Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Fluxo de turistas em Parintins deve chegar a 70 mil



Pesquisa revela que 97% das pessoas que vão à festa dos bois Garantido e Caprichoso desejam recomendar o festival para amigos e familiares

Brasília/DF (23/06/10) - O município de Parintins deve receber 70 mil turistas durante a disputa dos bumbás Caprichoso e Garantido, que começa na próxima sexta-feira (25). A estimativa é baseada no crescimento de 20% nos pedidos de autorização de proprietários de embarcações à Capitania dos Portos e também na movimentação do aeroporto municipal Júlio Belém.

Em 2009, no mês de junho, foram feitos 200 pedidos. Neste ano, a expectativa é que sejam realizados 700. A informação é da sub-secretária Municipal de Industria, Comércio de Turismo do município, Karla Viana.

Pelo oitavo ano consecutivo, o governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), vai realizar pesquisa de contagem aplicada nos principais portões de entrada do município, no porto e no aeroporto Júlio Belém.

Segundo levantamento do ano passado da Amazonastur, Manaus foi o principal emissor de turistas para Parintins. Na segunda posição ficou a cidade de Santarém do Pará, seguida pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Itacoatiara, Maués e Brasília.

Depois do Amazonas, os estados de Pará, São Paulo e o Rio de Janeiro são os principais emissores para ao Festival Folclórico de Parintins. Inglaterra, Itália e os Estados Unidos lideram a lista dos países que mais emitem turistas ao município.

Na pesquisa, a média de idade dos turistas foi estimada em 38 anos e o grau de escolaridade foi o superior, com 44,7%. Dos 45.364 turistas, 39% informaram que estavam no município pela primeira vez.

A taxa de turistas satisfeitos com a infraestrutura de Parintins alcançou, em 2009, 72%. A pesquisa registrou que 92% dos turistas pretendem retornar ao município em outra oportunidade. Também foi de 92% o índice de turistas que desejam recomendar o município para outras pessoas. Outro dado é que 97% das pessoas desejam recomendar o festival para novos turistas.

O dado que mais chamou atenção foi relativo à renda mensal média dos turistas que visitam o município durante o Festival Folclórico de Parintins: média de R$ 3,7 mil. De acordo com o levantamento, os turistas, em 2009, gastaram, em média, R$ 165/dia.

Fonte; MTur
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Um Brasil para os brasileiros. Essa é a principal missão do programa Conheça o Brasil, um movimento nacional coordenado pelo Ministério do Turismo, qu

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Representada pela secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra, a Prefeitura de Porto Velho foi agracia

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Começou hoje em Brasília mais uma edição do ‘Salão do Turismo’ e Rondônia participa da programação através do Sistema Comércio, com os braços sociai

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)