O Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil para o período de 2025 a 2028 foi lançado nesta segunda-feira (19) no Rio de Janeiro. O minis

Rondônia destaca suas riquezas naturais na maior Feira de Turismo da Europa

Rondônia destaca suas riquezas naturais na maior Feira de Turismo da Europa

O governo de Rondônia marcou presença na 35ª edição da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), um dos maiores eventos do turismo mundial, proporc

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)